A Receita Federal abre nesta quinta-feira (24) a consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda para cerca de 212 mil contribuintes que estavam na dita malha fina e que acertaram suas contas com o Fisco para ter acesso aos mais de R$ 210 milhões já na próxima semana.

Para ter acesso ao sistema na página da Receita é preciso entrar no site (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) , clicar em “Meu Imposto de Renda”, logo após em “Consultar a Restituição”.

Também é possível ter acesso por meio do aplicativo da Receita Federal nos aplicativos para smartphones nas lojas Android e iOS. Os pagamentos estão agendados para serem feitos na próxima quinta-feira (31), na conta informada para depósito na declaração do Imposto de Renda.

Um dado interessante sobre essa restituição é que nesse primeiro momento, os mais de 212 mil que declaram em anos anteriores estão contemplados, sendo que 2.790 têm mais de 80 anos, 21.540 têm entre 60 e 79 anos e 2.199 têm alguma deficiência física, mental ou doença grave.

Caso o cidadão não esteja na lista, é indicado entrar no site do eCac (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login), para averiguar se possui o extrato de declaração. No caso de ter pendências é esperar os próximos lotes da restituição. Basta então, entrar no menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

No caso da pessoa não ter mais a conta de banco cadastrada, o dinheiro vai se encontrar até um ano no Banco do Brasil para saque. Dúvidas entrar em contato nos telefones da instituição em: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Prazos da restituição

Dentro do cronograma da Receita, ao todo, serão cinco datas durante o ano de 2022 para restituição na conta do contribuinte.

Confira os dias definidos pela Receita Federal:

  • 1ª data – 31 de maio;
  • 2ª data – 30 de junho;
  • 3ª data – 29 de julho;
  • 4ª data – 31 de agosto;
  • 5ª data – 30 de setembro.