Boa semana, caro leitor e cara leitora!

Aqui  no financentro.com temos o objetivo de te ajudar a construir uma vida de saúde financeira e também te trazer conhecimento sobre investimentos e sobre a economia.

Na postagem de hoje vamos te trazer algumas dicas de podcast que você pode ouvir sobre esses assuntos. 

 

Podcast

Antes de começar a falar sobre os canais interessantes para você ouvir, vamos te passar algumas características dos podcast, caso você não tenha o hábito de ouvi-los.

Podcast é o nome dado para uma transmissão de áudio que ocorre pela internet, e não pelo rádio. Um canal de podcast possui diversos programas de podcast.  

Num podcast, uma ou mais pessoas conversam sobre os temas. Muitas vezes os assuntos são as notícias da semana, comentadas. Mas geralmente o que se propõem são assuntos variados.

A intenção do podcast é que ele seja ouvido de maneira atemporal, isto é, um podcast não deve perder a validade com o passar do tempo. Por isso, não se comenta apenas notícias da semana, mas conteúdos de maneira geral.

A vantagem de um podcast para um programa de rádio é que você não tem hora certa para ouvir. O podcast não é ao vivo, fica disponível para você ouvir quando quiser. Você pode parar de ouvi-lo e retomar a escuta depois, você pode retornar numa parte que se distraiu.

Muitos podcasts recebem convidados, entrevistados. Outros, são os apresentadores (podcasters) que tratam dos temas variados toda semana ou a cada quinze dias (geralmente a periodicidade do programa).

Outra vantagem do podcast, portanto, é você poder ouvi-lo fazendo atividades cotidianas. Por exemplo, varrendo a casa, lavando a louça, durante uma viagem de carro ou de ônibus, em deslocamento para o seu trabalho.

Os podcast se assemelham muito aos canais do Youtube. Muitos desses canais também trazem uma periodicidade de assuntos e vídeos. Mas uma grande vantagem dos podcast é que eles não demandam que você fique olhando para a tela. A maioria deles, sabendo disso, preparam conteúdos focados apenas no som. Isso faz com que você possa dividir a atenção entre ouvir o podcast e realizar outra tarefa.

 

Em que plataforma posso ouvir os Podcasts

Existem algumas maneiras de ouvir um podcast, e você pode escolher a que melhor te agrada.

Nas chamadas plataformas de streaming de música (Spotify e Deezer) você pode ter acesso à maioria dos podcasts. Para ouvir pelo celular, você terá que ir na sua loja de App (Google Play ou App Store) e baixar um desses aplicativos. Para ouvir pelo computador, não é preciso baixar o aplicativo.

Uma última dica. O Spotify é pago. No entanto, você pode ouvir podcast pelo aplicativo sem ter que pagar pela assinatura.

 

Podcasts sobre economia

Os podcasts indicados nesta seção são para quem tem interesse em conhecer mais sobre como funciona a economia e seus conceitos.

 

Direito e Economia

Apresentado por Ana Frazão, professora de Direito Civil e Empresarial da Universidade de Brasília (UNB), o podcast traz sempre um convidado para falar sobre assuntos da economia brasileira e mundial. Os assuntos vão do meio ambiente, à atuação das empresas até o papel dos Estados na Economia.

 

Entretanto

O Entretanto é um podcast apresentado por Laura Carvalho e Renan Quinalha. Eles dão aula na USP, só que a primeira é professora do curso de Economia, e o segundo é professor do curso de Direito.

Por isso, o podcast sempre traz duas visões que às vezes são antagônicas sobre os assuntos. Geralmente os apresentadores tomam como assunto uma notícia sobre o que aconteceu naquela semana. 

Estão sempre preocupados em tornar o “economês” e a linguagem jurídica, o “juridiquês”, mais acessíveis para o ouvinte.  

Muito interessante para quem gosta de se aprofundar sobre as notícias da semana e busca uma visão e uma opinião mais acadêmica, profissional e neutra sobre os assuntos.

 

Podcast sobre economia e novas tecnologias

Como novas tecnologias – ou tecnologias da informação –  são classificadas aquelas que estão presentes na vida de todos, principalmente nos últimos 10 anos. São os computadores e os smartphones. Mas esses equipamentos são apenas a parte visível e que a gente pode modificar de todo um universo econômico que circunda o que alguns chamam como um novo paradigma social – a Sociedade em Redes.

Aqui, vamos dar dica de dois podcasts que falam sobre as Big Techs – empresas gigantes que atuam dentro do setor das tecnologias da informação, e sobre como essas tecnologias modificam a economia e nossas vidas.

 

Tecnocracia

Este podcast quinzenal é apresentado pelo jornalista de tecnologia e pesquisador Guilherme Fellitti.

No podcast, o jornalista apresenta alguns dados e conta muitas histórias referentes à economia que circunda as redes sociais. Tem uma visão pessimista sobre a utopia que circunda o setor. Acredita de Mark Zuckerberg será eleito como uma das piores personalidades do mundo no futuro.

O podcast é muito bem apresentado, conta com um texto primordial.

 

Tecnopolítica

O podcast é apresentado pelo professor e escritor Sérgio Amadeu. O professor participou da construção da internet no Brasil, e sempre esteve engajado como pesquisador e dentro do governo para pensar os rumos das redes no país. Ele recebe diversos pesquisadores para conversar sobre as tecnologias, sempre com um viés crítico e social sobre o tema.

 

E aí? Gostou das dicas?

Esperamos que você entre também para o mundo dos podcasts! E fique ligado aqui no site que logo vamos trazer mais dicas de podcasts para você ouvir!