Tenha cartões de crédito sem dívidas! Sim, é possível e é uma forma de poder ter acesso aos mais variados produtos e serviços que as lojas físicas e digitais estão oferecendo no dia a dia.
Ter um cartão de crédito é sinônimo de oportunidades. As pessoas atualmente descobriram como utilizar e quais os modelos preferidos que vão oferecer repletas premiações, seja literalmente ou no sentido figurado, o importante é que seu bolso não seja afetado na hora de comprar.
O FINANCENTRO preocupado com o bem-estar dos seus leitores preparou um guia básico de como ter cartões de crédito e sem ficar endividado. Portanto, aproveite os tópicos abaixo para levar consigo o que há de melhor de informação, sem deixar de utilizar os melhores créditos do mercado.
Se organize e tenha cartões de crédito sem dívidas
Ter um cartão de crédito é saber aproveitar todos os tipos de oportunidades na hora de pagar. Mas para isso, é necessário que os usuários não entrem na famosa “bola de neve” de dívidas que poderá atrapalhar.
É bom ter crédito na praça, seja por meio de cartão ou empréstimos, mas melhor ainda é estar em dia com as contas para poder usufruir mais e mais das oportunidades que os bancos e financeiras vão oferecer. Sem falar ainda que as bandeiras dos cartões são aliadas em oferecer experiências. Dessa forma, tenha coerência na hora de comprar.
Tenha controle de gastos
Tenha cartões de crédito sem dívidas, mas também controle os seus gastos mensais. A dica é controlar seus gastos parcelados ou à vista no cartão, verificando sempre a situação do mesmo – checando, por exemplo, a fatura que está em aberto. Pelo aplicativo é possível também.
Jamais deixe de comprometer o seu orçamento por causa da utilização do cartão. Tenha em mente que todos os meses os compromissos dentro da sua casa precisam ser honrados e mantenha-se fiel a esse tipo de regra. Pagar as contas é primordial para a sobrevivência de todos.
Se puder, pague à vista a fatura do cartão
Pagar em dia a fatura do cartão de crédito é respeitar aliviado o não acúmulo de dívidas, poucos juros – às vezes quase zero, e mantendo a lógica de cuidar da sua casa mantendo as contas em dia como luz, água, telefone e internet. Saber usufruir do cartão é bom, mas ser fiel aos pagamentos trará mais oportunidades até mesmo com a detentora da marca.
Tenha cartões de crédito sem dívidas e não compre sem necessidades
Saiba o que está comprando e não vá de maneira desenfreada a gastar aquilo que depois terá dificuldades em pagar. Compre o que precisar e tenha sempre em mente que de vez em quando utilizar o cartão para o lazer é sim uma forma saudável até mesmo de viver. Lembre-se: saudável!
Antes de fazer a compra de um determinado produto ou serviço, pergunte-se se de fato existe alguma necessidade ou se você está apenas adquirindo algo que não precisa por ter um interesse genuíno naquilo. Saber o momento de comprar e aproveitar uma oportunidade com desconto e recusar uma “oferta tentadora” pode fazer uma real diferença no final do mês.
Saiba negociar as dívidas do seu cartão
Muitos consumidores de cartão de crédito querem ter acesso aos serviços dessa modalidade e não conseguem entender como é bastante tranquilo fazer negociações de valores correspondentes às faturas do cartão.
Caso você seja um cliente fiel e pague as faturas integrais e em dia, as chances de conseguir um excelente desconto com essa taxa do cartão são bem grandes. Para isso, antes da fatura que traz a anuidade, por exemplo, entre em contato por ligação com a operadora do cartão de crédito e tente negociar esse valor. Muitas vezes, é possível obter descontos excelentes e, em alguns casos, até mesmo a isenção dessa tarifa.
Faça uma reserva financeira sempre que puder
Na vida devemos estar preparados para tudo e quando falamos do financeiro isso não foge à regra. Ter uma reserva financeira é sempre destacado pelos grandes economistas mundiais. Na cultura brasileira, mesmo “engatinhando” o assunto, é sempre falado na televisão e sites com propriedade a importância de ter essa metodologia aplicada no dia a dia.
Ter uma reserva de emergência poderá inclusive ser utilizada para quitar dívidas e limpar o nome, por exemplo. Além disso, é possível fazer uma viagem, melhorar a casa, comprar um carro, pagar um plano de saúde, estudar ou deixar o dinheiro para eventuais situações que possam surgir ao longo do tempo.
O que você está esperando para colocar em prática essas dicas de como usar o cartão de crédito sem criar dívidas? Pode ter certeza que o seu bolso vai agradecer!