É cada vez mais comum a busca por investimento para aposentadoria, visto que há uma verdadeira instabilidade na economia brasileira e constantes mudanças no regime previdenciário. Logo, é normal o desejo de tranquilidade financeira na terceira idade sem depender do Governo.

Assim sendo, dependendo das suas possibilidades de recursos, bem como do seu perfil de investidor, há várias opções para manter o mesmo padrão financeiro durante essa fase tão importante da vida. Entretanto, ainda existe muita dúvida sobre o assunto, em especial ao que se refere ao melhor ativo que pode ser usado para essa finalidade.

Logo, abaixo está tudo que você precisa saber para começar a fazer o investimento para aposentadoria. Afinal de contas, você vai conhecer as melhores alternativas disponíveis hoje no mercado financeiro. Confira!

Mas antes, por que planejar a aposentadoria?

Para se aposentar é necessário cumprir uma série de exigências determinados pela legislação. Assim, atender todos esses pré-requisitos exige um cuidado especial, uma vez que é realizada a análise econômica e social do solicitante, pois, caso contrário, poderá acarretar em prejuízo financeiro.

Por essa razão, é fundamental se planejar bem para não ser pego desprevenido ao fechar a conta e perceber que o valor da aposentadoria é abaixo do padrão de vida que você mantém hoje. Além disso, a Previdência Social vai passando por mudanças constantes, o que torna mais difícil ainda cumprir todos os requisitos para se aposentar.

Inclusive, cada vez se torna necessário atuar por mais tempo no mercado de trabalho, caso contrário se tem desconto na folha de pagamento, o que não é nada vantajoso. E, como se não bastasse tudo isso, existe um teto máximo de recebimento também que não pode ser ultrapassado.

Logo, fica clara a importância de fazer investimento para aposentadoria. Mas onde investir? Qual melhor opção? Abaixo estão algumas alternativas vantajosas. Confira!

Tesouro Direto

Tesouro Direto se trata de títulos públicos, onde você empresta dinheiro para o Governo e recebe, em troca, determinada quantidade de juros, que pode ser pós-fixada ou fixada, como uma remuneração pelo valor disponibilizado. Portanto, essa é uma aplicação bastante recomendada para aposentadoria, em especial o Tesouro IPCA.

A principal razão para isso é que esse título protege seu dinheiro da inflação, visto que ela acompanha esse índice. Logo, você consegue manter o seu poder de compra e ainda é remunerado segundo a taxa adicional. Além disso, é um investimento seguro, pois a emissão do título é feita pelo Governo Federal.

Com relação à rentabilidade do Tesouro Direto, existe a tributação de Imposto de Renda, mas ele obedece a tabela regressiva. Então, quanto mais tempo o valor fica aplicado, menos tributo você terá que pagar, o que é um ponto importante quando se pensa em investimento para aposentadoria.

Fundos de Investimentos

Os Fundos de Investimentos agrupam recursos de diferentes pessoas, como uma forma de garantir que os valores sejam aplicados de modo conjunto no mercado de capitais e financeiros. Assim, os rendimentos obtidos são divididos entre os investidores, sendo, obviamente, proporcionais ao capital disponibilizado por cada um.

A grande vantagem desse tipo de aplicação é que os valores investidos obedecem às metas e políticas pré-determinadas. Logo, os custos para quem investe já englobam a taxa de administração, bem como a performance.

No mais, os Fundos de Investimentos podem ser de curto ou longo prazo, sendo esse último indicado para quem deseja fazer um investimento para aposentadoria. Semelhante ao Tesouro Direto, as alíquotas ao Imposto de Renda vão diminuindo conforme o tempo que o capital permanece aplicado.

Previdência Privada

A Previdência Privada é o investimento mais conhecido quando se fala em aposentadoria, já que a meta principal dessa aplicação é possibilitar que o investidor construa um patrimônio que poderá gerar renda passiva no longo prazo.

Contudo, é fundamental que você escolha o plano de previdência privada certo, o que é feito a partir da análise do seu perfil de investidor, como também de alguns fatores, como a tributação, por exemplo, já que existem dois tipos de regime sujeitos e cada uma tem as suas particularidades:

  • Regressivo – Indicado para quem busca investir na aposentadoria por um período acima de 10 anos;
  • Progressiva – Indicado para quem pretende usar os recursos investidos em menos de 10 anos.

Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio

Por fim, você tem também as Letras de Crédito Imobiliário (LIC) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), o valor desses títulos são aplicados, de forma respectiva, no setor de imóveis e agrícola.

A rentabilidade aqui acontece com base em um índice usado como referência nas aplicações de renda fixa, sendo, normalmente, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Por serem isentos de Imposto de Renda e contarem com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), esses ativos são interessantes para quem busca investimentos para aposentadoria.

Você já conhece as opções para aplicar a longo prazo, então para escolher o melhor investimento para aposentadoria é preciso determinar em quanto tempo você pretende ter acesso ao valor, bem como a quantia que será investida mensalmente para que seja possível acumular um patrimônio considerável.