Para você é difícil fazer o dinheiro sobrar no fim do mês? Em muitos casos, isso acontece em razão de um orçamento que não é compatível com os gastos. Contudo, existe também quem ganhe muito bem e, ao mesmo tempo, tenha várias despesas. Então, o que é aconselhado fazer para o dinheiro sobrar?

Há várias respostas para essa pergunta. Em muitas situações, o necessário é aprender a controlar as despesas. Em outras, é preciso ir em busca de maneiras de aumentar a renda para obter um aumento também no orçamento do mês.

Em todo caso, é importante compreender que existem soluções. Então, confira abaixo algumas dicas importantes de como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês. Veja!

Atenção às opções

Uma boa forma de colocar o controle financeiro em prática na sua rotina é se atentar às alternativas que você tem e isso é válido para os mais diferentes gastos. Ora, nem sempre um alimento, produto ou vestimenta mais em conta tem uma qualidade menor. Sendo assim, no momento das compras, seja ela quais forem, pare de pensar na marca e foque no custo benefício daquilo que você adquire.

Então, por que comprar, por exemplo, um eletrônico mais caro se existem outras opções de custo menor e que fazem tudo aquilo que o produto mais caro faz? O ideal é que você pague somente pelo que vai usar, isso é uma premissa básica para fazer o dinheiro sobrar no fim do mês.

Além disso, também fique de olho nos gastos envolvendo o lazer, que é um dos pontos que mais prejudicam a vida financeira das pessoas. Afinal, quem nunca gastou muito em uma saidinha, não é mesmo? É claro que você deve se divertir, é muito importante ter esses momentos. Entretanto, é possível optar por diversões mais em conta para o seu bolso.

Logo, ao invés de ir para o shopping passear (onde você tem muitos estímulos de consumo), por exemplo, que tal ir para o parque? Não compre pipoca no cinema, leve o lanche da sua casa ou compre em supermercados onde os produtos são mais baratos. Chame os amigos para se divertir na sua casa em vez de ir para bares e restaurantes. A questão é entender que existem alternativas mais em conta e que podem ser aproveitadas.

Pesquise e negocie

É importante evitar as compras por impulso para fazer o seu dinheiro durar mais. É claro que, às vezes, a oferta pode parecer muito boa e irresistível. No entanto, é importante refletir: você realmente precisa desse produto? Ele cabe no seu orçamento?

Além disso, pesquise também alternativas mais em conta. Inclusive, pesquisar preços antes de comprar um produto ou contratar um serviço é uma atitude saudável e que faz muito bem para o seu bolso. Mesmo que a diferença de valores não seja grande, se você economiza nas compras do supermercado e no lazer, por exemplo, isso já é uma quantia que vai sobrar ao final do mês.

Se for o caso, vale a pena pedir descontos. Muitas vezes, as empresas já trabalham com uma margem de descontos que são autorizados, porém é necessário que o cliente peça por isso. Então, deixe a vergonha de lado. O máximo que pode acontecer é ter seu pedido negado e você ainda tem a possibilidade de optar pela concorrência.

Estabeleça um valor para poupar

Um dos grandes erros de quem busca fazer o dinheiro sobrar no fim do mês é considerar apenas aquilo que realmente vai “sobrar”. Contudo, ao adotar esse pensamento você vai perceber como é difícil restar qualquer quantia. Então, a melhor alternativa é realmente determinar um valor a ser guardado mensalmente.

Para isso, separe uma quantia do seu salário assim que o dinheiro cair na sua conta. É possível começar com pouco, com 5% dos seus ganhos e ir aumentando de forma gradual à medida que for adotando o hábito de economizar.

Desse modo, com o passar do tempo, você já terá um bom valor guardado, o que vai motivá-lo a continuar economizando dinheiro. Então, essa quantia poderá ser usada para a compra de um bem ou para cobrir alguma emergência futura.

Comece a investir para fazer o dinheiro sobrar no fim do mês

Após seguir todas as dicas acima, para fazer com que seu dinheiro sobre no fim do mês é importante ainda que você comece a investir. Afinal, onde as suas economias serão aplicadas? Deixar parado não é uma boa alternativa, pois você perde o poder de compra, já que a inflação está sempre crescendo.

Dessa maneira, investir é a melhor opção e o bom é que existem alternativas seguras, como CDB, LCI e LCA, por exemplo. O mais importante é fazer com que seu dinheiro passe a render.

Agora é só colocar em prática as dicas de como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês. Então, não perca tempo, comece agora mesmo a mudar a sua realidade financeira.