Você está cansado de não conseguir se organizar financeiramente e todo final de mês é um sufoco? Não conseguir organizar suas finanças pode causar diversos problemas para sua vida. Por isso, este post é para você! Vamos ensinar de uma forma prática como organizar suas finanças para você começar a investir o seu dinheiro e, assim, conquistar a tão sonhada estabilidade financeira.

Ficou interessado? Leia este post e comece a investir no seu futuro!

Defina seus objetivos

A primeira ação que você deve fazer é definir os seus objetivos. O que você quer fazer daqui a 5 anos, onde você que estar. E daqui 10, 20 anos já parou para pensar? Comece listando os seus objetivos para os próximos anos. Assim, ficará mais fácil organizar suas finanças ao longo do tempo.

Dessa forma, os seus objetivos ficarão mais palpáveis e você conseguirá criar metas para conquistá-los. Parece uma ação pouco significativa, mas acredite, é assim que você vai começar um caminho de investimentos na sua vida.

Foque nas prioridades

Depois de terminar a sua lista de objetivos e desejos, é hora de selecionar o que é relevante, urgente, de curto e longo prazo etc., para conseguirmos dar um foco ainda mais tangível para a nossa meta principal: ter uma gordura de salário que dê para investir. 

Digamos que a sua prioridade seja uma promoção na sua carreira para um aumento de salário e satisfação profissional. Então, fazer algum MBA ou curso on-line possa ser uma prioridade, portanto, relativize outros como uma viagem de final de semana com os amigos ou algum item luxuoso que você deseja obter.

Dê uma pausa no cartão de crédito

Um dos maiores vilões de quem quer começar a organizar as finanças é o cartão de crédito. Com ele, achamos que temos o nosso salário mais o limite nele disponível. E ainda com o recurso de parcelamento, acabamos perdendo o controle dos gastos. 

Então, a primeira dica, depois do planejamento dos objetivos e metas, é colocar de lado o seu cartão de crédito e só voltar a utilizá-lo depois de ter pago todas as faturas. Alguns bancos, inclusive, permitem o adiantamento das parcelas, se conseguir, faça isso. 

Comece a guardar dinheiro

Comece a separar uma quantia de dinheiro. Nesse caso, você deve fazer isso antes mesmo de começar a pagar as suas contas, caso contrário, a vontade de gastar e até mesmo a ansiedade vai fazer com que você adie mais um mês, que pode ser decisivo nesse novo caminho que você quer trilhas: o de investir. 

Monte uma planilha para controle de gastos

Depois de fazer um levantamento dos seus desejos, ajustar o grau de prioridade, começar a guardar dinheiro e saber usar o seu cartão de crédito, é hora de montar uma planilha de gastos diários para controle das suas despesas cotidianas, seja o seu aluguel e até mesmo aquele cafezinho antes do trabalho na sua padaria preferida. Anote tudo!

Assim, você conseguirá ter uma visão mais estratégica do que ainda pode ser cortado para, assim, você conseguir ter uma gordura de salário para investir mensalmente. 

Comece separando um dia do mês, o melhor é o primeiro, para organizar os seus gastos mensais prioritários, isso envolve aluguel, contas de água, luz, internet, parcelas do cartão de crédito etc. Uma recomendação é fazer colunas e linhas com os Dias do Mês e as Despesas Fixas (aluguel, luz etc.), Dívidas, Pagamentos (cartão de crédito), Gastos Eventuais (cafezinho) e por aí vai. 

Essa atividade pode ser algo simples na sua vida, principalmente se você for adepto de aplicativos. Há uma infinidade deles. Apenas com alguns poucos minutos você atualiza diariamente suas finanças e, dessa forma, nunca mais agirá por impulso ou se sentirá em completo descontrole dos seus gastos. Basta abrir — a planilha ou o app — e colocar os gastos diários ao final de cada dia.

Comece a separar uma quantia de dinheiro 

Nesse caso, você deve fazer isso antes mesmo de começar a pagar as suas contas, caso contrário, a vontade de gastar e até mesmo a ansiedade vai fazer com que você adie mais um mês, que pode ser decisivo, nesse novo caminho que você quer trilhar: o de investir. 

Comece a ler livros sobre organização de finanças, investimentos e hacks sobre o tema, assim como seguir blogs e redes sociais de pessoas dessa área. Assim, você terá uma imersão e conseguirá se manter nessa rotina até que vire um hábito de vida. 

Se você colocar em prática hoje mesmo as orientações passadas neste conteúdo, você estará fazendo um grande investimento em você, então, não perca tempo, pois as dificuldades financeiras afetam diretamente o aspecto emocional e a produtividade no trabalho. Se você começar a organizar suas finanças você só tem a ganhar com essa ação.

As informações que trouxemos neste post ajudaram você? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e passe essas dicas para os seus amigos! Continue no nosso blog e saiba mais sobre o mundo do investimento.