Hoje é dia de Cyber Monday! A data é reconhecida por conta das promoções de eletrônicos e produtos tecnológicos. E o brasileiro, assim como na Black Friday, não poderia ficar de fora. É chance daqueles indecisos na hora de pagar por produtos nos mais diversos sites.

É sabido que os lojistas ainda possuem estoques e querem aproveitar a data para vender com preços promocionais, sendo que alguns caem mais do que os praticados na Black Friday. A Cyber Week costuma ficar uma semana só com descontos em lojas que trabalham com produtos eletrônicos.

Aproveite o conteúdo do FINANCENTRO e veja o quanto essa data ganhou os corações e bolsos dos brasileiros que amam as tecnologias por meio de celular, games e produtos para a casa. Conheça mais sobre esse evento que nasceu em 2005 nos EUA e também faz parte do nosso calendário.

O que é a Cyber Monday?

A data da Cyber Monday, que acontece nesta segunda feira (28), teve em seu faturamento no ano passado, R$ 827,4 milhões, e, há também uma grande expectativa de público para este ano. Para os lojistas, é a oportunidade de “se livrar” dos estoques da Black Friday, ainda fazendo bons descontos aos seus clientes.

Por ser uma data com descontos exclusivos dentro de plataformas online, ocorre sempre na segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças – data comemorativa que acontece nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, fortemente influenciado pela cultura norte-americana, alguns lojistas por aqui também aproveitam esse dia de vendas com descontos para o resto da semana, chamando assim o evento de Cyber Week.

Desde 2005 foi alavancado pelos EUA e em nosso país a oportunidade surgiu com o Portal Busca Descontos.

Como funciona esse evento?

Basicamente é a chance das lojas digitais colocarem seus estoques de produtos eletrônicos em decorrência do fim da Black Friday. O que impulsiona as vendas virtuais.

Ou seja, tenha contas digitais em sites para que a pesquisa de preços continue e possa realizar tais compras com melhores condições de preços e eles existem.

Feito isso, assim como você pesquisou as melhores ofertas e comprou via digital na Black Friday, o mesmo servirá no Cyber Monday.

A regra não mudou em como fazer compras e sim buscar quais são os melhores descontos e sempre deixar uma reserva de dinheiro (PIX, cartão de crédito ou cartão de débito) para não perder a chance.

Tem Cyber Monday no Brasil?

Sim e em grandes sites do e-commerce brasileiro, como o Mercado Livre, Amazon, Busca Descontos, Zoom, Buscapé, Submarino e Americanas, por exemplo.

Esses sites são responsáveis pela compra de produtos como celulares; peças de computadores; artefatos eletrônicos, como fones bluetooth que estão na moda; jogos de videogame; videogames; eletrodomésticos; livros em plataformas digitais e outros.

Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?

A Black Friday é considerada o maior evento de compras do mundo. Começou nos EUA e espalhou para muitos países, inclusive o Brasil.

A Cyber Monday é um evento típico para produtos eletrônicos, porém o evento é 100% online, somente compras em sites que aderem à data para fazer uma grana extra e tirar do estoque produtos que ficaram na Black Friday, todos com descontos e ofertas arrebatadoras.

Vale a pena esperar pela Cyber Monday no Brasil?

Depende. É mais uma oportunidade para aquelas pessoas que não conseguiram ter acesso aos melhores preços e produtos praticados na Black Friday. Portanto é mais uma chance dos clientes terem acesso a uma gama de produtos e serviços em sites com a melhor oferta.

A dica é sempre salvar os seus produtos na “lista de desejos” em sites que vendem produtos diversos e comparar o preço no decorrer do ano. Mas se tratando de Black Friday e Cyber Monday é uma chance ímpar de comprar bons produtos e serviços em que os valores caibam nos bolsos.

Dicas para comprar na Cyber Monday

Mantenha o hábito de salvar produtos numa lista de desejos dentro de algum e-commerce (comércio eletrônico) ou então salve o link daquele tipo de produtos que deseja, mas que o preço ainda não está satisfatório.

Por exemplo, pesquise na Americanas, Amazon, Buscapé, Submarino, Busca Descontos, Zoom, Mercado Livre, Shopee, Aliexpress, Alibaba entre outros que podem trazer bons preços.

Utilize de comparadores de preços, como Zoom, Buscapé e Submarino, que mostram aos consumidores melhores condições de compras dentro de um leque de estilos de produtos.

Conclusão

Assim como na Black Friday, Cyber Monday é a chance de ter aquele produto eletrônico que não conseguiu no decorrer do ano. Aproveite para conhecer mais sobre essa data e o quanto ela é importante para o comércio do Brasil. Será nessa data que muitos lojistas vão tirar do estoque todos os produtos que estiverem à disposição, com isso pesquise!

Reforçamos a compra por cartão de crédito uma vez que é mais tranquilo em cancelar em caso de erros e utilize sempre do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para conhecer os seus direitos.

Utilize dos parcelamentos diferenciados em lojas parceiras (às vezes até sem juros); cashback em dinheiro ou em desconto na sua fatura; programa de pontos, que podem ser trocados por itens em sites parceiros ou benefícios que somente tal cartão e bandeira poderão oferecer, como troca por milhas aéreas por pacotes de viagens. Aproveite!