Para profissionais liberais, como Microempreendedores Individuais e freelancers, organizar as finanças sem salário fixo é um desafio enorme. Ora, muitas vezes você não tem ideia de qual será seu faturamento mensal, então como se organizar financeiramente?

Para começar, você não está sozinho nessa, pois segundo o IBGE existem cerca de 24 milhões de profissionais autônomos no Brasil, o que pode ser facilmente explicado pela alta de desemprego e muitas dessas pessoas estão endividadas.

Afinal de contas, as dicas habituais não funcionam quando se fala em organizar as finanças sem salário fixo. É preciso ir em busca de outras estratégias. Então, como forma de ajudar, abaixo estão alguns conselhos práticos e garantidos. Confira!

Esteja ciente da sua situação financeira

A variação mensal do salário do trabalhador autônomo e liberal exige um cuidado ainda mais redobrado com a saúde financeira. Logo, para começar a se organizar, é essencial tomar ciência da sua real situação e dos seus recursos.

Para tal, é válido fazer um registro dos valores recebidos e dos gastos nos últimos meses, pois essa análise será primordial para descobrir se o seu salário está sendo utilizado de forma compulsiva. Inclusive, esse passo é o mais importante, pois permite uma visão ampla das suas finanças.

Assim, para esse controle é possível fazer uso de uma planilha habitual do Excel ou aplicativos de celular, muitos deles são gratuitos e assim hoje você conta com a tecnologia como uma verdadeira aliada para economizar.

Pague no débito sempre

Se você quer organizar as finanças sem salário fixo é essencial que, se possível, todas as suas compras sejam realizadas no cartão de débito, pois o crédito é responsável por causar o endividamento, uma vez que você não tem a certeza de que terá renda suficiente para cobrir o valor total da fatura.

É óbvio que o parcelamento pode ser um alívio, uma vez que você divide em prestações pequenas, mas uma dívida de longo prazo pode se transformar em uma verdadeira cilada caso você não tenha o hábito de se planejar financeiramente.

Por essa razão, prefira sempre o pagamento em débito e apenas em compras extraordinárias você deve usar crédito. No entanto, só faça contas parceladas se tiver certeza de que poderá arcar com o pagamento da fatura no final do mês.

Contas separadas

Se o seu trabalho precisa de certos valores a serem investidos e correlatos, considere ter uma conta bancária voltada exclusivamente para os gastos do seu negócio. Aliás, essa dica é ainda mais importante para quem tem dificuldades de organizar o dinheiro, pois essa simples medida já é capaz de ajudar na separação dos valores de uso pessoal e do trabalho.

No caso do Microempreendedor Individual, por exemplo, por mais que trabalhe sozinho, é necessário compreender que ainda se é dono de uma empresa. Portanto, é obrigatório o pagamento de impostos e outras taxas. Logo, apenas a sobra disso é o ganho.

Enxugue seus gastos para organizar as finanças sem salário fixo

É preciso controlar ao máximo seus gastos, enxugando as despesas sempre que possível, pois assim você consegue pagar as suas contas e ainda sobra dinheiro para viver tranquilamente.

À vista disso, busque adotar medidas simples que reduzem despesas fixas, como:

  • Apague a luz sempre que sair de um cômodo;
  • Escolha um plano de telefone adequado às suas necessidades;
  • Considere contratar um pacote de internet com menos MEGAS disponíveis se você não passa tanto tempo em casa.

Além disso, fique atento também às demais despesas, pois existem certos gastos realizados e que pesam ao seu bolso sem que você perceba, como jantares fora de casa, idas ao cinema toda semana, saídas com amigos constantes, compras compulsivas, dentre outros.

Monte uma reserva de emergência

Por não ter salário fixo, você naturalmente se torna mais propenso a passar por aperreios financeiros e sinta assim dificuldade em realizar o pagamento das contas mensalmente. Então, a orientação é montar uma reserva de emergência como saída para suprir os gastos quando não existir entrada de recursos.

Entretanto, não aplique esse valor na poupança, pois o rendimento é muito baixo. O ideal é montar o seu fundo emergencial em um investimento seguro e que tenha liquidez diária, como é o caso do CBD, Tesouro Selic, dentre outros.

Isso é essencial porque você precisa ter a garantia de que não existem riscos de perda de capital, como acontece em investimentos da Bolsa de Valores, por exemplo. Além disso, por se ter a liquidez diária, é fácil fazer o resgate dos valores quando você precisar.

Conclusão

Seguindo essas dicas simples você vai conseguir organizar as finanças sem salário fixo e é capaz de até mesmo prosperar financeiramente. Logo, não espere se endividar para planejar as suas finanças, cuide do seu dinheiro agora mesmo.