Você sabia que emprestar o cartão de crédito pode culminar em diversos problemas financeiros para você? Por mais que a intenção de ajudar seja genuína e boa, esse empréstimo pode gerar problemas, deixando até mesmo seu nome sujo na praça.

É claro que essa é uma situação comum e pode acontecer com qualquer pessoa. Um familiar ou amigo pode estar passando por um momento difícil e decide pedir seu cartão emprestado, você pode ficar com vergonha de dizer “não”, empresta confiando no outro.

Por mais difícil que seja negar esse pedido, é preciso ter em mente que existem razões para não emprestar o cartão de crédito e abaixo você vai conhecer as 6 principais. Confira!

1 – Você está emprestando seu nome

Ao empresar seu cartão para outra pessoa, você está emprestando também o seu nome. Logo, em caso de não pagamento, quem terá que lidar com o prejuízo é você, arcando com altos juros e correndo o risco de ter seu nome negativado.

Infelizmente, essa é uma situação a que você fica propenso e que pode até mesmo prejudicar o seu score de crédito. Em outras palavras isso quer dizer que você perde pontos, o que torna difícil ter acesso a financiamento e produtos financeiros no mercado.

2 – O limite pode ser necessário

Outro motivo para não emprestar o cartão de crédito é que o seu limite pode ser necessário. Afinal, o cartão é comumente usado para compras importantes, principalmente em momentos de emergência. Caso não tenha condições de fazer um pagamento à vista e não consiga usá-lo em razão de outra pessoa já ter comprometido o seu limite, ficará em uma situação difícil.

Inclusive, vale apontar que quando se atinge o limite do cartão de crédito, é preciso quitar pelo menos uma parte do valor em aberto. Então, a depender do valor que você precisar, isso pode levar vários meses.

3 – Você pode cair na malha fina

Movimentações financeiras que não foram compatíveis com a sua renda declarada no Imposto de Renda, podem acabar chamando atenção da Receita Federal. Caso isso aconteça, você terá que justificar ao órgão, o que pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Aliás, a situação se torna ainda mais complicada quando o responsável pela movimentação do dinheiro não for você, mas sim outra pessoa que usou seu cartão. Imagine o problemão que isso pode acarretar, não é mesmo?

4 – É pior do que emprestar dinheiro

Além dos motivos para não emprestar o cartão de crédito apresentados até agora, existe outro ainda: emprestar cartão é pior do que emprestar dinheiro. Ora, quando você empresta um certo valor para a pessoa, o combinado fica entre vocês, sem interferência de instituições financeiras.

Por sua vez, a dívida no cartão de crédito envolve agentes financeiros, que cobram altos juros de atraso e não vão entender a situação, muito menos perdoá-la. Logo, a dívida no cartão pode ficar monstruosa e uma verdadeira bola de neve.

Só para se ter uma noção, os juros do cartão de crédito por ano podem chegar a mais de 300%, de acordo com o Banco Central. Então, emprestar o seu cartão é pior do que emprestar dinheiro.

5 – Quem pede emprestado pode ser um mau pagador

Outra das razões para não emprestar o cartão de crédito é porque quem pede nem sempre é um bom pagador e existem muitos motivos para isso. Veja:

  • Talvez a pessoa não tenha cartão de crédito porque não conseguiu aprovação nas instituições financeiras;
  • Talvez a pessoa esteja com o nome sujo na praça;
  • Talvez a pessoa comprometeu todo o seu cartão de crédito pessoal.

Logo, são fatores que levam a um único ponto: essa pessoa não tem um bom histórico financeiro. Sendo assim, as chances de não pagamento, novamente, são altas. Além disso, ter que ficar cobrando é algo chato e nem sempre a pessoa devedora entende isso.

6 – Relações podem acabar por dinheiro

Segundo o levantamento recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o empréstimo do cartão de crédito pode acabar com relações.

Isso porque, de acordo com dados divulgados, 51% das situações em que a pessoa não pagou o valor emprestado, a amizade ficou estremecida. O estudo também mostrou que apesar de terem ajudado, 49% dos que emprestaram o cartão, não emprestariam novamente.

Conclusão

Viu como existem várias razões para não emprestar o cartão de crédito? Então, tenha coragem de dizer “não” e evite uma série de problemas financeiros e pessoais. Inclusive, lembre-se de que negar um pedido é muito mais fácil do que cobrar uma dívida. Ao falar um simples “não”, você estará tomando todo o cuidado necessário para a sua boa saúde financeira.