Se você está com a sua vida financeira arruinada e não sabe mais o que fazer para poupar, é o momento de conhecer as dicas diferentes para economizar. Isso porque, elas se tratam de pequenos hábitos e comportamentos que farão muita diferença nas suas finanças, permitindo que o seu dinheiro passe a render mais.

Logo, a partir do momento em que a sua vida financeira é colocada nos eixos, é possível começar a realizar investimentos e assim buscar a realização dos seus sonhos, como a compra de uma casa ou de um automóvel, por exemplo. Então, confira!

1 – Troque juros altos por juros baixos

Os juros do cartão de crédito, juntamente com o cheque especial ou crédito rotativo, comem uma fatia muito grande do seu dinheiro e, às vezes, não sobra nada após o pagamento da fatura. Logo, você fica com aquela sensação de que o dinheiro não rendeu absolutamente nada.

Apesar de parecer uma situação extrema, ela é bastante comum e precisa ser combatida para você ter uma vida financeira mais saudável e que permita a realização dos seus sonhos. Por essa razão, a dica é trocar juros altos por juros mais baixos.

Mas afinal, o que isso significa? É simples: contrate modalidades de crédito com valores mais baixos, como empréstimos, por exemplo. Então, você usa o crédito liberado para pagar os seus débitos e centraliza as dívidas apenas na fatura do empréstimo, que deve ter juros menores para ser interessante.

2 – Utilize cupons de descontos

Uma das dicas diferentes para economizar e que muitas pessoas não utilizam, seja por vergonha ou por falta de conhecimento, são os cupons de descontos. Ora, eles existem para serem usados e geram uma grande economia para o seu bolso.

Diante dessa realidade, vale muito a pena baixar no seu smartphone alguns aplicativos de descontos, como Méliuz e Cuponeria, por exemplo. Sem sombra de dúvidas você vai se surpreender com as possibilidades de economizar fazendo o uso deles.

3 – Troque a academia por exercícios ao ar livre

É importante demais cuidar da saúde física, pois ela é refletida na sua saúde mental e no seu bem-estar. Entretanto, isso não significa gastar fortunas na academia, o que não é nada compensador quando você frequenta o espaço uma ou duas vezes na semana.

Desse modo, a alternativa para economizar é praticar exercícios ao ar livre. Há várias cidades que disponibilizam pontos em praças e parques onde você consegue fazer atividades físicas gratuitamente e os efeitos podem ser os mesmos da academia.

Isso não significa que pagar academia não é importante, mas a mensalidade pode pesar no bolso, principalmente quando você já possui várias dívidas. Logo, a atividade ao ar livre é uma alternativa interessante, mas você ainda pode optar por um plano anual de academia que tende a ter grandes descontos, por exemplo, desde que a mensalidade caiba no seu bolso.

4 – Leve refeições de casa para o trabalho

Uma das dicas diferentes para economizar e fazer o seu dinheiro render bem mais é levar refeições de casa para o trabalho. Isso porque, comer fora diariamente é um custo muito alto, que causa um grande furo nas finanças.

Em contrapartida, preparar as suas refeições e levá-las em uma marmita para o trabalho permitirá uma grande economia no mês, pois o valor das refeições que você adquire de fora é mais caro que os ingredientes para a preparação do seu próprio alimento.

Contudo, para que isso não se torne algo trabalhoso, é interessante criar um calendário de cardápio, determinando o que você irá consumir a cada dia da semana. Além disso, utilize o final de semana para preparar tudo, congele as refeições e vá descongelando no decorrer da semana.

5 – Deixe o cartão de crédito em casa

Aqui vai uma das dicas mais importantes para economizar: deixe o cartão de crédito em casa. Ora, ter a disponibilidade de comprar e pagar posteriormente é uma verdadeira tentação, o que leva a aquisição de bens sem necessidade.

Assim, o segredo é, sempre que possível, deixe o cartão de crédito na sua casa e faça o pagamento em dinheiro. Usar o dinheiro em papel traz a sensação de perda real, logo você naturalmente tende a controlar mais os gastos.

6 – Tenha um limite de gasto diário, mensal e semanal

Uma das dicas diferentes para economizar é ter um limite de gasto diário, mensal e semanal, assim é possível controlar o seu dinheiro de forma mais precisa. Portanto, tenha em mente uma quantia real para poupar no mês e, a partir disso, definir os limites se torna muito mais fácil. Neste caso, vale citar que se você não utilizar todo o valor diário em um determinado dia, o saldo não deve ser repassado automaticamente para o dia seguinte.

Conclusão

Estas são as 6 principais dicas diferentes para economizar e agora é só colocá-las em prática no dia a dia. Com certeza você terá excelentes resultados de economia fazendo uso de cada uma delas.