Um dos meios de pagamentos recorrentes de contas é o do débito automático. Com ele você consegue quitar algumas despesas essenciais, como telefone, energia, faturas do seu cartão de crédito e até mesmo algumas mensalidades, por exemplo. Portanto, é uma forma de simplificar o pagamento das contas.

Afinal de contas, com esse débito acontecendo automaticamente no dia do vencimento você vai ser capaz de pagar as dívidas em dia, evitando juros e multas por atraso. No entanto, nem tudo é benéfico, como toda ferramenta, há algumas desvantagens e é necessário conhecer a funcionalidade como um todo para decidir se vale a pena ou não. Confira!

O que é e como funciona o débito automático?

O débito em automático nada mais é que uma programação dos pagamentos de contas. Dessa maneira, é realizado o cadastro do que você deseja pagar, como a fatura do seu cartão, por exemplo. Assim, na data de vencimento, o banco ou a instituição financeira realiza o débito de modo automático, diretamente da sua conta, do valor para o pagamento da fatura.

Então, existe um detalhe que o consumidor deve estar atento, que é referente ao valor que precisa estar na sua conta no dia que o débito irá acontecer. Afinal de contas, caso a sua conta esteja zerada, por exemplo, poderá ser descontado do cheque especial e então os juros serão cobrados posteriormente. Sem contar que em algumas situações o pagamento pode também ser recusado.

Como solicitar o débito automático?

Para começar a pagar as suas contas na funcionalidade débito em automático é necessário entrar em contato com a sua instituição financeira para que ela autorize o débito todos os meses. Hoje esse processo pode ser realizado através dos aplicativos dos bancos e cada app trabalha com etapas para a verificação e segurança.

No entanto, nem todas as instituições financeiras oferecem esse serviço, e há aquelas que ainda cobram taxas para o uso dessa funcionalidade, logo é interessante consultar o convênio que o banco disponibiliza.

Caso queira cancelar, o procedimento é também feito através do aplicativo da instituição financeira e pode ser realizado a qualquer momento.

Quais as vantagens?

Existem uma série de vantagens em realizar a contratação deste recurso e abaixo você vai conhecer as principais e mais importantes. Confira agora mesmo!

Pagamentos em dia

Ao aderir ao débito em automático, você não corre o risco de perder a data de vencimento dos débitos e assim mantém todas as suas contas em dia mais facilmente. Aliás, com essa funcionalidade é possível evitar o pagamento de juros e multas, o que é ótimo para o seu bolso.

Porém, o que é necessário se atentar é ter organização para garantir que tenha o valor disponível na conta no dia que o débito for ser realizado. Inclusive, é fundamental ter atenção também às cobranças cujos vencimentos acontecem no final de semana ou até mesmo feriado, já que o débito tende a ocorrer no dia útil seguinte.

Possibilidade de conseguir cashback

Outra vantagem bastante interessante sobre o débito automático é o cashback, pois algumas instituições financeiras hoje ofertam o famoso “dinheiro de volta” quando você ativa essa funcionalidade. Então, além de não ter que se preocupar com o pagamento da conta, você ainda recebe um percentual em cima do valor gasto.

E as desvantagens?

Como dito, o recurso tem algumas desvantagens que merecem ser mencionadas, como:

  • É necessário ter dinheiro em conta – o cliente precisa ter o dinheiro na conta para que o débito aconteça no dia do pagamento, assim não há o risco de o valor ser descontado usando o cheque especial, o que acaba gerando juros bem altos e desnecessários. Assim, o que era para ser um facilitador acaba gerando muita dor de cabeça;
  • Cobranças ou taxas – é necessário conferir se a instituição financeira faz a cobrança de algum valor ou taxa extra pela utilização do débito em conta, pois, mesmo que a quantia seja baixa, ela pode fazer uma grande diferença nas suas finanças.

Vale a pena?

A utilização do débito automático pode ser interessante, já que ele diminui o tempo que se leva para realizar os pagamentos e ainda contribui para que você pague tudo em dia, sem esquecer um ou outro boleto. Contudo, é importante que você garanta mensalmente ter o valor disponível na conta para o pagamento.

Logo, é válido testar essa função, ativando durante um mês e vendo se é vantajoso para você. Caso não goste, é só solicitar o cancelamento do serviço.

Conclusão

Como visto, o débito automático é uma funcionalidade interessante que traz praticidade no pagamento das contas, pois evita que você esqueça de pagar algum boleto. Entretanto, é necessário garantir que terá dinheiro em conta mensalmente para que este recurso se torne vantajoso e não uma dor de cabeça.