Se tem um ponto em comum que causa dúvida em boa parte dos investidores é saber quando vender uma ação. Afinal de contas, o indicado é que se faça a venda quando tudo vai bem ou é preciso esperar os indícios de que vai ruir?

Ora, saber o momento certo de fazer a venda de uma ação é fundamental para quem visa obter lucros na Bolsa de Valores. Contudo, não é uma decisão tão simples, pois qualquer atitude errada pode acabar fazendo com que você perca dinheiro.

Então, fica o questionamento: mas quando vender uma ação? Qual é a hora certa? Abaixo estão algumas dicas simples e pontos a serem analisados para a tomada de decisão correta. Confira agora mesmo!

Estabeleça o lucro que deseja ter

Antes de qualquer coisa você precisa ter em mente, bem estabelecido, qual é o lucro que você deseja ter para montar uma estratégia realmente eficiente nos seus investimentos. Ora, a partir do momento que você sabe o rendimento que pretende alcançar, você sabe também onde quer chegar e, por isso, fica fácil entender o momento de vender a ação.

Por essa razão, estabeleça um lucro e mantenha esse objetivo por um tempo, que é o conselho dado pelos mais experientes no mercado financeiro.

Isso porque, alguns investidores atingem o objetivo pretendido e logo em seguida estipulam outro lucro, que é mais difícil de ser alcançado. Logo, além de perder tempo, se perde dinheiro também. Então, tome muito cuidado com isso.

Ao determinar a sua margem de lucro, busque informações que sejam capazes de satisfazer essa meta. Posteriormente, se for do seu interesse, aguarde um tempo e faça uma reanálise de uma nova aplicação financeira e que tenha novas margens de lucratividade. Afinal, esse é o caminho mais seguro para lidar com as oscilações da Bolsa de Valores.

Analise o lucro momentâneo

Em alguns casos, você não vai conseguir o lucro desejado e isso é muito comum no mercado de ações. Logo, você deve esperar ou retirar o investimento realizado. Contudo, a decisão, independentemente de qual seja, precisa ser tomada de forma cuidadosa e com bastante atenção.

Pode ser que a rentabilidade não seja a pretendida, porém ela chegou muito perto do que você determinou. Caso exista um movimento constante e você não consiga mais analisar se essa é a melhor opção, pense em retirar o valor aplicado o quanto antes.

Mesmo não sendo o lucro que você desejou, é a alternativa mais inteligente a se tomar diante da situação. Inclusive, é uma decisão que requer bastante coragem, mas precisa também de uma boa dose de conhecimento do mercado.

A razão é simples: vender uma ação antes do lucro previsto pode não ser o acontecimento aguardado, mas também pode ser a decisão que vai garantir a segurança do seu dinheiro e evitar perdas financeiras grandes.

Saiba esperar

Algumas vezes, quando a ação está caindo, a reação de grande parte dos investidores é sair vendendo os seus papéis para não ter prejuízos demais. Entretanto, fazer isso é também um grande risco de não alcançar a lucratividade desejada nos seus investimentos.

Ora, não é porque a ação está em baixa que esse é o melhor momento para fazer a venda. Aliás, esse é o pior momento para vender. O ideal é aguardar um pouco e acompanhar o desdobramento das coisas.

Pode se tratar apenas de um fenômeno de mercado que leva a essa queda e que posteriormente tudo se normalize, retomando assim o crescimento da ação. Afinal, oscilações na Bolsa de Valores são muito comuns e o investidor precisa ter psicológico para lidar com elas.

Momentos de estabilidade

Atingiu o lucro desejado? A dica é vender uma ação no momento estável, pois deixar mais tempo pode acarretar no risco de perder um bom valor que você já tem. Então, vai ser necessário aguardar mais tempo até que essa quantia retorne.

À vista disso, quando se tem estabilidade é o melhor momento da venda, visto que você tem maior segurança. De maneira que não se perca o que investiu e ainda seja capaz de garantir um lucro superior ao que já teve. Sendo assim, esse é, sem dúvidas, o melhor momento para vender.

Caso pense em fazer a venda em outro momento, é interessante analisar o histórico da empresa, já que essa é uma forma de ter o melhor direcionamento diante de determinados casos.

Conclusão

Saber quando vender uma ação exige muito conhecimento e disciplina, pois a Bolsa de Valores oscila e o investidor precisa ter psicológico para não tomar uma decisão precipitada. Em função disso, é importante que você coloque em prática todas as dicas aqui apontadas. Desse modo, você garante maior segurança e lucratividade na venda dos seus ativos financeiros.