O planejamento financeiro não é um “bicho de sete cabeças”, porém ele requer organização e muitos testes para que funcione verdadeiramente. Afinal de contas, para ter uma vida financeira bem planejada é necessário ir buscando os melhores meios de cuidar bem do seu dinheiro.

Assim sendo, existem pessoas que preferem anotar os gastos em planilhas, já outras são mais adeptas da tecnologia e apostam nos aplicativos de finanças, por exemplo. Desse modo, cada indivíduo vai se organizando da forma que melhor funciona para si, o que significa que não existe um jeito certo quando o assunto é planejar.

Independentemente da forma que você deseja seguir, existem certos sinais de que você está errando no planejamento financeiro e é necessário se atentar a eles. Então, abaixo estão listados os 5 principais que você precisa conhecer. Confira agora mesmo!

1 – Você não está economizando e nem investindo

Olhe bem para a sua situação financeira, veja quantos porcento dos seus ganhos mensais você economizou ou investiu. E aí, nada? Bom, então esse é um sinal claro e evidente de que o seu planejamento financeiro não está funcionando da maneira que deveria.

Isso porque, para cuidar bem do seu dinheiro é necessário economizar, o que é o básico na educação financeira. Inclusive, não é preciso iniciar com um alto valor. É possível ir juntando aos poucos. R$ 2,00 a R$ 5,00 por semana já é suficiente para você ir desenvolvendo o hábito de poupar.

Mas então, o dinheiro guardado deve ficar onde? Na poupança? Bom, o ideal é que você invista o seu capital em outras aplicações financeiras, que trazem mais rentabilidade. Caso esteja começando, a renda fixa é o indicado, como Tesouro Direito, por exemplo, pois são investimentos mais seguros e com previsibilidade. Logo, quando se habituar a ela, migre para outros com maiores ganhos da renda variável, como as ações.

2 – O dinheiro não dura até o final do mês

Acabou o dinheiro antes de chegar ao final do mês? Este é um sinal claro de que você está errando no planejamento financeiro. Normalmente, quando isso ocorre é porque você adota um padrão de vida superior ao que você pode bancar, logo você está gastando mais do que você ganha.

Por essa razão, é o momento de rever seus gastos e buscar formas de economizar nas suas despesas habituais. Até chegar lá, vá priorizando as contas mais importantes para evitar o efeito bola de neve em novos débitos em seu nome.

3 – Dívidas antigas não estão sendo pagas

Quitar os débitos antigos é fundamental para se ter uma vida financeira realmente saudável. Caso não esteja conseguindo fazer isso, é um sinal de que o seu planejamento financeiro não está correto. Portanto, é o momento de incluir o pagamento de dívidas como uma prioridade.

Isso porque, para ter uma vida financeira saudável, as pendências do passado precisam ser resolvidas. Então, não deixe esse ponto de lado e tenha o seu foco nele. Quando você escolher quais são os débitos antigos a serem pagos primeiro, é o momento de definir qual o valor da sua renda mensal que será voltado para o pagamento dessas contas.

4 – Está impossível se planejar a longo prazo

Um dos sinais de que você está errando no planejamento financeiro é a sensação de que é impossível se planejar a longo prazo. Nesse caso, você pode até conseguir economizar um pouco e pagar as contas, porém a realização dos seus objetivos parece irreal.

Caso isso esteja acontecendo com você, é preciso tentar poupar ainda mais e em despesas corriqueiras, como energia, água, supermercado e outros. Afinal de contas, esse é um indício de que é o momento de intensificar quando o assunto é economizar.

5 – Você tem a sensação de que precisa de mais dinheiro

Todos os métodos existentes de como realizar um planejamento financeiro apontam que você precisa de mais dinheiro para pagar as contas e pagar as dívidas? Então, saiba que existe algo errado com isso também.

É óbvio que existem exceções e que em muitos casos o valor que se recebe não é mesmo o adequado para o pagamento de todas as contas e ainda atender as necessidades básicas e atuais. Entretanto, o foco aqui é o planejamento.

Desse modo, caso isso esteja acontecendo, você pode buscar formas de fazer uma renda extra e ainda encontrar meios de juntar dinheiro rápido, vendendo objetos que não utiliza mais, por exemplo. Além disso, ainda pode pedir um aumento para o seu chefe e até mesmo abrir seu próprio negócio.

Conclusão

Estes são os 5 sinais de que você está errando no planejamento financeiro. Caso tenha se identificado com qualquer um deles, é o momento de rever a sua vida financeira e adotar hábitos mais saudáveis para a preservação do seu dinheiro e construção do seu patrimônio.