Ficar sem emprego é, com certeza, uma situação extremamente desagradável, que influencia em vários aspectos da sua vida, desde as finanças até o seu psicológico. No entanto, o momento é cuidar do seu dinheiro, visto que se deve ter o cuidado redobrado para não se endividar.

Para começar, vale lembrar que você não é o único, pois segundo o IBGE mais de 14,3% dos brasileiros estão desempregados, o que significa que a falta de emprego atinge mais de 14 milhões de pessoas. Sendo assim, você não é um caso isolado, mas está inserido dentro de um contexto econômico.

No entanto, mesmo estando desempregado você precisa sanar seus débitos e ter uma maior organização da sua vida financeira para evitar o endividamento. Sendo assim, abaixo estão 5 dicas para você cuidar do seu dinheiro agora. Confira!

1 – Controle seu orçamento

Como você não pode contar com uma renda fixa no mês, é o momento de olhar com atenção a sua vida financeira. Portanto, inicie organizando as suas contas, analisando cada uma das despesas e verificando assim qual é a real situação do seu dinheiro:

  • Você tem dívidas?
  • Qual valor total você gasta por mês?
  • Tem algum dinheiro poupado? Reserva de emergência?
  • Quais são seus gastos essenciais (aluguel, alimentação, escola, saúde, dentre outros)?
  • Quais seus gastos dispensáveis (como plano de televisão, compras por impulso, dentre outros)?
  • Quais são seus gastos que podem ser reduzidos? (restaurantes, academia, contas de luz, dentre outros)?

Aqui vale um ponto muito importante: não se anime com o valor da rescisão, já que por mais que o valor pareça alto, o ideal é controlá-lo o máximo possível até encontrar uma nova fonte de renda.

2 – Economize e poupe seu dinheiro

Outra dica para cuidar do seu dinheiro agora, enquanto está desempregado, é economizar e poupar o máximo possível. Afinal de contas, o cenário econômico pede atitudes mais precavidas, assim você evita cair no endividamento.

Desse modo, aproveite o controle do seu orçamento para verificar aqueles pontos que podem ser economizados. Assim, reflita e analise os seus hábitos, bem como estilo de vida, buscando alternativas que possibilitem a você gastar menos.

Além disso, passe a repensar o seu comportamento como cliente, adotando algumas dicas muito simples:

  • Evite compras por impulso;
  • Prefira sempre pagar à vista;
  • Troque o crédito pelo débito;
  • Faça o acompanhamento constante das suas despesas.

Aqui não é interessante sair cortando todos os gastos considerados não essenciais, o mais indicado é se reeducar financeiramente, pois essa atitude pode ser mais facilmente mantida a longo prazo.

3 – Evite o crédito

Dentre as dicas para cuidar do seu dinheiro agora estando desemprego uma das mais importantes é evitar o crédito, tanto em prestações, quanto em cartões de créditos e empréstimos, pois todos esses gastos representam despesas que você vai ter que pagar posteriormente.

Logo, como você está sem emprego e sem perspectiva de receber uma renda fixa, não é bom comprometer a sua rescisão com esse tipo de despesa, não é mesmo? Sendo assim, evitar novos endividamentos é fundamental.

Inclusive, aqui vale a dica já mencionada anteriormente, pague sempre no débito, evitando o crédito e qualquer tipo de gasto que irá retornar, pois em caso de não pagamento, principalmente do cartão de crédito, você terá juros altos que podem levar ao endividamento.

4 – Busque uma fonte de renda alternativa

Se você está desempregado há algum tempo, as dívidas estão acumulando e você não consegue enxergar oportunidades no mercado de trabalho, a dica é buscar uma fonte de renda alternativa. Por exemplo, você pode usar o seu carro para trabalhar como Uber, pois esse é um caminho viável.

Além disso, é válido fazer a venda de móveis, acessórios ou roupas que não utiliza mais, pois essas pequenas medidas podem servir como uma forma de equilibrar as suas contas e evitar o pagamento de despesas pontual. Inclusive, essa recomendação é válida até mesmo quando você não tem débitos para pagar no momento.

No mais, é possível explorar alguma habilidade que você já tenha também para fazer nova renda, cozinhar, consertar objetos, costurar, dar aulas, etc. Portanto, as possibilidades são muitas e valem a pena serem exploradas para cuidar do seu dinheiro agora.

Conclusão

Agora você tem uma série de dicas de como cuidar do seu dinheiro enquanto está desempregado e todas elas funcionam muito bem, pois permitem que você se organize financeiramente e evite o endividamento, o que é fundamental nesse momento.

Inclusive, é válido mencionar aqui o quanto uma reserva de emergência é importante, pois ela permite que o impacto da falta de emprego seja bem menor. Assim, comece a montar a sua o quanto antes!

Além disso, aproveite a situação para se profissionalizar, existem bons cursos na internet que ajudam na sua reinserção no mercado de trabalho, que está cada vez mais concorrido.