Na medida que o ano está prestes a fechar o ciclo, os brasileiros têm em mente uma só coisa: 13ª salário em 2022. O benefício que existe desde 1962 pelo então presidente da época João Goulart, tem trazido ao mercado brasileiro de maneira pujante volumes em vendas em vários setores dentro da indústria e comércio.

Para se ter uma ideia, em 2021, foram injetados na economia cerca de R$ 232 bilhões de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O pagamento deverá ser feito até dia 30 de novembro de 2022 (uma parcela) ou então pagar duas, sendo a última até o dia 20 de dezembro do ano vigente. De acordo com a lei estabelecida na primeira parcela, o trabalhador recebe um valor equivalente à metade do salário atual, sem descontos de impostos e benefícios. Já na segunda parcela vêm descontados o imposto de renda e contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias recebem apenas a segunda parcela.

13ª salário em 2022 e saque-aniversário

Até o final do mês está disponível para todos os brasileiros o Saque-aniversário de novembro. O valor ficará disponível por três meses, portanto até o final de janeiro de 2023 o trabalhador poderá sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Vale ressaltar que os valores correspondentes aos meses de setembro e outubro ainda estão no banco de dados para saques. É importante frisar que desde abril de 2020, quando foi criado, mais de 21 milhões de trabalhadores já injetaram na economia mais de 30 bilhões.

Confira o calendário do saque-aniversário em 2022:

Nascidos em janeiro — saques de 3 de janeiro a 31 de março
Nascidos em fevereiro – saques de 1º de fevereiro e 29 de abril
Nascidos em março – saques de 2 de março a 31 de maio
Nascidos em abril – saques de 1º de abril a 30 de junho
Nascidos em maio – saques de 2 de maio a 29 de julho
Nascidos em junho – saques de 1º de junho a 31 de agosto
Nascidos em julho – saques de 1º de julho a 30 de setembro
Nascidos em agosto – saques de 1º de agosto a 31 de outubro
Nascidos em setembro – saques de 1º de setembro a 30 de novembro
Nascidos em outubro – saques de 3 de outubro a 30 de dezembro
Nascidos em novembro – saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Nascidos em dezembro – saques de 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023