Escolher entre quitar dívidas ou investir é um questionamento muito comum na vida financeira das pessoas. Ora, de repente você tem um dinheiro sobrando e começa a imaginar o quanto esse valor pode render ao ser aplicado, mas, juntamente com isso, você se recorda dos seus débitos existentes.

Dessa maneira, o questionamento de praxe aparece: será que é melhor realizar o pagamento da dívida, para acabar de uma vez com os juros acumulados, ou será que realizo investimentos para construir meu patrimônio?

Então, como você deve imaginar, não é uma resposta fácil para essa dúvida, mas existem certos detalhes a se considerar para tomar a decisão correta entre: quitar dívidas ou investir? Veja!

Quando você deve pagar o débito e quando você deve investir

De forma ampla, a dúvida entre o pagamento da dívida ou investir pende para a quitação do débito. A razão é clara e simples: não adianta nada você ter rendimentos com juros das suas aplicações financeiras se por um outro lado estiver pagando juros de dívidas altas.

Além disso, dificilmente o seu investimento vai ter uma rentabilidade superior aos juros que você paga em cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, em especial se a aplicação financeira realizada for na renda fixa.

Além disso, quitar os débitos antes de realizar investimentos significa planejar-se melhor para economizar dinheiro todo o mês, formando assim a sua reserva de emergência e só então iniciar os aportes financeiros para multiplicar seu patrimônio, sendo esse o caminho mais promissor para o equilíbrio da vida financeira.

A única situação em que é interessante optar pela realização de aplicações financeiras é quando o débito já está incluso no seu orçamento mensal, possui baixo impacto nas suas finanças e não conta com vantagens de antecipação, como uma compra pequena parcelada no cartão de crédito, por exemplo. Dessa maneira, é mais interessante manter as parcelas dentro dos seus gastos mensais fixos e destinar uma parte dos seus ganhos para realizar investimentos todos os meses.

No mais, para todos os tipos de débitos existentes, a dúvida entre: quitar dívidas ou investir, sempre pende para o pagamento do que se deve, pois isso permite que você invista com tranquilidade futuramente e de modo mais frequente.

O que saber antes de começar a investir?

Como visto, pagar os débitos é um passo crucial a ser realizado para, só assim, começar a realizar os seus investimentos com a sua vida financeira equilibrada. Entretanto, além do dinheiro disponível para aplicar mensalmente, também é importante que você forme a sua reserva de emergência antes de se jogar no mercado financeiro.

Esse fundo precisa ser o suficiente para cobrir suas despesas essenciais por um período de tempo interessante, de 6 a 12 meses, a depender da sua ocupação trabalhista e da previsão de estabilidade da sua renda. Logo, tendo uma reserva para lidar com os imprevistos, é possível diversificar seus investimentos e assumir riscos maiores para obter mais ganhos também.

E como começar a quitar as dívidas?

Agora que você já sabe qual é a melhor decisão entre quitar dívidas ou investir, abaixo estão alguns conselhos simples e rápidos de como se livrar de uma vez por todas dos débitos e começar a aplicar o seu capital o mais rápido possível. Confira!

Descubra o total da sua dívida

Se você decidiu pagar as suas dívidas para começar a realizar investimentos, o primeiro passo é descobrir o valor total dos seus débitos. Para isso, some todas as prestações de empréstimos e financiamentos, parcelas de cartão de crédito e demais contas em seu nome. O resultado vai mostrar como a sua vida financeira anda e se é o momento de se esforçar mais para quitar as dívidas.

Renegocie o que for possível

Caso tenha dívidas em atraso, vale a pena tentar uma renegociação com credores para assim aliviar o peso dos juros. Normalmente, as empresas estão abertas para acordos, desde que você esteja realmente comprometido a fazer o pagamento das parcelas em dia. O intuito é chegar a uma quantia justa para ambas as partes e assim evitar consequências mais graves, como negativação, por exemplo.

Aproveite as ações do Serasa

Se você já está com o “nome sujo”, o Serasa sempre oferta oportunidades para o pagamento de débitos com descontos impressionantes para regularizar a situação. Neste ano de 2021, por exemplo, o órgão lançou o Serasa Limpa Nome, com dívidas saindo com 50% de desconto. A depender da empresa, o desconto pode ser de até 90%.

Conclusão

Com todas essas informações ficou muito mais fácil decidir entre quitar dívidas ou investir, não é mesmo?

Afinal de contas, o ideal é que você esteja com a sua saúde financeira excelente para começar a realizar aportes financeiros.

Por essa razão, o pagamento de débitos deve ser sempre a sua prioridade, em especial nos casos mencionados acima.