Muitas pessoas desistem de repaginar a residência por conta dos gastos excessivos que esse tipo de obra requer, porém não precisa ser assim, visto que é possível economizar na reforma da casa, bastando adotar algumas dicas simples que funcionam muito bem.

Afinal de contas, quando se fala em despesas, independentemente de quais tipos sejam, o mais importante é ter um bom planejamento financeiro e na reforma não seria diferente. Portanto, saiba que você consegue sim dar uma nova cara ao seu ambiente sem gastar uma fortuna.

No entanto, fica a dúvida: como fazer isso de maneira prática? Então, abaixo você confere as 5 dicas para economizar na reforma da casa. Veja agora mesmo!

1 – Um bom projeto é importante

É um engano acreditar que certos gastos são desnecessários no momento de reformar a casa, como a contratação de um arquiteto, por exemplo. Apesar de parecer irrelevante em um primeiro momento, contar com um projeto assinado por esse profissional é a garantia de que você vai conseguir obter êxito na sua reforma, sem gastos surpresas, o que é muito comum na construção.

Isso porque o trabalho do arquiteto é criar um projeto que serve de apoio para reforma, o que é fator fundamental quando se pensa em economizar. O motivo é simples: o projeto é o que determina toda a execução, o tempo em que a obra será finalizada e, o mais relevante, a especificação exata de quanto cada etapa custará ao seu bolso.

Em contrapartida, quando você não tem o projeto, o que normalmente ocorre são despesas desnecessárias e as perdas de material, grande quantidade de mão de obra e, pior, o retrabalho, o que culmina no desperdício do dinheiro.

2 – Adquira materiais de qualidade

Muitas pessoas acham que material de qualidade significa automaticamente material nobre, esse último, sim, tem o custo elevado. Contudo, hoje não é mais necessário apostar em pisos de madeira, por exemplo, há opções no mercado com revestimentos e laminados que causam a mesma sensação. A mesma ideia é válida para o porcelanato, metais sanitários, louças e acabamentos.

Sendo assim, o mais importante nesses casos é buscar por fornecedores de confiança e qualidade e, dentro do portfólio – que tende a ser enorme –, escolha aquele que traga o melhor custo-benefício para o seu bolso.

3 – Faça diversos orçamentos e negocie

A compra de todo o material para economizar na reforma da casa precisa ser bem organizada. Então, para isso, é interessante que você procure por vários orçamentos de fornecedores. Afinal, essa é a melhor forma de você garantir um excelente preço.

Além disso, no momento de comprar os materiais, é interessante adquirir o máximo de itens em um único lugar, pois assim pode-se negociar com a loja um abatimento na quantia total. Se você não tem espaço suficiente para armazenar tudo, verifique se é possível fazer a entrega de forma parcial, por exemplo.

Portanto, é preciso realmente negociar e não tenha vergonha, pois o varejo tem buscado modos cada vez mais interessantes de se reinventar para não perder clientes. Então, use todo o seu poder de persuasão!

4 – Planeje os gastos

Antes de começar a reforma da sua casa é muito importante que você esteja ciente da quantia total que esse trabalho vai custar para o seu bolso. Desse modo, se torna mais fácil saber se o valor vai ficar dentro do o seu orçamento ou se o melhor é fracionar a obra, fazendo por partes.

No planejamento de gasto você deve levar em consideração também se é mais benéfico aceitar o desconto para o pagamento à vista, o que normalmente é dado na construção, ou, se no momento, o mais interessante para o seu bolso é o pagamento parcelado. Ora, tudo depende do quanto você tem disponível.

No mais, é importante que você tenha uma reserva de emergência, visto que sempre surgem imprevistos na reforma, seja um cano que estoura ou fios que precisam ser trocados, por exemplo.

5 – Conte com bons profissionais

Por fim, para economizar na reforma e evitar dor de cabeça, o aconselhado é contratar bons profissionais, desde o arquiteto até os pedreiros. Aqui é interessante fazer uma pesquisa detalhada e com bastante atenção.

Inclusive, falando sobre profissionais, não esqueça que o barato pode sair muito caro. Por isso, desconfie de orçamentos baratos demais e escolha sempre pagar a quantia justa pelo trabalho que será feito.

Com estas 5 dicas para economizar na reforma da casa vai ser muito mais fácil e simples repaginar a sua residência sem precisar ter gastos absurdos. Ora, tudo depende de um bom planejamento e de atitudes simples que garantem uma obra tranquila e adequada para o seu bolso.