O recentemente vazamento de CPFs, e-mails e dados pessoais de uma boa parte da população brasileira fez com que houvesse um aumento nas fraudes financeiras. Inclusive, é muito provável que você conheça a história de alguém que caiu em algum tipo de golpe e perdeu dinheiro por causa disso, não é mesmo?

Desse modo, como os criminosos estão cada vez mais convincentes e sofisticados, usando a tecnologia para aplicar golpes, naturalmente se torna complicado identificar as fraudes e a tendência é que cada vez mais pessoas se prejudiquem financeiramente por conta disso.

Então, para que você seja capaz de detectar esse tipo de situação, abaixo estão listadas as principais fraudes financeiras e como evitá-las. Confira agora mesmo!

Boleto falso

O golpe do boleto falso acontece no envio do documento por e-mail ou até mesmo impresso para a residência da vítima. Desse modo, ao fazer o pagamento da conta, o dinheiro cai na conta dos criminosos ao invés da conta oficial da empresa credora.

Como o pagamento acontece de forma normal, sem qualquer tipo de empecilho ou irregularidade aparente, a vítima só percebe que sofreu um golpe quando a conta continua em aberto e é cobrada pela loja ou empresa.

Logo, para se prevenir desse tipo de golpe algumas dicas são muito importantes:

  • Verifique todos os dados do boleto antes de realizar o pagamento, principalmente o CNPJ do beneficiário;
  • Prefira boletos que são emitidos pelo banco ou loja diretamente, evitando aqueles que são enviados por e-mail ou WhatsApp;
  • Se atente a boletos enviados fora da data convencional, geralmente eles tendem a ser falsos.

Cartão de crédito

Existem diversas fraudes financeiras envolvendo cartão de crédito e as mais recorrentes são:

  • Clonagem – os dados do cartão são copiados e usados em compras, normalmente na internet;
  • Confirmação de dados – os criminosos se passam por funcionários e solicitam à vítima a confirmação dos seus dados de cartão de crédito;
  • Compra duplicada – o vendedor informa de um erro na máquina de cartão e solicita que a transação seja refeita, assim o cliente é cobrado duas vezes pela mesma compra;
  • Troca de cartões – acontece em caixas eletrônicos, onde o criminoso observa a vítima enquanto ela digita a senha e posteriormente faz a troca de cartão com ela;
  • Compra em sites falsos – o criminoso cria um endereço eletrônico semelhante a uma loja virtual conhecida e, quando a vítima realiza a compra digitando os dados do seu cartão, envia todas as informações para o roubo ser realizado.

Como você deve ter percebido, os golpes de cartão de crédito acontecem tanto na internet quando em ambiente físico, assim os cuidados devem ser redobrados para que se evite esse tipo de fraude financeira. Portanto, algumas boas práticas são importantes, veja:

  • Não passe as informações do seu cartão de crédito por telefone, mesmo que a pessoa diga ser funcionária da empresa;
  • Acompanhe todo o processo de compra no cartão de crédito no ambiente físico, garantindo que a transação foi completa e feita de forma honesta;
  • Não faça uso de caixas eletrônicos se perceber que você está sendo observado;
  • Não empreste cartão de crédito para terceiros, nem mesmo familiares ou amigos;
  • Configure o envio de SMS para o seu celular sempre que uma compra for feita no cartão de crédito;
  • Confira sempre seu extrato e a fatura do cartão de crédito;
  • Sempre peça a via de pagamentos para confirmar a quantia e o parcelamento;
  • Não clique em links com promoções mirabolantes e desconfie de mensagens enviadas por WhatsApp com descontos milagrosos, pois pode se tratar de fraude e golpe.

Depósito antecipado para liberação de crédito

O depósito antecipado para liberação de crédito ocorre quando empresas ofertam “empréstimo fácil e sem consulta ao SPC e Serasa”. Nesse caso, são lojas de crédito fakes e que atuam com profissionais não regulamentados ou até mesmo sites que realizam esse tipo de golpe.

O foco dessa fraude financeira são aquelas pessoas com nome sujo ou que não possuem comprovante de renda e estão necessitando de dinheiro de forma urgente.

Logo, os criminosos apontam o pagamento de uma taxa antecipada que servirá para a aprovação do crédito para o solicitante. Contudo, após pagar esse valor, o empréstimo não é liberado e nem a quantia é devolvida.

Assim, a melhor forma de evitar esse tipo de fraude financeira é escolher muito bem a financeira ou empresa online para solicitar o seu empréstimo. Além disso, outras dicas são importantes:

  • Não aceite crédito por mensagens do WhatsApp e nem por telefone;
  • Esteja ciente de que nenhuma empresa séria solicita depósito antecipado para liberar empréstimo;
  • Consulte opiniões de outros consumidores sobre a tal empresa, o que é possível fazer acessando o site Reclame Aqui;
  • Confirme se o site da contratação do crédito conta com certificado de segurança.

Oferta de investimento milagroso

Por fim, uma das fraudes financeiras mais comuns é a oferta de investimento milagroso, também conhecida como pirâmide financeira. Nesse golpe, uma pessoa convida outra para fazer parte de um determinado método de vendas ou investimentos com ganhos incríveis em tempo curto.

Além disso, esta fraude pode envolver a venda de produtos, aplicações em ativos financeiros ou indicações de pessoas que precisam colocar dinheiro de modo constante no esquema. Contudo, ele não é sustentável e quem está na base da pirâmide tem como objetivo apenas gerar lucro para aqueles que estão no topo.

Para evitar esse tipo de fraude você deve se atentar a certos pontos ao ser convidado para um negócio ou investimento. Isso porque o golpe apresenta as seguintes características:

  • Não exige comprovação de renda;
  • As regras de ganho não são claras e existem muitos critérios;
  • O foco principal da proposta é recrutar outros investidores;
  • A oferta traz lucros garantidos, em grande volume e em um tempo curto.

Agora você já conhece as principais fraudes financeiras e sabe exatamente como evitá-las. Portanto, esteja sempre atento para identificar os golpes que podem comprometer a sua vida financeira.