Aumentar seu score de crédito é fundamental para conseguir aprovação rápida de crédito no mercado, seja de um empréstimo para pagamento de dívidas ou até mesmo o bom e velho cartão de crédito. Afinal de contas, a pontuação do score tem impacto direto na liberação de serviços financeiros.

Infelizmente, é importante entender de antemão que não existem estratégias de como elevar essa pontuação de um dia para o outro, pois ela é determina segundo o seu perfil de consumidor e a forma como você lida com as suas dívidas.

No entanto, existem algumas estratégias simples que permitem aumentar seu score de crédito ao longo do tempo, o que faz com que as suas solicitações de produtos financeiros passem a ter fácil aprovação. Então, confira as dicas abaixo!

Mas antes, o que é score de crédito?

Antes de mais nada é fundamental compreender do que se trata esse score de crédito, que nada mais é que uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e que demonstra se você tem pagado as suas dívidas em dia ou não. Portanto, ele reflete seus hábitos financeiros, demonstrando a sua relação com empresas, bancos e o comércio de modo geral.

Dessa maneira, ao solicitar crédito no mercado (cartão, empréstimo, financiamento, dentre outros), esse score é levado em consideração para a aprovação do seu pedido. Isso quer dizer que a instituição analisa antes a sua pontuação para ver se é compensador aprovar a linha de crédito que você solicitou.

Esse processo de análise acontece internamente na empresa ou instituição financeira. Sendo assim, se o seu score é muito baixo, por exemplo, o pedido de crédito é negado rapidamente. Entretanto, se a sua pontuação é alta e boa, a solicitação é aprovada de modo mais fácil.

Logo, agora que você entende do que se trata, é o momento de aprender estratégias de como aumentar seu score de crédito e abaixo estão algumas dicas bem simples. Veja!

Livre-se dos seus débitos

Como o score reflete seus hábitos financeiros, é impossível aumentar essa pontuação se você está com o nome sujo. Dessa maneira, se você tem débitos em aberto, é o momento de pagá-los o quanto antes e existem algumas dicas que ajudam nesse sentido:

  • Faça um levantamento real de todas as suas dívidas;
  • Esteja ciente do valor total dos débitos com os credores, taxas de juros, etc;
  • Ordene as dívidas por ordem de juros mais altas para pagamento;
  • Compreenda a sua realidade financeira e renegocie os débitos;
  • Se possível, pague a dívida toda à vista, livrando-se dela de uma vez por todas;
  • Caso não seja possível, cumpra o acordo feito, pagando sempre em dia as parcelas.

A partir do momento em que você se livra das dívidas, automaticamente seu score ganha pontos a mais, pois demonstra que você sanou aquele débito que estava comprometendo sua pontuação. Logo, faça a negociação com a credora e pague o quanto antes as suas dívidas.

Garanta o pagamento em dia das suas contas

Um bom pagador sempre garante o pagamento das suas contas em dia e até isso tem impacto no seu score de crédito. Dessa maneira, você naturalmente passa a ter maiores chances de conseguir aprovação de crédito no mercado.

Assim sendo, tenha total controle de todas as suas dívidas e faça o pagamento delas dentro do prazo, sem atrasar, uma vez que o atraso baixa a sua pontuação. Inclusive, para facilitar essa organização de pagamento de débitos é interessante recorrer a aplicativos de controle financeiro.

Atualize seus dados nos órgãos de proteção ao crédito

Para aumentar seu score de crédito é importante sempre manter atualizados seus dados nos birôs de crédito, como SPC e Serasa, por exemplo, que são os órgãos mais consultados para a liberação de produtos financeiros.

De forma geral, o funcionamento dessas plataformas visa oferecer dados referentes ao comportamento do consumidor quando o assunto é crédito. Portanto, ter suas informações atualizadas é uma excelente maneira de aumentar sua pontuação.

Ative o seu Cadastro Positivo

O cadastro positivo foi determinado pela Lei 12.414/2021 e funciona como uma espécie de currículo financeiro. Através dele as empresas nas quais você pede crédito conseguem ver como você se comporta ao pagar as faturas que estão no seu CPF. A inclusão no Cadastro Positivo é realizada de maneira automática quando o consumidor adquire empréstimos, financiamentos ou faz compras a prazo, por exemplo.

Então, deixar esse cadastro ativo e visível é uma forma de mostrar às instituições financeiras e empresas que você é um bom pagador, aumentando as chances de aprovação e elevando também o seu score de crédito.

Tenha contas no seu CPF

Como a pontuação do score reflete os seus comportamentos financeiros, caso não tenha contas no seu CPF, é inviável se ter uma análise real da maneira como você lida com seus débitos, o que culmina na não aprovação das suas solicitações no mercado financeiro.

Diante disso, ter contas no seu CPF é uma forma simples e prática de aumentar seu score. Todavia, isso por si só não é suficiente, pois, como já mencionado, o pagamento em dia interfere na sua pontuação de forma positiva.

Conclusão

Agora você já sabe como aumentar seu score de crédito. Então, adote comportamentos financeiros organizados e seja paciente no aumento da sua pontuação, uma vez que pode levar um certo tempo para ter um bom score perante o mercado financeiro.