Com certeza você já ouviu a seguinte frase: “faça seu dinheiro trabalhar para você”, não é mesmo? Normalmente, ela tende a ser usada quando se fala em investimentos. Entretanto, o que não se menciona é que ela está ligada também a renda passiva.

Isso porque, ela se trata de uma renda periódica que você recebe e que não está relacionada ao trabalho e nem a um emprego específico. Então, se fala aqui realmente em fazer o seu dinheiro trabalhar ao seu favor.

Interessante, não é mesmo? Afinal, quem não quer faturar sem precisar bater ponto. Então, confira mais sobre o que se trata essa renda passiva, os tipos existentes e como obtê-la através de investimentos.

O que é?

A renda passiva pode ser facilmente compreendida como a renda que uma pessoa tem e é garantida sem que ela precise trabalhar mais para obtê-la. Sendo assim, ela é recebida independentemente do que a pessoa faça, pois, como dito, ela é garantida.

Quer um exemplo fácil para entender esse conceito? Imagine que você larga seu emprego para viajar e deixa de receber a remuneração do trabalho. Contudo, recebe mensalmente uma renda oriunda de um investimento que realizou e que gera juros. Logo, aí está a renda chamada de passiva.

No mais, é importante frisar que essa renda está ligada de forma direta à liberdade financeira, uma vez que ao viver desse ganho passivo não é preciso mais trabalhar para garantir uma remuneração básica.

Tipos existentes

De modo geral, esse tipo de renda é dividido em duas categorias: com e sem capital. Entenda mais sobre:

  • Com capital – é quando você usa seu dinheiro para obter novos ganhos. Portanto, você utiliza um montante de capital para gerar essa renda, pois uma vez aplicado ele vai rendendo;
  • Sem capital – é uma renda não oriunda do capital, mas sim de outros meios, como direitos de imagem, direitos autorais e royalties, por exemplo.

Inclusive, confira abaixo exemplificado alguns tipos de renda passiva que são mais recorrentes.

Royalties

Caso tenha algum talento musical ou com literatura, por exemplo, é possível tentar fazer uma obra artística emplacar. Assim, você se esforça na produção e na venda, e ganhando notoriedade você passa a ter rendimentos através da licença de uso.

No caso dos royalties, é possível ganhar com obras de arte, marcas registradas, músicas, trilhas e até mesmo roteiro de filmes. Inclusive, é dessa forma que muitos artistas acumulam fortuna.

Aluguel

Um exemplo clássico e muito comum de renda passiva são os aluguéis. As pessoas tendem a investir em imóveis com o objetivo de ter uma renda por mês através da locação dessas propriedades. Para compreender se esse tipo de movimento compensa, é necessário avaliar o preço da compra, o potencial de locação e o prazo em que se deseja deixar o imóvel alugado.

Investimentos

Os investimentos podem gerar renda passiva e você tem inúmeros produtos financeiros ao seu dispor, o que permite ajustar suas metas e expectativas ao montar um portfólio de investimento diversificado.

Diferente do exemplo anterior, em que você tem rendimentos a longo prazo, as aplicações financeiras podem ser lucrativas a curto prazo, e apresentam até menos riscos do que manter diversos imóveis físicos ao longo do tempo.

Quais investimentos fazer para obter renda passiva?

Foi citado aqui que as aplicações financeiras fornecem renda passiva, mas quais investimentos realizar para obtê-la? Confira abaixo!

Dividendos

Fazer aplicações financeiras em uma carteira de dividendos é a melhor maneira de potencializar a sua renda. Caso não saiba, os dividendos consistem em uma participação sobre o lucro da empresa, que é pago mensalmente a todos os acionistas. Aqueles acionistas preferenciais possuem prioridade no recebimento e tendem a faturar bem mais do que os acionistas ordinários. Nesse caso, você deve realizar aplicações financeiras em ações ou fundos imobiliários, visto que os dois pagam dividendos.

Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado (com juros semestrais)

Se você tem um perfil de investidor mais conservador, você tem como alternativas os ativos do Tesouro Direto relacionados ao IPCA. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é o índice ligado a inflação.

Desse modo, os rendimentos do título levam em consideração a correção segundo a inflação, ofertando uma taxa de juros interessantes ao investidor.

O Tesouro IPCA + funciona da seguinte forma: você aplica no título e obtém uma taxa de retorno prefixada juntamente da variação do IPCA até a data de resgate. No caso dos juros semestrais, você recebe o valor proporcional da rentabilidade contratada.

Do mesmo modo acontece com o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, onde você tem os rendimentos predeterminados e a cada semestre você recebe a quantia proporcional da rentabilidade que contratou.

Conclusão

Conseguir ter renda passiva requer muito trabalho, porém você deve começar agora mesmo a separar uma quantia mensal para investir e iniciar os seus aportes devagar, crescendo de modo gradual. A partir desse investimento, você passa a ter lucro sem depender da sua força de trabalho.