Entender como proteger seu cartão de crédito de fraudes é muito importante, visto que se tem percebido um número cada vez maior de golpes. Isso ocorre principalmente em compras virtuais, onde os dados do cartão podem ser roubados facilmente por terceiros mal intencionados.

Apesar disso, não é necessário abrir mão do uso do cartão, visto que ele traz muita facilidade no dia a dia. Não é à toa que as compras em lojas virtuais vêm se tornando uma realidade dos brasileiros, mas tomar alguns cuidados é fundamental.

Então, a boa notícia é que existem uma série de dicas simples que você pode adotar e que ajudam a proteger seu cartão de crédito de fraudes. Confira abaixo!

1 – Mantenha seu antivírus atualizado

Antivírus é um software muito importante no seu computador, pois ele tem o objetivo de evitar o ataque de malwares que invadem seu dispositivo para acessar as suas informações, em especial dados bancários e de cartão de crédito.

Hoje com a popularização da internet se torna impossível saber quando você está exposto a esse tipo de ataque. Afinal, é difícil identificar quando um site ou arquivo é oriundo de uma fonte duvidosa. Logo, escolher um bom antivírus e mantê-lo sempre atualizado é fundamental para proteger as suas informações.

2 – Utilize somente redes privadas de internet para fazer transações no cartão

Alguns dispositivos se conectam automaticamente a redes de acesso públicas, como as de shoppings, cafeterias e praças, por exemplo. No entanto, elas não garantem a proteção dos seus dados durante a navegação.

Isso porque, toda e qualquer informação trocada durante essa conexão pode ser vista por terceiros e até mesmo roubada para uso indevido. Então, ao fazer um pagamento online com o seu cartão usando essa rede pública de acesso, é possível que as suas informações sejam roubadas.

Sendo assim, o ideal é sempre preferir fazer uso de redes privadas e caso seja necessário realizar uma transação enquanto estiver fora de casa, priorize sua rede 4G.

3 – Faça compra em sites seguros

Apesar das lojas virtuais tornarem as compras mais fáceis, uma vez que você consegue adquirir qualquer produto em poucos cliques, é essencial ainda ter cuidado e atenção ao acessar o site. É muito comum e habitual que os golpistas desenvolvam sites de empresas falsas para capturar dados de cartão de crédito.

Então, prefira fazer compras em lojas virtuais confiáveis ou que sejam recomendadas por amigos e familiares. Inclusive, é possível verificar a autenticidade da empresa acessando o site Reclame Aqui.

Além disso, antes de fazer compras pela internet verifique se o site faz uso da tecnologia criptografada HTTPS, pois ela protege os dados enviados dos usuários. Assim, sempre verifique se no início do endereço do site existe o HTTPS e se existe um ícone de cadeado à frente dessa URL.

4 – Não salve as informações do seu cartão em sites

Outra dica muito importante para proteger-se de fraudes é jamais salvar as informações do seu cartão de crédito em sites, por mais que eles sejam confiáveis. Ora, as lojas virtuais e plataformas online sofrem constantemente ataques de hackers e caso haja vazamento de dados, todas as informações do seu cartão podem ficar expostas na internet.

Por esse motivo, sempre que fizer qualquer tipo de transação online, certifique-se de desmarcar a opção “salvar cartão para compras futuras”. Em vez disso, prefira preencher os dados manualmente, por mais demorado que seja, pois assim você consegue proteger seu cartão de crédito de fraudes.

5 – Não clique em links enviados por fontes estranhas

Uma tecnologia muito usada para aplicação de golpes é envio de links por e-mail ou até mesmo WhatsApp, geralmente de produtos com preços bem abaixo do mercado. No entanto, para proteger seu cartão de crédito de fraudes, é fundamental não clicar nesses links.

Caso receba qualquer tipo de promoção ou desconto especial, prefira entrar no site oficial da empresa para conferir e tirar as suas dúvidas, assim é bem mais seguro e você tem a garantia de não ser lesado financeiramente pelos golpistas.

6 – Faça um cartão de crédito virtual

Boa parte das instituições financeiras e fintechs oferecem cartões de crédito virtuais voltados especificamente para as compras na internet. Geralmente, eles são vinculados ao cartão convencional, porém a numeração é diferente.

Dessa forma, você não precisa fornecer os dados “verdadeiros” do seu cartão ao fazer transações na internet. Além disso, o cartão virtual permite que você estabeleça limite de crédito para as compras online, caso exceda esse valor, o cartão é bloqueado imediatamente.

Conclusão

Agora você tem uma série de dicas para proteger seu cartão de crédito de fraudes. Então, siga cada uma delas para evitar cair em golpes que podem acabar comprometendo a sua vida financeira e gerando dor de cabeça para você.