Existem muitas coisas boas sobre ser freelancer. Não há uniformes feios para vestir, não há chefe chato para ficar te controlando o tempo todo, e você ainda pode escolher quais projetos você diz “sim” ou “não”. Seus clientes são verdadeiramente seus e seu trabalho é valorizado em outro nível.

Entretanto, embora você tenha mais controle sobre sua carreira agora do que uma vez já teve, ainda tem algumas coisas que vão estar fora de seu controle. O seu fluxo de trabalho provavelmente não será estável. Quase todo freelancer vive o ciclo da “festa ou fome” — o que não é muito legal.

Dependendo de quão bem — e quão consistentemente — você vende o seu trabalho, o seu período de “fome” pode durar de algumas semanas a alguns meses. E o tempo de espera? Isso pode te desestabilizar, se você deixar.

Aqui vai uma dica: não deixe. Só porque você não tem projetos relacionados aos seus clientes para trabalhar no momento, isso não significa que não tenha nada para fazer. Quando você trabalha por conta própria, tem sempre alguma coisa para fazer. Mesmo quando você está “apenas esperando” pelo seu próximo grande projeto

Abaixo, confira algumas dicas que te ajudarão a se ocupar melhor nos momentos em que você estiver sem projetos.

1. Organize-se

Como anda o seu escritório hoje em dia? Você está guardando os seus arquivos nos lugares certos ou está empilhando tudo em cima da impressora? Você ainda consegue ver a superfície de sua mesa ou está tão bagunçada que você nem lembra mais de que cor é? Organize sua papelada, jogue fora o lixo e se livre da bagunça desnecessária.

Não pare na parte exterior, apenas. Classifique também a área de trabalho do seu computador. Existem ícones não utilizados? Cada um de seus clientes tem sua própria pasta, ou todos os seus projetos estão agrupados?

Use esse momento de pausa para se organizar.

2. Mantenha o contato

Espero que você tenha mantido o contato com seus antigos clientes, mas, se esse não for o caso, esse é o momento certo. Não — repito, não — implore por trabalho. Ofereça um “olá” cordial e volte a entrar em contato. Diga a eles que você está procurando mais alguns projetos para trabalhar no momento e deixe isso em aberto para, caso precisem, tenha alguém em mente.

Se eles conhecerem alguém, seu nome será passado para o que poderia ser seu próximo cliente. Entretanto, o simples ato de reacender essa conexão fará com que seu antigo cliente volte a requisitar os seus serviços. Ao lembrá-los de que você existe, você também estará lembrando-os do trabalho que você já fez e, se eles ficaram satisfeitos, há uma boa chance de que eles procurem você de novo no futuro.

3. Reavalie o seu plano de negócios

Você está administrando seus negócios de acordo com o esperado? Volte-se aos seus objetivos iniciais. Reavalie suas estratégias. O que está funcionando? O que não está funcionando?

Isso te ajudará a lembrar porque você se tornou seu próprio chefe, lá no início. Isso também te ajudará a (re)concentrar-se no que é importante.

4. Atualize seu portfólio e perfis

Quando você está ocupado trabalhando, pode ser difícil dar atenção a essa tarefa. Bem, quando não estiver trabalhando, é a hora certa de atualizar seu portfólio/currículo.

Se as informações do seu perfil nas redes sociais estiverem um pouco empoeiradas, atualize isso também. Principalmente se você vem adiando o momento para preencher por completo suas informações de perfil. Isso fará com que clientes em potencial possam te  conhecer melhor.

5. Faça uma transformação

Este é o momento de atualizar o visual do seu lugar na rede. Quando foi a última vez que o site de sua empresa foi reformulado? Você ainda está usando uma foto sua de 10 anos atrás? (Você ainda tem aquela aparência?).

Se você está entediado com o visual de sua empresa, há uma grande chance de seus potenciais clientes também estarem. Porém, mais importante, se você está entediado, então não está fazendo o seu melhor trabalho. Se transformar o seu negócio rejuvenesce sua paixão, então isso com certeza vai te ajudar.

6. Estude

Leia todos aqueles livros que você vem adiando a leitura. Fique por dentro dos melhores blogs de sua área. Faça cursos. Ou comece em uma mentoria.

Atualize suas habilidades. Quando seu horário de trabalho voltar ao normal, você terá mais a oferecer a seus clientes — isso refletirá em preços mais altos para o seu trabalho. Como se diz: saber é poder!

7. Resolva os problemas pessoais

Resolva os problemas pessoais que você tem adiado. Vá ao dentista, conserte aquela porta barulhenta do armário, ou visite sua avó. O que quer que você tenha adiado porque não “teve tempo” para isso, simplesmente faça. Agora você tem tempo de sobra.

8. Tire umas férias

Se você acompanha as métricas de seu negócio, você saberá com antecedência quando está prestes a chegar em um momento de pausa dos negócios. Se você se planejar bem com antecedência, então você pode usar isso como tempo de folga necessário. Em outras palavras: ao invés de semanas ou meses de trabalho e desespero — você pode usar esse tempo para evitar (ou se recuperar de) burnout!