As contas com o Fisco de 136 mil contribuintes poderão ser consultadas nesta terça-feira (24) por meio do site da Receita Federal. Ao todo serão disponibilizados cerca de R$ 368 milhões para quem havia caído na malha fina no ano passado, sendo que desde dezembro os contribuintes já estavam tendo acesso ao site da instituição para saber sobre os valores.

Na própria página da Receita Federal o contribuinte vai clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento será feito em 31 de janeiro, na conta informada na declaração do Imposto de Renda. Ao todo, 136.565 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados.

Caso o contribuinte não esteja na lista de contas com o Fisco, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. A Receita, por meio do site, informa novas datas relacionadas aos anos anteriores.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Contas com o Fisco em dezembro passado

Os valores do lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de dezembro de 2022, foram creditados no último dia 29 daquele mês para mais de 488.637 contribuintes.

O dinheiro a receber correspondem aos cidadãos que caíram na malha fina e que conseguiram regularizar as suas pendências. O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.