O ano de 2022 começou sexta. Só temos uma única certeza: a de que teremos um ano com 365 dias (não é um ano bissexto), e que será um ano de incertezas e de eleições nacionais. Este ano, ainda, a Copa do Mundo, que costuma ser na metade do ano, será apenas em Novembro.

Mesmo com tantas inconstâncias, pra nós, ligados em economia e finanças, sempre é importante saber o que podemos esperar para os próximos 363 dias. Uma das formas de tentar perceber como será o ano que começa hoje é ler notícias, colunas e opiniões de diversos canais que tratam de economia e finanças, como este aqui.

Nossa primeira postagem do ano, no entanto, vai falar sobre outra coisa: será que é possível mesmo prever o futuro, antever como será o ano de 2022 ou mesmo como será o dia de amanhã, ou como serão os próximos 10 anos? Será que existe uma Mãe Dinah ou um Walter Mercado (para os antigos) ou Márcia Sensitiva (para os mais novos/ ou apenas mais ligados nas redes sociais) dentro de cada um de nós ou dos especialistas, tão consultados nesta época do ano.

São essas perguntas que este artigo tentará responder.

 

Previsões e misticismo

Antes de mais nada, é preciso dizer que há muito misticismo sobre a previsão do futuro. Muita gente liga a previsão do futuro com pessoas sobrenaturais, que têm um dom, divino, espiritual, de prever o que Deus escreveu para o futuro de todos. Até mesmo a ciência, pelo menos no início, estava muito preocupada em tentar prever o que aconteceria no futuro, observando os fenômenos da natureza. Assim, por exemplo, foram escritas as Leis da Física, como por exemplo a Lei da Ação e Reação, a Lei da Gravidade, a Lei da Inércia – tudo isso para tentar entender, pelos números, como o mundo funcionava, e assim evitar catástrofes ou mesmo acidentes pessoais.

Ou seja, talvez desde quando o homem percebeu o mundo, e principalmente percebeu os acidentes e tragédias que poderia sofrer, tenta prever o futuro, principalmente para se prevenir da morte. Se antes ligava todos os acontecimentos a uma vontade ou raiva divina, tentou, a partir da ciência, controlar o universo e prever os fenômenos.

Mas para o ser Homo Sapiens da atualidade – ou o Homo Economicus ou qualquer outra variação dada por algum autor de sua preferência – prever o futuro não está apenas ligado à prever acidentes fatais e desastres naturais, mas também prever as escolhas econômicas que deverá tomar, prever as crises e oportunidades de investimento. Em ano de eleições nacionais no Brasil, estas previsões se tornam ainda mais importantes.

 

Futurologia

Embora todo este misticismo envolvendo a previsão do futuro, existe uma ciência ou uma disciplina específica que estuda o futuro. Ela é conhecida como Futurologia. Um futurologista é o pesquisador que, baseado em acontecimentos, descobertas da ciência, ações dos governos e democracias, e avanços das tecnologias, tenta trazer cenários possíveis para um futuro próximo ou longevo, por exemplo, inovações que surgirão daqui 10 anos.

Não se trata, é claro, de uma ciência exata. Um futurologista, diferente de um impostor ou um charlatão, de pessoas que dizem ter dons sobrenaturais, não irá afirmar que sua previsão é a única correta e possível. Ele sabe que sua previsão é apenas especulativa, ou seja, é apenas uma possibilidade dentre várias que podem ocorrer. 

Desta forma, para a futurologia – como ciência séria – não é possível prever um único futuro. Ou seja, não existe um único futuro possível, mas sim diversas previsões. Estas previsões se dão com base em alguns elementos de análise. Estes elementos recebem a sigla de STEEP – Social; Tecnológico; Econômico; Ambiental (Environmental, em inglês); e Político.

Ou seja, para uma boa previsão de inovações e projeção do que pode acontecer no futuro, próximo ou distante, o futurologista estuda como está se desenvolvendo os fatores da sociedade, como tem se desenvolvido as tecnologias, como a economia e a política nacional e mundial tem se comportado, bem como o fator do meio ambiente – poluição, aquecimento global e escassez de recursos naturais, como energia e água.

Desta maneira, o futurologista, diferente de outros pesquisadores que analisam o passado ou o presente, tenta buscar dentro do passado ou do presente elementos para imaginar cenários futuros. Dizendo de outra forma, para a maioria das ciências que conhecemos a imaginação e a subjetividade (a ideia pessoal do pesquisador sobre as coisas) são afastadas, em nome de uma verdade única sobre o que se observa – por exemplo, um biólogo tem limitações para imaginar e criar. Ele deve apenas descrever o que observa. 

Por outro lado, para o futurologista, a imaginação, a criação e as experiências e conceitos pessoais são liberados. O futurologista, aquele que pratica a futurologia, é livre para imaginar futuros possíveis. Claro, baseado no que ele observa no presente como tendências para o futuro, como por exemplo: os carros elétricos, as transferências por PIX, o aumento das compras pela Internet em detrimento das compras em lojas físicas.

 

Análises Econômicas

As previsões econômicas também podem ser classificadas como uma forma de futurologia. Elas são realizadas por diversas instituições. São os economistas os principais responsáveis por essas previsões. Cada uma das instituições que fazem previsões econômicas usa suas variáveis para tentar prever o que irá acontecer, tanto no ano que vem, daqui 10 anos, como no dia seguinte. Essas variáveis podem ser o câmbio, o Produto Interno Bruto (PIB), o cenário político, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a taxa de juros, a movimentação das Bolsas de Valores de todo mundo, dentre tantas outras variáveis possíveis.

Trata-se também de previsões, de alternativas sobre o que pode ou não acontecer. Nenhuma destas previsões são as únicas corretas, ou seja, o único cenário futuro possível. Cada uma dessas instituições econômicas podem prever o que irá acontecer em 2022 com números diversos. Algumas outras instituições são responsáveis por captar essas expectativas de diversas outras instituições e criar cenários que tentam buscar uma tendência comum ou discordante a todas as previsões analisadas.   

 

E você, o que prevê para o seu futuro em 2022 e 2032?

Desejamos a você, acima de qualquer previsão, um 2022 de muitas alegrias e saúde! Continue nos lendo e obrigado!