Antes de descobrir como aumentar o limite do cartão de crédito, é importante compreender como esse valor é estabelecido. De modo geral, a financeira faz um estudo rápido sobre o seu perfil e considera três pontos importantes no momento determinar o valor do crédito:

  1. Seu histórico de pagamento;
  2. Sua renda;
  3. Quanto da sua renda está livre.

Então, essa análise permite estabelecer o risco de não pagamento e um valor é liberado para uso respeitando o seu perfil de consumidor. Para que o valor seja ampliado, a administradora precisa ter a certeza de que você terá condições de arcar com o pagamento.

Dessa forma, existem algumas dicas simples de como aumentar o limite do cartão de crédito e que funcionam muito bem. Confira abaixo as principais!

Pague a fatura sempre em dia

Um dos pontos mais básicos para conseguir um aumento no limite do seu cartão é conseguir pagar o valor integral da fatura até a data de vencimento. A razão é simples: as operadoras desejam ter o valor total pago para que a operação seja realizada sem qualquer problema. Logo, pagar até o vencimento faz com que você se mostre um consumidor confiável e que está apto para receber esse crédito maior.

Sendo assim, tenha atenção aos prazos e, se possível, faça uso até mesmo do débito automático, assim não haverá o risco de esquecer do pagamento. No entanto, pagar em dia não quer dizer pagar o mínimo da fatura, pois se o objetivo é ter um limite de crédito maior, o melhor é quitar todo o débito existente de uma única vez.

Além de ser uma maneira de aumentar seu crédito, essa é uma dica que vai possibilitar que você fique longe das dívidas. Afinal, os juros do cartão são altos e somaram mais de 300% só em 2019.

Utilize mais o cartão de crédito

Já que o objetivo é aumentar o limite do cartão de crédito, é fundamental que você demonstre que precisa desse aumento e uma das principais formas de fazer isso é usando mais o seu cartão. Portanto, passe a gastar uma boa parte do limite para que a administradora perceba que aquele valor não é suficiente para você.

Entretanto, é necessário ser inteligente, pois o intuito aqui não é se endividar e complicar sua vida financeira. Então, ao invés de fazer compras sem necessidades, prefira concentrar todos os seus gastos e despesas no cartão.

Assim, pague as contas de internet, energia elétrica, água e até mesmo aquele financiamento com o seu cartão, mas sempre usando o dinheiro que seria destinado para essas contas para o pagamento da sua fatura.

Ao fazer isso, além de ter o aumento do limite facilitado, você ainda pode aproveitar programas de fidelidade e pontos, que ofertam descontos em vários produtos e serviços.

Aumente seu score

O score de crédito nada mais é que uma régua que tem o objetivo de medir os consumidores e ele vai de 0 a 100. Assim, quanto maior for o número, melhor é a capacidade de pagamento dessa pessoa. Logo, um número maior representa também menos riscos do não pagamento de uma dívida.

Grande parte das operadoras de cartão de crédito fazem a consulta desse score para estabelecer o limite de crédito do cliente. Então, aumentar esse número aponta uma melhora no seu perfil de consumidor e possibilita assim a liberação de um crédito maior.

Dessa forma, a recomendação é aumentar esse score, o que pode ser feito facilmente puxando todas as contas para o seu nome e garantindo o pagamento em dia de todos os seus débitos. Além disso, é válido solicitar o CPF na nota quando for possível.

Por consequência, à medida que esse número do score cresce, fica mais fácil atingir seu objetivo, que é aumentar o limite do cartão de crédito.

Mantenha a sua renda atualizada

Para ampliar as chances de conseguir o aumento no limite do seu cartão, mantenha sempre a sua renda atualizada. Afinal de contas, seus ganhos são levados em consideração no momento de definir seu limite de crédito com a administradora.

Foi promovido no trabalho? Um novo ano começou e o salário foi reajustado? Mudou de emprego e está ganhando mais? Atualize todas as informações. Contudo, lembre-se que ao apontar um ganho maior você deverá comprovar através de documentos. Portanto, é bom já ter todos os comprovantes, como extratos, antes de atualizar seus dados.

Diminua o endividamento

Para aumentar o limite do cartão de crédito você precisa atender a seguinte fórmula: ter mais capital disponível para o pagamento da fatura. Então, para conseguir tal objetivo, você deve diminuir o endividamento, pois quanto maior é a sua “margem” para utilizar em cima daquilo que você ganha, melhor é o seu limite de crédito.

Sendo assim, para atingir esse feito existem várias alternativas, dentre elas estão:

  • Aumentar a sua renda;
  • Negociar e pagar as dívidas existentes.

Conclusão

Agora você já sabe como aumentar o limite do cartão de crédito, pois com essas dicas se torna muito mais simples comprovar que você tem uma boa capacidade de pagamento e assim convencer a administradora a liberar um crédito maior.