Quem busca crédito deve entender o significado da amortização de empréstimo e a sua relação com a taxa de juros. Isso porque, estes fatores interferem no valor da parcela que o cliente pagará mensalmente para conseguir quitar o débito.

No entanto, existem diversos sistemas de amortização e aqui no Brasil os principais são Tabela SAC e Tabela Price. Então, dentre as suas principais distinções está a parcela fixa ou volátil e a amortização constante ou crescente.

Mas afinal, o que é amortização de empréstimo?

A amortização de um empréstimo nada mais é que o pagamento de um débito através de parcelas. A partir do pagamento das parcelas, o saldo devedor vai sendo amortizado, diminuído, quitado ao mesmo tempo em que os juros são pagos ao banco.

Quando o assunto é amortização, é necessário compreender que uma parcela de pagamento de empréstimo é feita pela taxa de juros sobre o saldo devedor mais uma parte do valor que foi tomado emprestado. Desse modo, tem-se:

Parcela = juros do mês + parte do valor emprestado

Portanto, amortizar as parcelas significa fazer um pagamento que seja superior ao valor dos juros daquele mês. Essa alternativa é bastante utilizada por quem recebe um valor extra no mês e assim deseja reduzir os juros das prestações.

Como funciona?

Geralmente, as empresas que trabalham com crédito já estabelecem o sistema que irá reger o contrato, mas existem situações em que o próprio cliente pode definir a modalidade de sua preferência. A seguir, conheça os principais tipos e como eles funcionam.

Tabela Price

A Tabela Price, também chamada de Sistema Francês de Amortização, é uma das modalidades mais usadas em todo o Brasil. Há dois pontos importantes que a caracterizam:

  • Trabalha com parcelas fixas;
  • Trabalha com juros compostos.

Logo, isso faz com que o cliente seja capaz de se programar melhor para o pagamento do débito, pois, já estará ciente do valor que será necessário desembolsar mensalmente.

Nesta tabela, o valor da parcela é fixo, porém os seus componentes não são. Assim, o valor amortizado da parcela vai aumentando com o passar do tempo e os juros da parcela passam a diminuir. A razão é simples: são juros compostos, calculados em cima do saldo devedor do mês anterior.

Tabela SAC

SAC significa Sistema de Amortização Constante, assim nela o valor da amortização nas parcelas é sempre o mesmo. Como a tabela SAC também faz uso dos juros compostos, o valor das parcelas não será fixo, mas sim decrescente, ou seja, vão diminuindo ao longo do tempo. Desse modo, tem-se:

  • Parcelas que não são fixas;
  • Juros compostos;
  • Amortização é sempre a mesma.

Assim, os juros são calculados sobre o saldo devedor de cada mês, logo ao longo do tempo eles vão diminuindo, pois o débito vai sendo amortizado. O grande diferencial aqui, comparado a tabela Price, é o valor da amortização do empréstimo a cada parcela, que é determinado no contrato e permanece sempre o mesmo.

Vantagens da amortização de empréstimo

Por existirem mais de um tipo de amortização, é necessário fazer uma análise e compreender qual é a melhor opção para você. Desse modo, confira as vantagens de fazer a amortização de empréstimo:

  • Valor fixo – no caso da Tabela Price, o valor é fixo e pode ser pago mensalmente, o único ponto que muda são os juros e o valor da amortização;
  • Prazos maiores – a tabela Price não é uma boa alternativa para quem busca prazos maiores, uma vez que a prestação é única e o gasto com juros acaba sendo maior. Por sua vez, na tabela SAC o consumidor paga o valor maior no começo e, com isso, tem mais tempo para realizar a quitação da dívida;
  • Sem influências – o mercado não tem qualquer tipo de influência sobre a tabela Price, o que evita que as oscilações dos índices econômicos alterem os valores;
  • Rapidez na quitação do débito – é uma vantagem exclusiva da SAC. Como ela diminui ao longo do tempo, você já enfrenta a “pior” parte do débito logo no início.

Vale a pena amortizar um débito?

A amortização de empréstimo é uma excelente opção para quem deseja se livrar de um débito rapidamente. Entretanto, nem sempre essa é a melhor opção. Existem diversas variáveis a se considerar, como prazo, taxa de juros, valor do débito, rendimentos dos investidos e, claro, as vontades e necessidades de cada pessoa.

Logo, antes de tomar uma decisão, faça uma simulação da amortização e considere outros fatores, como:

  • É mais vantajoso investir o dinheiro extra ou amortizar o débito?
  • Caso escolha pela amortização, compensa mais diminuir o prazo ou valor da prestação?

Conclusão

A amortização de empréstimo possibilita reduzir o valor da dívida através dos pagamentos periódicos, até conseguir desconto sobre os juros, a depender da situação, é claro. Portanto, é uma opção bastante vantajosa para quem busca quitar rapidamente as parcelas de um empréstimo tomado.