Pagar as contas em dia é muito importante para não desorganizar as suas finanças e ainda evitar multas e juros em razão dos atrasos. Inclusive, quando os atrasos são longos no pagamento das contas é muito provável que o seu nome seja inscrito no cadastro de inadimplentes, como SPC e Serasa, o que prejudica o seu crédito de Score e torna difícil a contratação de créditos, empréstimos e financiamentos no mercado.

Por esse motivo, é obrigatório que você garanta o pagamento dos débitos dentro do prazo de vencimento, o que nem sempre é fácil, principalmente quando se tem diversas contas espalhadas por diversos credores. Aliás, é nesse exato momento que surge a dúvida: Como pagar as contas em dia? Então, como uma forma de ajudar, abaixo estão 5 estratégias que você pode adotar na sua rotina. Confira!

1 – Centralize as datas de vencimento

A melhor estratégia para não esquecer de pagar as suas contas dentro do prazo combinado é centralizar as datas de vencimento de todos os seus boletos. Grande parte dos serviços deixam que o consumidor escolha o melhor dia para o pagamento. Então, tente sempre manter tudo no mesmo prazo ou distribuídos com 3 dias no máximo de diferença, caso seja necessário dividir os pagamentos.

Afinal de contas, quanto menos datas existirem, mais fácil vai ser pagar as contas em dia, sem atrasos e sem multas e juros, que são altos, principalmente do cartão de crédito. Logo, entre em contato com os serviços de água, telefonia, cartões, internet e tudo mais que você usar para centralizar o melhor prazo de vencimento.

2 – Coloque o pagamento no débito automático

Além da estratégia acima, para garantir o pagamento das suas contas em dia, você pode colocar as contas no débito automático, em especial os gastos domésticos, como:

  • Água;
  • Luz;
  • Telefone;
  • Internet.

Inclusive, muitas empresas ofertam descontos para os clientes que se utilizam do débito automático para quitar as suas contas, uma vez que há menos riscos de atraso e você ainda consegue economizar com essa simples ação.

Além disso, essa é uma estratégia excelente para você não ficar se preocupando mensalmente em separar o dinheiro para cada conta, tendo que pagar de forma individual cada uma. Ao ativar o débito automático você ainda evita fazer uso do dinheiro em coisas que não precisa e que, muito provavelmente, não são relevantes.

3 – Não espere a data de vencimento

Um erro muito comum de algumas pessoas é esperar a data de vencimento para fazer o pagamento das suas contas, o que não é indicado, pois você corre o grande risco de esquecer de quitar o débito, fazendo com isso que os juros passem a ser cobrados.

Dessa maneira, se você recebe o seu salário no quinto dia útil do mês, por exemplo, e suas contas têm data de vencimento no dia 10. Ao invés de esperar o prazo de vencimento, trate logo de realizar o débito assim que o dinheiro cair na sua conta. Com isso, além de evitar o uso do dinheiro de forma desnecessária, você ganha pontos com a empresa credora e isso é importante para o seu score de crédito.

4 – Programe os pagamentos dos débitos

Se você não conta com o débito automático ou é daqueles que prefere realizar os débitos de maneira manual e individual, que tal programar os pagamentos? É possível fazer uso da opção de “agendamento” da sua conta, escolhendo uma data para que seja realizado o desconto do valor referente ao débito. Contudo, é importante que você garanta que o saldo esteja disponível até que o valor seja quitado.

É possível ainda fazer uso dessa estratégia para pagar as contas em dia assim que receber o boleto em mãos ou por e-mail, já que a quantia só será necessária na data de pagamento. Ao fazer isso, você também diminui os riscos de esquecer de pagar e precisar, em razão disso, arcar com as multas e juros.

5 – Faça uso de aplicativos de finanças para pagar as contas em dia

Por fim, você também pode fazer uso da tecnologia para garantir que os seus pagamentos sejam realizados dentro do prazo combinado, é só apostar nos aplicativos de finanças. Além de ajudarem no melhor controle financeiro, esses apps contam com funções interessantes, como o lembrete de pagamento, por exemplo, o que é ideal para garantir a quitação do débito em dia.

Muitas são as estratégias para pagar as contas em dia e essas são as principais e melhores, pois evitam que você tenha que arcar com juros e multas por atraso. Além disso, é interessante buscar fazer o controle do seu orçamento e investir na educação financeira, com isso você aprende novos métodos e técnicas para quitar seus débitos dentro do prazo.