Usar o cartão de crédito ao seu favor é muito importante, visto que ele é uma das principais razões que levam ao endividamento e ao nome sujo. Inclusive, você já deve ter ouvido histórias de amigos e conhecidos que se enrolaram no pagamento das parcelas, não é mesmo?

Apesar de ser indispensável, uma vez que ele fornece facilidades para o dia a dia das pessoas permitindo a compra de produtos e serviços para o pagamento posterior, o cartão ainda é um grande vilão e pode comprometer muito o seu orçamento mensal. Isso porque ele traz a ilusão de que você tem dinheiro e que pode gastar sem restrição, o que não é verdade. Afinal, se trata de uma compra a prazo, logo eventualmente ela deve ser quitada.

Contudo, não é preciso enxergá-lo como um item proibido na sua vida financeira, pois é possível usar o cartão de crédito a seu favor, otimizando as suas finanças e aproveitando as diversas vantagens que ele oferece. Confira como!

Organize sua vida financeira

A principal recomendação para o uso do cartão de crédito de forma vantajosa e benéfica é manter a organização da sua vida financeira em dia. Hoje boa parte dos brasileiros não têm o costume de se planejar financeiramente, o que é essencial para não se endividar e nem cair em ciladas do cartão.

Logo, comece a adotar o hábito de controlar as suas finanças, o que é possível fazer com o uso de aplicativos de finanças pessoais. Assim, você deve anotar todas os ganhos e as despesas – incluindo aqui o cartão de crédito, pois com isso é possível enxergar de maneira clara o mapa da movimentação do dinheiro na sua conta.

A partir dessa simples organização financeira da sua vida, fica muito mais fácil usar o cartão de crédito de forma consciente, já que você vai aprender a não gastar mais do que realmente pode, amenizando os riscos de endividamento.

Jamais pague só o mínimo

Boa parte das bandeiras de cartão de crédito trazem ao usuário a possibilidade de pagar somente um valor mínimo da fatura ao invés da quantia total. Apesar de parecer algo vantajoso quando não se tem dinheiro suficiente para quitar o valor integral, esta é uma das grandes armadilhas do cartão de crédito.

Os juros cobrados no pagamento mínimo são considerados os mais elevados do mercado: chegando até 414% ao ano, de acordo com o Banco Central. Isso porque, o cliente entra no crédito rotativo, o que significa que o crédito faz o saldo restante rodar de modo automático para a fatura do próximo mês.

Dessa forma, como os juros são altos demais, em poucos meses o saldo devedor é multiplicado e supera tranquilamente o valor da fatura que foi parcelada com o pagamento mínimo. Assim, surge o grande problema: a dívida se torna uma bola de neve.

Portanto, cuide da sua organização financeira, some o valor da fatura do seu cartão juntamente com seus gastos e garanta, mensalmente, o pagamento integral para não pagar altos juros do rotativo.

Negocie a anuidade

Muitos clientes não sabem disso, mas é possível negociar a anuidade do seu cartão de crédito sem burocracia alguma. No entanto, você só consegue uma resposta positiva da credora quando tem o hábito de pagar as suas faturas em dia e no valor integral. Dessa maneira, basta entrar em contato com a instituição para entrar em um acordo vantajoso.

Desse modo, é possível ter uma economia excelente, visto que os gastos com as tarifas de cartão, em especial com a anuidade, quando somadas, pesam muito no bolso do consumidor. Então, vale a pena esse contato para uma redução da anuidade no seu cartão de crédito.

Informe-se sobre as vantagens do cartão de crédito

Esta é uma dica muito importante para você aprender a usar o cartão de crédito a seu favor, que é informar-se sobre as vantagens que ele apresenta. Normalmente, as instituições financeiras e bancos buscam conquistar os consumidores com benefícios exclusivos.

Portanto, se você não faz ideia do que é oferecido juntamente com o seu cartão de crédito, pode ser que esteja perdendo uma boa oportunidade de usufruir das vantagens. Afinal, grande parte dos serviços precisam da ativação por parte do consumidor. Logo, você pode ganhar pontos que se transformam em descontos de produtos ou serviços ou até mesmo milhas aéreas em certas companhias de viagens, por exemplo.

Reduza o limite para usar o cartão de crédito

À medida que você vai usando o cartão e pagando em dia o valor integral, o limite vai crescendo e pode ser que você comece a gastar mais do que é realmente necessário, uma vez que você terá a falsa ideia de dinheiro disponível, o que não é verdade.

Por esse motivo, é interessante que você evite que o seu limite de crédito esteja alto demais, assim você tem um mecanismo de disciplina bastante eficiente. Caso não consiga ter esse controle, entre em contato com a credora e peça para reduzir o limite.

Conclusão

Assim como todo e qualquer assunto ligado as finanças, usar o cartão de crédito ao seu favor requer planejamento estratégico e responsabilidade. Caso perceba que não tem a consciência necessária para fazer um uso disciplinado desse recurso, tome a iniciativa de livra-se dele.