Sem sombra de dúvidas a distribuição de lucros é um dos fatores que mais chamam atenção de quem deseja investir em ações. Logo, fica sempre a dúvida: será que vale a pena investir em ações que não pagam dividendos? Aliás, por que algumas empresas não fazem a distribuição dos seus resultados? Então, é exatamente sobre isso que esse artigo vai tratar. Confira!

Por que algumas ações não fazem o pagamento de dividendos?

De maneira direta, existem duas razões pelas quais algumas empresas não fazem a distribuição de dividendos, sendo elas:

  • Ausência de resultados positivos;
  • Reinvestimento no seu próprio negócio.

Ausência de resultados positivos

Quando uma empresa tem prejuízos, claramente não existirá resultados para dividir entre os seus investidores. Todavia, o fator de ter terminado um ou outro exercício com resultado negativo não é uma razão para que a empresa seja excluída dos seus investimentos.

É claro que os prejuízos são sempre ruins para a empresa. Todavia, antes de qualquer coisa, é preciso entender o que gerou o resultado. Pode ser que a empresa não tenha tido uma boa performance em razão de um erro estratégico, perda de competividade, dentre outros motivos. Nesse caso, é óbvio que há uma deterioração nos fundamentos da empresa e, por conta disso, é provável que ela traga riscos e não seja um investimento interessante.

Em outros casos, o resultado negativo não tem relação com a capacidade operacional da empresa. Logo, pode ter sido a existência de um exercício isolado que comprometeu a produção e levou a gastos inesperados. Outros motivos podem ser multas, processos trabalhistas, etc. Então, são fatores que nada tem a ver com a performance da empresa, logo se o empreendimento for capaz de superá-los, não existe motivos para não investir.

Reinvestir no próprio negócio

Outra razão que leva algumas empresas a não pagarem dividendos é o fato de que elas precisam dos recursos para realizar reinvestimentos. Por conta disso, companhias que atuam em áreas estatais, como bancos e energia, por exemplo, são excelentes pagadoras de dividendos. Ora, o crescimento é mais lento, pois já existe penetração em quase todo o mercado. Inclusive, elas são denominadas de blue chips.

Em contrapartida, para as empresas que são mais jovens da economia, denominadas de small caps, como fintechs, empresas de e-commerce, por exemplo, é mais interessante reinvestir os lucros. Afinal de contas, são setores com alto potencial de crescimento, logo para que elas consigam se destacar, injetar muito capital em prol do seu desenvolvimento é importante.

Se, por um lado, não há distribuição de dividendos, por outro existe um verdadeiro potencial de valorização das ações, que é bem maior do que as blue chips. Este é um detalhe que os investidores devem considerar, mesmo entre aqueles que desejam ter renda passiva com seus investimentos.

Lei sobre distribuição de lucros – O que fala?

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, as empresas que obtiveram resultados bons possuem a obrigatoriedade de distribuir uma parte dos seus lucros aos acionistas. Neste contexto, boa parte das empresas pagam 25% dos dividendos em cima do lucro obtido.

Entretanto, esse não é um valor fixo, pois ele depende do que o estatuto da corporação prevê. Caso não esteja explicito o valor a ser distribuído, o dividendo obrigatório deve ser de 50% no lucro líquido.

Todavia, mesmo com lucros, nem todas as empresas brasileiras estão obrigadas a pagar dividendos. Como já dito acima, determinadas organizações podem reinvestir esses lucros para outras finalidades. Contudo, a empresa somente estará dispensada dessas obrigações se for capaz de comprovar aos investidores em assembleia que não tem condições financeiras de distribuir lucros.

Vale a pena ou não investir em ações que não pagam dividendos?

Outro detalhe que exige bastante cuidado do investidor é que algumas empresas apontam dividendos exorbitantes para atrair cotistas. Em muitas situações, isso acontece em razão da empresa, por algum motivo, não conseguir captar recursos de outra maneira.

Ora, quando uma companhia passa por problemas financeiros, por exemplo, é muito difícil obter um financiamento bancário. Sem outras fontes, essa empresa pode usar os dividendos como uma isca para atrair os investidores. Portanto, uma empresa que faz a distribuição de dividendos acima da média deve ser encarada com muita atenção.

Então, respondendo à pergunta se vale a pena ou não investir em ações que não pagam dividendos, a resposta é que vale a pena sim. Contudo, essa análise depende de diversas questões e fatores, como setor de atuação, razão para não distribuição dos lucros, etc.

Em todo caso, os dividendos nunca devem ser o único detalhe a ser avaliado. Quanto mais informações você tiver sobre a empresa, mais completa e total será a sua análise, bem como mais segura também será a sua escolha de investir ou em uma determinada ação de uma companhia que não distribui dividendos.

Conclusão

Ações que não pagam dividendos ainda valem a pena, porém é fundamental que o investidor tenha uma estratégia bem definida para escolher seus papéis. Caso o foco sejam dividendos, o ideal é buscar empresas que realizam essa distribuição para investir.