Se você deseja aprender como economizar ganhando pouco, saiba que é preciso ter atenção com as suas finanças, pois só a partir de uma relação saudável com o seu dinheiro é que você vai conseguir ter um controle sobre a sua vida financeira.

Sendo assim, não encare o baixo salário ou pouco dinheiro que sobra no mês como um impedimento para começar a fazer as suas economias, pois é possível montar seu patrimônio aos poucos, desde que você comece a adotar novos hábitos e comportamentos.

É óbvio que todo começo é complicado e uma série de ajustes na sua vida financeira serão necessários, mas eles são importantes e terão impacto no seu futuro. Então, se você não sabe por onde começar, confira abaixo algumas dicas de como economizar ganhando pouco.

Registre todas as suas despesas

É impossível saber com precisão o quanto você gasta no mês se você não tem o hábito de fazer o controle e acompanhamento das suas despesas. E é exatamente nesse ponto que muitos erram, pois é impossível economizar se você não tem essa visão geral da sua vida financeira.

Desse modo, o principal conselho é realmente olhar para a sua situação geral, para a partir daí começar a montar um plano de ação que vai permitir a você economizar.

Para fazer isso é muito simples: você deve registrar todos as suas despesas diárias, até mesmo aquele cafezinho a tarde que você compra na esquina e que parece insignificante. Crie uma planilha no Excel no seu computador para ter esse controle ou aposte nos aplicativos de finanças.

No início você vai achar algo chato e desafiador, mas à medida que o tempo for passando esse comportamento vai se tornando um hábito, lhe permitindo ter uma ampla visão da sua vida financeira e a partir daí colocar em prática as dicas para economizar ganhando pouco.

Estabeleça o quanto você vai gastar no mês

O grande erro de muitas pessoas é ter a ideia de que todo o seu salário está disponível para ser gasto durante o mês, o que não é verdade, já que existe uma série de obrigações na vida adulta, como pagamento do IPVA, aluguel, plano de saúde, contas de água, luz e muitas outras.

Dessa forma, mesmo que você tenha um salário mensal de R$ 2 mil por mês, por exemplo, esse valor total não é livre para ser usado da forma que você desejar.

Então, a partir do momento que você anotou os gastos da dica anterior, vai ficar muito mais simples estabelecer o quanto você pode gastar no mês. Com isso, além de se ter um controle e organização das suas finanças, você evita os exageros financeiros.

Utilize o cartão com inteligência para economizar ganhando pouco

É sabido que o cartão de crédito oferece um mundo de facilidades, não é mesmo? Ele resolve os imprevistos, possibilita aumentar o prazo de pagamento e oferece até mesmo o parcelamento das contas sem que isso acabe pesando na sua vida financeira.

Todavia, ao mesmo tempo que existem estas vantagens, há também problemas, já que o cartão de crédito pode dar aquela sensação de que você tem dinheiro disponível para gastar, o que não é verdade.

Logo, é o momento de usar o cartão de crédito com inteligência, deixando de encará-lo como uma renda extra, mas sim como um empréstimo que deve ser pago em futuro próximo, caso contrário juros e mais juros vão incidir sobre ele.

O ideal é sempre fazer o pagamento das suas contas à vista, mas nem sempre isso é possível. Então, para economizar ganhando pouco, deixe um pouco de lado o cartão de crédito e utilize-o apenas quando não for possível realizar a compra em espécie.

Viva de acordo com as suas condições

É importante ainda manter um padrão de vida financeira que seja adequado àquilo que você ganha, o que significa que você não pode jamais gastar mais do que recebe. Logo, se fala aqui em viver realmente de acordo com as suas condições para não se endividar e ainda economizar dinheiro ganhando pouco.

Portanto, antes de fazer a compra de qualquer produto ou serviço, veja se o gasto se encaixa corretamente nas suas finanças e se é algo realmente necessário, ao fazer isso você evita até mesmo as compras por impulso.

Reserve um valor todos os meses

Por fim, a última dica para economizar ganhando pouco é reservar um valor todos os meses, que deve ser guardado logo que você receber o seu salário. Para ficar mais fácil, encare essa reserva como uma espécie de conta a pagar.

O ideal, para começar, é poupar cerca de 10% a 15% daquilo que você ganha, mas se você não tem o hábito de economizar, comece com menos e vá aumentando a quantia aos poucos.

Mesmo que o dinheiro chegue ao fim antes de o mês acabar, não gaste mais do que você estabeleceu, a menos que se trate de uma situação séria, como problemas de saúde, por exemplo.

Conclusão

Economizar ganhando pouco é realmente um desafio constante, mas saiba que é possível. Para isso, basta que você siga tudo que foi mencionado aqui e a sua vida financeira será mais fácil.