O termo Vale do Silício se refere a uma região na área sul da Baía de São Francisco, EUA. O nome foi adotado pela primeira vez no início dos anos 70 por causa da associação da região com o transistor de silício, que é usado em todos os microprocessadores modernos. A área é conhecida pelo grande número de empresas de tecnologia que estão sediadas lá.

Como tal, o Vale do Silício é um polo global de inovação tecnológica, onde centenas de empresas tiveram a sua origem. Também é conhecido por ser um centro de inovação, espírito empreendedor e um estilo de vida fundamentado na riqueza que a tecnologia proporciona.

Entendendo o Vale do Silício

O termo Vale do Silício foi usado pela primeira vez pela Electronic News em sua capa de 11 de janeiro de 1971. Fazia parte de uma série em três partes escrita pelo jornalista Don Hoefler, que estava cobrindo a história do semicondutor. O termo foi lentamente expandido para incluir e ser associado à tecnologia.

O Vale do Silício cobre uma área de 1.854 milhas quadradas e é o lar de mais de três milhões de pessoas e está localizado na região da baía da Califórnia.

A maior cidade da região é San Jose. Nessa região também se situa a sede da Universidade de Stanford e de vários campi universitários estaduais. Essa presença acadêmica ajudou a alimentar uma rica sinergia de pesquisa e desenvolvimento em todo o Vale.

O número de empreendimentos de alto nível nascidos no Vale do Silício fez da região um alvo atraente para empresas de capital de risco e investidores. Havia até 117 ofertas públicas iniciais (IPOs) na região avaliadas em cerca de US$ 253 bilhões no início de dezembro de 2020. 

Na região encontram-se:

  • Algumas das empresas de tecnologia mais conhecidas, tais como Apple, Alphabet’s Google, Facebook, e Netflix;
  • Empresas de hardware e software como Cisco Systems, Intel, Oracle, e Nvidia;
  • Gigantes em outros setores, incluindo Visa e Chevron.

Considerações especiais

O Vale do Silício é uma das regiões mais ricas do mundo. A Forbes informou que havia 365 bilionários da área de tecnologia em todo o mundo com um patrimônio líquido combinado de $2,5 trilhões de dólares. Os 20 mais ricos neste setor somavam $1,2 trilhões de dólares combinados. Em 2018, 143 bilionários da tecnologia residiam no Vale do Silício.

Vários líderes empresariais decidiram deixar a região, levando seus negócios para outras partes dos Estados Unidos. Por exemplo, Tesla, com o seu diretor executivo (CEO) Elon Musk anunciou que se mudaria para o Texas em dezembro de 2020. Seu anúncio seguiu outras grandes empresas, como a Hewlett Packard e a Oracle.

Os líderes empresariais que lideraram a mudança para fora do Vale do Silício citaram razões como o clima político geral na região, bem como restrições mais brandas da COVID-19 em outras partes do país (em comparação com a Califórnia).

Breve linha do tempo dos principais acontecimentos da região

  • 1939: William Hewlett e David Packard criam a patente de um oscilador de áudio, formando a base para a empresa Hewlett-Packard;
  • 1940: William Shockley inventa um transistor de silício na Bell Labs;
  • 1951: Fred Terman cria o Stanford Research Park como uma parceria entre a Universidade de Stanford e a cidade de Palo Alto, fornecendo uma base de operações para inovações tecnológicas militares e comerciais para empresas como Fairchild, Lockheed e Xerox;
  • 1956: William Shockley abre sua própria companhia, a Shockley Semiconductor Labs, em Mountain View;
  • 1957: Vários funcionários da Shockley demitem-se e iniciam uma empresa concorrente, a Fairchild Semiconductor. Estes continuarão mais tarde a abrir muitas outras empresas, incluindo a Intel e a Nvidia;
  • De 1958 a 1960: Robert Noyce e Jack Kilby descobrem que todas as partes de um circuito, incluindo o transistor, podem ser criadas usando silício. Suas descobertas levaram ao circuito integrado, criado a partir do silício, que é usado em todos os microprocessadores de hoje.
  • 1961: O ex-fundador da Fairchild, Arthur Rock, estabelece a Davis & Rock, considerada a primeira empresa de capital de risco do país, dando origem a um novo tipo de indústria de investimento;
  • 1969: A rede de computadores Arpanet é estabelecida com quatro nós, incluindo um na Universidade de Stanford. A Arpanet é a base para a Internet;
  • De 1971 a 1972: O jornalista Don Hoefler publica uma matéria em três partes sobre a ascensão do desenvolvimento tecnológico na região na revista Electronic News, intitulado “Silicon Valley, U.S.A.”. Ele é creditado com a criação do nome da região;
  • 1970: Atari, Apple, Microsoft, e Oracle são fundadas;
  • 1980: Cisco, Sun Microsystems, e Adobe são fundadas;
  • 1990: Netscape, Google, Yahoo, Amazon, e PayPal são fundadas;
  • De 2000 a 2010: Facebook, Twitter, Netflix, e Uber são fundadas.