Você decidiu que quer começar a investir, mas não sabe o que fazer? Esse é um tipo de dúvida comum, pois existe a falsa ideia de que o mundo dos investimentos não é para todo mundo, mas ele é e abre novos caminhos para a sua vida, levando à realização dos seus sonhos e à independência financeira.

No entanto, de antemão é necessário entender que você vai precisar de bastante organização, dedicação e constância para alcançar tudo de melhor que essa nova decisão de investir pode lhe proporcionar. Logo, com essa mentalidade focada, confira abaixo o passo a passo completo para começar a investir.

Quite as suas dívidas

É complicado alavancar seu patrimônio se você tem dívidas, pois boa parte dos seus rendimentos serão usados para pagar débitos referentes ao rotativo do cartão de crédito, por exemplo, e outras despesas que você assumiu sem realmente poder honrar o pagamento.

Por essa razão, o primeiro passo antes de investir é garantir o pagamento de todas as suas dívidas. Ora, é necessário fazer uma limpa na sua vida financeira para começar a faturar com as suas aplicações.

Portanto, busque meios de quitar seus débitos. Em situações mais simples, em dois meses fazendo corte de despesas você já vai estar livre das dívidas. Porém, se o problema for maior, considere o empréstimo, às vezes vale a pena.

Acabe com os maus hábitos financeiros

Não adianta começar a investir se o seu orçamento está cheio de maus hábitos financeiros. Por essa razão, o recomendado é fazer um apanhado completo das suas despesas mensais e, a partir daí, montar um planejamento para que tudo fique em ordem.

No geral, o indicado é buscar por gastos desnecessários que podem ser cortados e amenizados. Logo, é o momento de fazer uma verdadeira revisão do seu orçamento. Inclusive, busque engajar toda a sua família em prol da economia.

Tenha metas inicias para os seus investimentos

Agora que você já seguiu os passos anteriores, antes de realizar investimentos, você deve estabelecer metas iniciais. Então, comece a se perguntar o seguinte: onde você deseja chegar com as suas aplicações financeiras? Quando não se tem objetivos, não é possível saber se os seus investimentos estão rendendo o necessário ou se os seus recursos estão aplicados na modalidade certa.

Então, comece com metas mais simples e que sejam fáceis de serem realizadas. Por exemplo, você pode investir para montar a sua reserva de emergência, comprar um imóvel ou até mesmo pagar a faculdade do seu filho. As opções são muitas!

É hora de poupar para começar a investir

Esqueça a história de que é preciso ter um valor alto para começar a realizar aplicações no mercado financeiro, hoje com R$ 100,00 você já consegue investir em alternativas bem lucrativas e interessantes. Contudo, isso não quer dizer que você não deva poupar.

O melhor hábito de qualquer investidor é guardar uma parte dos seus ganhos para aplicar mensalmente. Logo, você vai precisar economizar para garantir os seus aportes mensais. Assim, encare as suas aplicações como uma dívida a ser honrada.

Estude sobre os investimentos

Outro passo importante para começar a investir é estudar sobre os investimentos, pois estando bem informado, é muito provável que você tome as melhores decisões que garantirão resultados impressionantes para o seu bolso.

Sendo assim, busque se informar o máximo possível sobre os mais diversos ativos disponíveis no mercado, suas rentabilidades, os riscos envolvidos e as características básicas de cada um. Além disso, tente compreender como funciona a Selic e o IPCA, uma vez que esses índices afetam diretamente seus ganhos e assim fica fácil direcionar seus recursos para as aplicações certas.

Escolha uma boa corretora para começar a investir

Agora você já está bem próximo de investir, mas é preciso ainda escolher uma corretora de valores, já que ela se tornará a sua parceira nessa jornada. Afinal, é a corretora que disponibiliza os ativos para você realizar os seus investimentos.

Dessa maneira, faça uma pesquisa completa pelas melhores opções do mercado. Opte por uma corretora que esteja sólida no mercado, que trabalhe com transparência nas suas operações e que seja prática e fácil para a sua vida. É importante que você confie o seu dinheiro para uma empresa realmente séria e que cumpra o combinado.

Comece com opções seguras

Por fim, o último passo para começar a investir é fazer aplicações em opções seguras, mas que tragam lucratividade para você ir se acostumando aos poucos à vida de investidor. Para quem está iniciando, existem três excelentes alternativas:

  1. CDB;
  2. LCI;
  3. LCA.

A partir do momento em que você estiver mais habituado a investir sem medo, aumente os valores aplicados mensalmente e busque progredir, de forma gradual, para a renda variável, diversificando assim a sua carteira de investidor.

Seguindo todos esses passos é possível começar a investir seu dinheiro de forma fácil, rápida e segura. Então, use todas as informações ao seu favor e comece a mudar a sua vida se tornando um investidor.