As dicas de segurança na Black Friday precisam ser levadas em consideração no maior evento de compras do Ocidente. Ao sair de casa na sexta-feira, dia 25, tenha em mente que haverá muitas oportunidades e ao mesmo tempo golpes como todos os anos, desde 2010, data que começou o evento.

É importante estar atento para todos os momentos em lojas físicas e digitais. Conhecer o produto é importante, assim como a marca da moda. Poder comprar o tão sonhado produto ou serviço na Black Friday é maravilhoso para os que guardaram um dinheiro e querem gastar, mas aí é que precisamos tomar cuidado na hora de escolher o mecanismo certo.

Aproveite abaixo para aproveitar as dicas do FINANCENTRO sobre o evento e o quanto valorizar o seu dinheiro é primordial para que a Black Friday continue sendo uma “festa” e tanta para quem compra e recebe o dinheiro.

Dicas de segurança na Black Friday

A Black Friday já está batendo à porta e começa nesta próxima sexta-feira (25) para todos os brasileiros. Mas é importante salientar alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de comprar. Seja fazendo boas pechinchas em lojas físicas ou sites, com grande ou pouco renome. Ficar atento ao mercado é importantíssimo para o bem-estar e mais comodidade do seu dinheiro ao sair de compras.

É importante estar com os olhos abertos e tomar conhecimento na hora de pagar. É preciso estar atento e bem instruído, para evitar golpes e programas fajutos, que não possuem promoções verdadeiras. Aproveite os tópicos abaixo para conhecer melhor os mecanismos utilizados por pessoas de má-fé e como saber comprar sem ser levado pela emoção.

Sites confiáveis

Há anos desde que a internet se popularizou entre as nações que o termo “terra de ninguém” tem se mostrado comprobatório aos que utilizam da tecnologia para fazer compras e isso não significa que não existam golpes. É necessário estar atento a tudo o que é oferecido e consultar sites com qualidade e procedência verdadeira na hora de comprar.

Além disso, observe se o link possui aquelas letrinhas iniciais que conhecemos como “HTTPS” e se tem o “cadeado” ao lado do endereço. E veja também se o site está escrito na URL de maneira correta como “Submarino” ao invés de “Subimarino”, em menção ao site de compras existente e conhecido pelos brasileiros.

Dicas de segurança na Black Friday nas lojas

Existe uma diferença entre “Nike” e “Nique”, percebeu? A marca norte-americana existe em grande parte do mundo globalizado, mas isso não quer dizer que não existam produtos falsificados que utilizam por má-fé do produto na hora de enganar pessoas menos instruídas sobre a marca.
Ter conhecimento sobre qual a loja está entrando ou no caso pelo mundo digital , na internet, evita que caia em golpes praticados por pessoas todos os anos.

Ficou em dúvida na pronúncia, nas cores ou no símbolo da empresa? Utilize as mídias sociais como o Instagram e Twitter que também são excelentes redes para lhe ajudar nessa missão quando falamos sobre dicas de segurança na Black Friday. Parece óbvio, mas muitos caem.

Na dúvida, busque pelo CNPJ da loja no Google ou consulte o número do CNPJ na Receita Federal. Outra forma de verificar a veracidade e confiabilidade de uma empresa é pesquisar no site Reclame Aqui e Serasa a reputação da mesma e leia atentamente os comentários e avaliações sobre aquela rede.

Cuidado com ofertas enviadas no e-mail

Essa aqui é uma forma de golpistas além de enganarem, fazem desse golpe uma forma de ter acesso aos dados do cartão de crédito, bancários e outros.

Durante a Black Friday fica recomendado não clicar em certos conteúdos que poderão chegar à caixa de entrada do e-mail. Inclusive, alguns vão direto para a caixa de spam e dentro de 30 dias, de maneira automática, serão apagados pelo próprio sistema.

Por essa razão, nunca abra links desconhecidos, até mesmo porque alguns desses podem ser vírus de computador que podem afetar a sua máquina e trazer dores maiores de cabeça.

Pagamentos com cartão de crédito

Por mais que o Pix chegou e “abalou” o mercado financeiro brasileiro na hora de pagar, tenha como opção o cartão de crédito. Ao passar uma compra nessa modalidade de pagamento, é possível cancelar em caso de problemas e falcatruas em determinadas lojas físicas ou digitais.

Evite o pagamento com dinheiro via boleto, pois também é um meio muito utilizado pelos golpistas, pois você pode pagar um boleto com um código de barras falso e nunca receber o produto em casa.

Outro golpe é o das redes sociais que falsos lojistas utilizam perfis fakes, colocam vídeos adulterados com produtos inexistentes e pedem pagamentos sem ao menos oferecer a nota fiscal como garantia – sempre exija a nota fiscal!

De preferência pague com um cartão de crédito e melhor ainda se for o cartão virtual, pois assim as chances de levar um golpe são menores. Além disso, a maioria dos cartões de crédito oferecem garantias pelo emissor e pela bandeira do cartão, como bloqueio imediato em caso de clonagem, cancelamento de compra e até mesmo o estorno do valor pago caso tenha entrado em uma furada.

Dicas de segurança na Black Friday para sites confiáveis

Precisou comprar em sites? Não esqueça de conferir a legitimidade daquele e-commerce. Não entre em qualquer plataforma sem conhecer a procedência. Veja se o tal site é de uma marca famosa que já passou na televisão ou foi falado numa rádio da sua cidade, por exemplo.

Outro ponto que poderá ser um facilitador nas dicas de segurança na Black Friday é fazer compras online acessando em redes de internet seguras, como wi-fi da sua casa ou a rede móvel do seu próprio celular.

Não forneça dados bancários

Nunca forneça os dados bancários de maneira física ou digital. Inclusive as lojas oficiais das principais marcas possuem um sistema próprio de qualidade para cadastros pessoais com login e senha. Jamais pedem por mensagens o envio de dados particulares na efetivação de uma compra.

Dicas de segurança na Black Friday e cuidado com a “Black Fraude”

Termo bastante abrasileirado, a Black Fraude, remete a falsas promoções e golpes praticados por lojistas que utilizam da má-fé para enganar os consumidores. Ficou na dúvida? Pesquise!

Sem falar também que sites como o Zoom podem ajudar na hora comparar preços médios que estão dentro das normas estabelecidas no mercado, principalmente nesta época do ano.

Veja os prazos de entrega

Fez uma compra numa loja física ou digital, fique atento ao prazo de entrega do produto. Busque conhecer a transportadora se for uma loja de renome que disponibiliza esse tipo de informação.

Muitas lojas online oferecem produtos com grandes descontos na Black Friday, mas a entrega do pedido pode levar meses para ser feita, devido a baixa disponibilidade em estoque.

Por isso, para evitar dores de cabeça futuras, antes de aprovar a compra, veja se tudo está dentro do aceitável para você.

Políticas de trocas

De acordo com a legislação nacional, as lojas precisam ser bastante claras ao indicar um prazo de troca e devolução.

O cliente precisa ser comunicado antes, durante ou depois da compra que aquele produto ou serviço poderá receber trocas ou devoluções.

Assim, uma das dicas de segurança para compras online na Black Friday é ler o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e exija seus direitos!

Direito do Consumidor

No caso de dúvidas que tenham surgido dentro de todo o processo de compra pela internet na Black Friday, é aconselhável ter o diálogo com a empresa por meio do SAC, 0800, e-mail ou redes sociais.

Tenha em mente que existe o Código de Defesa do Consumidor, o manual para quem está em dúvida sobre seus direitos na hora de ir às compras, seja de produtos ou serviços, em lojas físicas ou online. É legal e faz parte da legislação nacional para compras e vendas.

Então, saiba que é um direito seu se arrepender de uma compra realizada pela internet, podendo cancelá-la e pedir o reembolso do valor pago em até sete dias.

Conclusão

Aproveite a Black Friday com sabedoria e tenha boas compras. Você que juntou dinheiro ou vai pagar no cartão de crédito, aproveite as dicas de segurança nesse que é o maior evento de compras do Brasil. Às vezes o dito popular “barato sai caro” pode ser uma tremenda dor de cabeça, seguir o passo a passo que destacamos acima será um diferencial. Aproveite!