Clonaram meu cartão, e agora? Apesar de parecer uma situação incomum, esse tipo de problema sempre tende a acontecer e pode gerar dor de cabeça para o consumidor caso ele não saiba quais medidas tomar.

Ora, ter que arcar com um gasto que não realizou é frustrante, além de pesar bastante no bolso. Porém, não precisa ser assim, pois você foi alvo de um crime, logo tem seus direitos e é preciso conhecê-los.

Então, tendo isso em mente, abaixo você vai entender mais sobre como proceder, através de um passo a passo simples, em caso de clonagem do seu cartão. Confira agora mesmo!

O que é a clonagem de cartão?

Clonagem de cartão nada mais é do que quando copiam os dados e informações do seu cartão de débito ou crédito, fazendo compras em seu nome sem a sua autorização. Logo, o golpista adquire os produtos e é você quem faz o pagamento da dívida.

O ato de clonar o cartão é realizado nas mais diferentes situações, já que existem diversas estratégias modernas para se copiar as informações de um cartão. Algumas clonagens acontecem pela internet e outras quando se utiliza o cartão em uma máquina com chip que extrai os dados. Assim, as informações copiadas pelos golpistas são:

  • Banco e bandeira do cartão;
  • Número do cartão;
  • Validade;
  • Código de segurança;
  • Nome do titular;
  • CPF do titular do cartão;
  • Senha bancária, quando o cartão é de débito.

Como saber se o clonaram meu cartão?

Infelizmente, é natural e recorrente que a vítima só descubra que o cartão foi clonado quando a conta aparece na fatura. Inclusive, é exatamente por essa razão que é extremamente importante que você esteja sempre atento ao extrato, o que pode ser feito diariamente através do aplicativo da sua instituição financeira.

Além disso, você também pode ficar ciente de que o seu cartão foi clonado através dos serviços de avisos automáticos que são utilizados pelas empresas de cartão. Dessa maneira, você recebe um SMS sempre que alguém faz a compra no seu cartão.

Clonaram meu cartão, o que fazer?

Se você percebeu que seu cartão foi clonado, existe um passo a passo a seguir para resolver a situação da melhor maneira possível. Veja abaixo!

Peça o cancelamento do cartão

A partir do momento que você identificar que clonaram o seu cartão, pois identificou uma compra que não foi realizada por você, é o momento de ligar para o banco e cancelar imediatamente o seu cartão de crédito.

É um procedimento padrão e a empresa credora não tem qualquer problema em realizá-lo, em especial quando a razão para tal cancelamento é o cartão ter sido clonado.

Aponte as compras que não foram suas

Após o cartão ter sido cancelado pela instituição financeira, você deve apontar cada uma das compras que foram realizadas e que não são suas. Assim, informe a atendente cada uma delas, mencionando o valor, bem como a data em que a compra foi realizada.

Peça o estorno

Então, agora é o momento que você deve solicitar o estorno dos valores das compras que não foram realizadas por você. O banco fará isso e então realizará o envio de um novo cartão, com um número diferente do clonado, e o estorno irá aparecer na próxima fatura.

O banco devolve o dinheiro do cartão clonado?

O banco faz a devolução do dinheiro sem qualquer tipo de problema. Isso porque, segundo o Código de Defesa do Consumidor, é garantido ao cliente o estorno dos valores fraudados em transações bancárias.

A razão é simples: compreende-se que essa é uma falha de segurança, logo o banco precisa arcar totalmente com a responsabilidade do estorno do valor, sem qualquer tipo de contestação.

No entanto, é muito recorrente que a instituição financeira realize uma análise para verificar a veracidade da queixa do consumidor e, se confirmada a clonagem, o valor é devolvido de modo automático. Caso o banco se recuse a fazer o estorno, é necessário que ele explique o motivo e, se for preciso, você pode acionar a justiça para solucionar o problema efetivamente.

Além disso, é muito comum que o consumidor pague uma taxa pequena na fatura do cartão ou na sua conta corrente, mensalmente, como uma espécie de seguro de perda, roubo e fraude.

Dicas para evitar a clonagem do cartão

Existem algumas dicas simples que você pode colocar em prática para evitar a clonagem do seu cartão. Dentre elas:

  • Não passe os seus dados bancários e CPF para outras pessoas;
  • Não mande fotografias do seu cartão e documento pela internet;
  • Não compre em sites que tenham pouca segurança;
  • Não deixe o seu cartão na mão de terceiros quando realizar compras.

Conclusão

Caso se depare com a clonagem do cartão de crédito, é só seguir o passo a passo mencionado aqui para resolver o problema. Afinal de contas, é uma situação muito comum e que qualquer pessoa está sujeita, logo saber solucioná-la é fundamental.