O gás de cozinha é um elemento presente em milhões de casas brasileiras. Porém, recentemente, ele virou notícia em todo o país, pois o seu valor subiu de forma considerável, pegando várias pessoas de surpresa, que inclusive estão em busca de formas de economizar no gás de cozinha.

Afinal de contas, ele é uma das principais despesas das famílias e por isso nada mais justo de que conhecer meios de poupá-lo, não é mesmo? Desse modo, é possível ter uma economia interessante, que vai fazer uma grande diferença no seu orçamento ao chegar ao final do mês.

Então, ficou interessado em aprender como economizar no gás de cozinha? A boa notícia é que abaixo estão listados 5 truques que ajudam exatamente nesse sentido. Confira cada um deles e coloque-os em prática hoje mesmo, eles são simples e funcionam de verdade. Veja!

1 – Se atente ao fogo

Você sabia que através da cor do fogo você pode ter sinais de sujeiras que estão acumuladas na boca do fogão? Pois é! Por essa razão, sempre que possível, verifique como está a chama do fogão. A tonalidade sempre deve ser azul, caso note um alaranjado ou amarelado, por exemplo, deve existir algum entupimento que te impede de economizar.

Para acabar com isso, limpe os bocais e, no caso de as cores diferentes continuarem, procure imediatamente uma assistência técnica ou o fornecedor de gás. É uma atitude simples, mas que vai resultar em uma grande economia para o seu bolso.

2 – Fique de olho em vazamentos

Para evitar possíveis acidentes (e também garantir mais economia), é fundamental ficar de olho em vazamentos possíveis. Por conta disso, uma das principais recomendações é sempre verificar a instalação do botijão, o que é até bem fácil de fazer: pegue uma esponja com detergente e deposite um pouco de espuma na válvula do botijão. Caso apareçam bolhinhas na região, é sinal de um vazamento existente no local.

Em grande parte das vezes, para resolver o problema, você só vai precisar apertar melhor a válvula para impedir assim a saída do gás. No entanto, se essa atitude não funcionar, será preciso trocar a peça por uma nova – o que também é fácil, pois basta chamar o fornecedor de gás para resolver a situação.

3 – Não utilize panelas pequenas em bocas grandes

Um dos grandes erros cometidos pelas pessoas que querem economizar no gás de cozinha é justamente usar panelas pequenas em bocas muito grandes. Neste caso, as chamas não estão em contato direto com o fundo do recipiente, logo o cozimento tende a demorar bem mais e, como resultado, se tem um consumo de gás maior.

Por essa razão, antes de colocar a panela no fogão, certifique-se de que ela tenha o tamanho adequado para a boca em questão, onde o queimador deve ficar totalmente coberto pela panela, combinado? É simples e funciona quando o assunto é economizar.

4 – Cozinhe com as tampas fechadas

Outro hábito que você pode incluir na sua rotina, que também contribui para uma boa economia do gás, é a utilização mais frequentes das tampas das panelas. Pode notar que, quando as panelas estão tampadas, os alimentos cozinham de modo mais rápido, pois o ar quente fica todo retido, acelerando assim o preparo.

O lado bom é que essa dica pode ser colocada em prática com grande parte dos alimentos, desde o cozimento do arroz até o momento de ferver o macarrão, por exemplo. Então, pode apostar que será um grande avanço na economia do seu gás de cozinha.

5 – Evite abrir e fechar o forno

Por fim, um dos principais truques para economizar no gás de cozinha é evitar o abrir e fechar do forno muitas vezes. Isso porque esse hábito faz com que o ar quente saia de dentro do eletrodoméstico, dissipando assim o calor responsável pelo cozimento.

Portanto, quanto menos vezes você abrir e fechar a porta do forno, mais rápido o prato ficará pronto – gastando também uma quantidade menor de gás de cozinha. Bem fácil, não é mesmo?

No mais, uma boa dica para controlar o cozimento, sem precisar ficar abrindo e fechando o forno, é utilizar a luz interna para observar o alimento que está sendo preparado. O ideal é abri-lo somente quando for preciso movimentar os itens na travessa – normalmente pães de queijo, carnes e assados em geral.

Conclusão

Agora você já conhece uma série de dicas de como economizar no gás de cozinha e é só utilizá-las hoje mesmo. Afinal de contas, esse produto está cada vez mais caro e recentemente teve um novo aumento, de 5,9%. Logo, é o momento de buscar meios de poupar, dando ao seu bolso o alívio que ele vai precisar.