Temos comentado aqui na financentro.com sobre empreendedorismo e sobre o microempreendedorismo individual.

Estes têm sido cada vez mais os caminhos seguidos pelos trabalhadores, devido à diminuição da abertura de vagas de empregos formais; e a facilitação dos contratos de trabalho realizados como forma de parceria entre empresa contratante e Microempreendedores Individuais (MEIs).

Sobre o crescimento das MEIs, você pode ler nossa postagem de ontem neste link.

Neste cenário, é sempre importante que o microempreendedor esteja aberto ao novo e às novas oportunidades. Isso significa um profissional flexível, característica importante para se ter e para buscar se cercar de pessoas.

Por isso, um bom profissional no mercado de trabalho atual, cada vez mais transformado num mercado de trocas de serviços e produtos, com menos relações formais de trabalho, é um profissional que tem capacidade de aprender rápido coisas novas. Este profissional está aberto para as novidades, como as mudanças tecnológicas.

Nossa postagem de hoje é para te ajudar a ser um profissional que aprende rápido. Para te trazer alguns valores que você pode aprimorar em você, ou mesmo buscar adquirir.

 

Ter humildade de não saber

“Só sei que nada sei”. Esta é uma frase atribuída a um grande filósofo da Grécia antiga, Sócrates. 

Ele teria chegado a esta formulação a partir do momento que passou a querer descobrir coisas que ainda não sabia. Ou seja, quanto mais Sócrates queria tentar descobrir sobre as coisas, mais ele percebia que nada sabia.

Para quem se contenta com o saber raso, é fácil enxergar que sabe de tudo. Já as pessoas que querem aprender melhor, não ficam com vergonha de não saber sobre determinado assunto. É justamente por não ter vergonha de não saber, que correm atrás de logo saber.

 

Ser curioso

Portanto, aquele que quer aprender algo não se contenta com o que lhe contam, ou com aquilo que todo mundo sabe. Por isso, o valor da curiosidade é um valor importante para quem quer aprender rápido.

Outro ponto positivo da curiosidade é o prazer em aprender. Quando a motivação para o estudo é realmente aprender sobre algo que não se sabe e se está curioso, o aprendizado é prazeroso, rápido e gratificante.

 

Pesquisar, ler, ver, ouvir

Pesquisar, ler, ouvir algo – podcasts e rádio, ver um vídeo no Youtube ou um documentário no Netflix. Tudo isso são características e valores de alguém que aprende rápido. 

Além de te dar bagagem cultural e de informações, a leitura, a escuta, ver algo interessante te ajuda a criar conexões cerebrais. 

São um exercício para o cérebro. Aquele que lê, escuta, vê algo com atenção, com curiosidade para aprender, está exercitando o cérebro para se acostumar a fazer este tipo de exercício quando necessitar aprender algo que ainda não sabe. É como fazer exercícios na academia mesmo. 

 

Ser capaz de imaginar

Imaginação e razão são características sempre apontadas como antagônicas. Porém, aprender rápido também é uma atividade de imaginação. Aprender sobre algo às vezes requer que você tente imaginar o que lê e aprende de modo concreto e material.

Por isso, uma boa atividade para aprendizagem é sempre imaginar situações, que você já viveu, ou mesmo hipotéticas, em que aquilo que você está aprendendo poderia ser aplicado.

As escolas e lugares que ensinam estão sempre buscando casos práticos, às vezes reais (como os cases de sucesso), às vezes situações hipotéticas.

 

Aprender fazendo

Por isso, colocar em prática um ensinamento pode ser uma ótima maneira de aprender algo.

Algumas pessoas chamam isso de prototipar uma solução. Isto significa criar modelos – protótipos – onde um conhecimento ou uma possível solução podem ser testados. 

Colocar “a mão na massa” sobre algo que acabou de conhecer é um grande exercício para fixar aquele aprendizado, tornando-o de mais rápida absorção.

 

Aprender explicando

Saber explicar algo é uma excelente maneira de aprender algo mais rápido. 

São diversos os motivos. Você vai querer se aprofundar cada vez mais no que está aprendendo e querendo ensinar, pois vai querer explicar aquilo da melhor forma para as pessoas.

Mas você não vai conseguir aprender tudo. Quando for explicar aquilo para alguém, certamente a pessoa te trará dúvidas sobre o assunto.

E este é o barato da questão – você não precisa ficar inseguro de não saber responder. Você poderá, cada vez que ensinar, descobrir lacunas daquilo que está aprendendo. Com humildade, curiosidade e imaginação, descobrirá diversas maneiras de aprender e ensinar sobre o assunto.

 

Ter foco

A atitude de ter foco é uma atitude que serve para diversos objetivos. O foco é uma característica que sempre aparece nos livros de autoajuda que tem por aí. 

O fato é que o foco é algo ainda muito estudado pela neurociência. Pode ser que cada pessoa tenha a sua capacidade individual de adquirir um foco. Para alguns, é ler em silêncio, para outros, é ler ouvindo algo. Ainda, tem gente que aprende melhor ouvindo ou vendo do que lendo.

Então, antes de se cobrar ter um foco, é importante pesquisar, dentre as diversas formas, a que você melhor consegue para ter foco.

Aliás, a nossa capacidade de perder o foco é o que nos faz estar vivo. Imagina se a gente esquecesse de tudo ao nosso redor quando estamos realizando alguma atividade. A nossa capacidade de bater o carro ou de morrer dentro de uma casa pegando fogo seria enorme.