Imprevistos financeiros podem acontecer na vida de qualquer pessoa, mas tudo se torna ainda pior quando você não tem o hábito de organizar as suas finanças. Logo, cobrir gastos inesperados pode acabar gerando uma verdadeira dor de cabeça e até mesmo endividamento.

A geladeira quebra, o pneu do carro fura e precisa ser trocado, um médico caro é receitado e você não tem como prever. Todos esses fatores são incontroláveis, mas, de qualquer modo, é fundamental se prevenir para lidar bem com todas as situações emergenciais.

Mas afinal, como lidar com imprevistos financeiros? Existe uma série de dicas importantes e fundamentais que ajudam bastante a passar por situações de despesas inesperadas. Então, confira e aplique cada uma delas. Veja!

Faça um orçamento mensal

Segundo o SPC, mais de 70% dos brasileiros hoje vivem no limite do orçamento, o que só prova que o dinheiro não é duradouro. Por conta disso, é muito importante que você tenha o controle do que entra e sai da sua conta, ou seja, o quanto você ganha e o quanto você gasta.

Assim sendo, fala-se aqui em ter um orçamento mensal, pois isso permite se ter uma visão mais ampla e profunda da sua vida financeira, entendendo exatamente como seu dinheiro está sendo usado.

Para isso, existem modelos de planilhas de orçamento mensal ou, se preferir, você pode contar aplicativos de finanças, que tornam tudo bem mais otimizado. Uma dica interessante é separar os gastos por categoria, como:

  • Moradia – contas de água, luz, gás, IPTU, dentre outros;
  • Transporte – estacionamento, gasolina, transporte público, aplicativos de transportes, etc;
  • Alimentação – supermercado e restaurantes;
  • Saúde – consultas, medicamentos, convênio, etc;
  • Educação – material escolar, mensalidades, cursos, etc;
  • Casa – produtos de limpeza, manutenção ou faxina;
  • Serviços – TV por assinatura, internet, plano de telefone, serviços de streaming.

A partir do hábito de anotar tudo que você gasta, se torna muito mais simples entender como o seu dinheiro está sendo utilizado e adotar estratégias mais eficazes para economizar, o que possibilita lidar melhor com imprevistos financeiros.

Faça uma reserva de emergência

Invista em uma reserva de emergência, pois ela é voltada especialmente para os momentos inesperados, como a perda de um emprego ou problemas de saúde, por exemplo. Com ela é natural que você fique mais tranquilo, pois sabe que terá de onde tirar recursos em casos de imprevistos que envolvam dinheiro.

Então, é preciso começar a montar a sua reserva de emergência, o que é possível estabelecendo uma estimativa de gastos mensais que você tem, através do planejamento de orçamento, para assim economizar.

Muitos especialistas defendem como regra que a reserva tenha o valor de cerca de 3 a 6 meses das suas despesas mensais fixas. Essa quantia, sem sombra de dúvidas, é a mais recomendada. No entanto, você pode definir o que for mais adequado para você e que faça sentido.

Ora, se você for uma pessoa ansiosa, por exemplo, o aconselhado é poupar bem mais do que 6 meses. Desse modo, você vai conseguir sentir-se tranquilo mais facilmente, sabendo que se imprevistos surgirem não vai ser difícil lidar com eles.

Entretanto, não monte a sua reserva na poupança, pois a rentabilidade não está tão boa e é provável que você perca o poder de compra. Desse modo, o ideal é ir em busca de investimentos, como o Tesouro Público, por exemplo. Afinal, são aplicações financeiras confiáveis, pois estão ligadas ao governo e ofertam opções de investimentos de valor baixo, a partir de R$ 30,00, logo é ideal para qualquer perfil de investidor.

Invista em seguros

Por fim, para lidar com imprevistos financeiros, a dica é investir em seguros, pois eles são muitos importantes e ajudam a proteger você de situações emergenciais. Inclusive, existem diversos tipos hoje no mercado, dentre eles é possível mencionar:

Seguro automóvel

Ao contratar um seguro de automóvel, o seu carro está protegido contra colisões, roubo e incêndios, além de outros danos. Caso ocorra uma dessas eventualidades, você paga um determinado valor que pode cobrir danos materiais e a terceiros. Caso o veículo não seja assegurado, os gastos podem ser bastante elevados e pesar no seu orçamento mensal.

Seguro residencial

Traz proteção à sua residência contra danos causados por incêndios, enchentes, dentre outros acidentes. Existe a opção de contratar proteções a mais, como cobertura por danos em eletrodomésticos, por exemplo. Apesar de ser importante, poucas famílias hoje contam com o seguro residencial.

Seguro de vida

O seguro de vida protege o titular e os seus dependentes e está relacionado a casos de invalidez temporária ou permanente do segurado. Em caso de ocorrência de algumas das eventualidades, o contratante pode indicar pessoas para receber uma indenização no valor determinado na apólice.

Conclusão

Como você notou, todas as pessoas estão sujeitas a passarem por imprevistos financeiros ao longo da vida e estar preparado para lidar com eles é muito importante para não comprometer as suas finanças pessoais.