Economizar nas contas de casa é um dos grandes desafios, já que boa parte das despesas domésticas são importantes para a melhor qualidade de vida. Afinal, se tratam de gastos essenciais e que não podem ser eliminados totalmente. Logo, é natural ter dúvidas sobre como reduzir esse tipo de despesa.

Para começar, é preciso fazer uma análise dos hábitos de consumo de todas as pessoas da família como uma forma de identificar o que está sendo utilizado de modo exagerado. Dessa maneira, fica mais fácil buscar por alternativas para amenizar os gastos, fazendo com que as contas cheguem mais baratas.

Por esse motivo, abaixo estão algumas dicas importantes para você aplicar na sua rotina doméstica e que vão ajudar no seu objetivo, que é economizar nas contas de casa. Então, confira!

Água, gás e luz

Água, gás e luz são fundamentais em qualquer casa, porém a conta não precisa ser tão alta assim, não é mesmo? Então, mesmo sendo pontos importantes e indispensáveis para viver você ainda consegue economizar adotando dicas simples e práticas.

Assim, diminua o tempo no banho para economizar na água e até mesmo na energia, se o chuveiro for elétrico. Em vez de lavar poucas peças na máquina de lavar diariamente, separe um dia na semana para limpar todas as peças sujas. A mesma recomendação é indicada para a máquina de lavar louça. Inclusive, use a água da máquina de lavar roupas para higienizar seu carro.

Outra dica muito importante para economizar na luz é evitar o uso dos eletrodomésticos em horários de pico, pois nesses momentos a conta tende a chegar mais cara. Esse horário muda segundo cada estado, mas, a média, é entre as 18h e 22h, que corresponde ao período que as pessoas chegam do trabalho.

Para economizar no gás, por exemplo, você pode tampar as panelas durante a preparação dos alimentos, já que isso acelera o cozimento e contribui para a economia da energia também. Além disso, outras medidas simples podem ser adotadas para economizar nas contas de casa, como:

  • Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou lava as louças;
  • Retire os aparelhos da tomada quando não estiver fazendo uso deles;
  • Use lâmpadas fluorescentes para economizar e apague a luz quando deixar um cômodo.

Internet e telefone

É importante começar fazendo uma análise dos seus hábitos de consumo, pois muitas pessoas hoje têm telefone fixo em casa, mas quase não fazem uso dele. Então, será que é realmente interessante manter a linha ativa ou vale mais a pena contratar um plano de celular?

Se você passa o dia fora e usa a internet apenas a noite quando chega do trabalho, por exemplo, contar com um plano de menor velocidade é uma boa alternativa e significa mais economia para o seu bolso. Hoje você encontra diversas operadoras que trabalham com pacotes de telefonia, TV e internet em um único plano, vale a pena considerar essa opção.

No entanto, não se esqueça que esses pacotes só são interessantes se você realmente for fazer uso de todos os serviços prestados. Caso contrário, busque negociar com a operadora apenas aqueles que você vai precisar.

Aluguel, condomínio ou financiamento de imóvel

Se você faz o pagamento de aluguel ou financiamento de imóvel, confira se é possível conseguir descontos realizando o pagamento de forma adiantada. Contudo, tenha cuidado, não é recomendado comprometer seu planejamento financeiro com essa prática.

É válido também conferir o valor do condomínio e analisar tudo que está incluso nele. Afinal, existem taxas específicas que são cobradas por alguns serviços, como academia, por exemplo. Se você não utiliza esse espaço, por exemplo, verifique a possibilidade de abatimento desse valor.

Inclusive, vaga na garagem também pode ser aproveitada como uma forma de renda extra. Ora, se você não usa, é possível alugar para algum vizinho e usar esse dinheiro para quitar o condomínio sempre em dia, por exemplo.

Alimentação

Economizar nas contas de casa quando se fala em alimentação é bastante complicado, visto que os hábitos alimentares variam de pessoa para pessoa, mas é possível diminuir as despesas nesse ponto sem abrir mão do que é relevante para você. Afinal, algumas dicas simples podem ser postas em prática por você, como:

  • Elabore um cardápio com refeições semanais;
  • Use cupons de descontos;
  • Compre no atacado;
  • Evite comer fora e prepare suas próprias refeições;
  • Leve o lanche de casa para o trabalho.

Aliás, para ficar mais fácil ainda diminuir o peso das compras de supermercado no seu bolso confira aqui 7 dicas importantes.

Conclusão

Adotando essas dicas simples já é possível economizar nas contas de casa e ainda é uma forma de preparar você, ou até mesmo a sua família, a adotar hábitos mais conscientes e saudáveis.