Seguiremos nesta matéria nossa série de postagens com dicas de estratégia para quem deseja empreender.

São dicas para quem deseja ser um Microempreendedor Individual (MEI), e também para quem planeja criar uma pequena ou microempresa. Já publicamos aqui no financentro.com uma matéria sobre a diferença entre essas três formas de empresas. Você pode ler sobre essa diferença de configuração de empresas aqui.

Em nossa série de publicações sobre estratégias de empreendedorismo, já falamos sobre a criação de cenários e a definição de missão, visão e valores – e como esses três são essenciais para saber o futuro de sua empresa. Para ler esta matéria você pode acessar este link

Na última postagem da série que fizemos, o assunto que abordamos foi a definição e observação de um público alvo, a partir da observação do produto e serviço que se quer oferecer. Para ler esta matéria, o link é este aqui.

Hoje, vamos falar sobre uma técnica de empreendedorismo e gestão estratégica de empresas muito conhecida, que é a análise SWOT.

 

SWOT, sua FOFA

SWOT, na verdade é uma sigla. Em inglês, é sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso, caso você prefira algo mais brasileiro, ou aportuguesado, pode usar a sigla em português, a FOFA – Força, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças.

Os conselheiros e analistas empresariais costumam separar a FOFA em quatro quadrantes. Forças e Fraquezas são características internas. Oportunidade e Ameaças são características externas.

 

Forças (Strenghts)

As forças são características que você sente que possui dentro de você, ou que sente que sua equipe de trabalho e sócios também possuem.

Se você resolveu empreender e entrar num mercado, é porque produz um tipo de serviço ou de produto que pode oferecer. Suas forças podem ser as suas habilidades ou a habilidade de seus colaboradores e sócios. O seu produto ou serviço também possuem forças. 

Então, veja bem, dentro das forças você deve colocar o que você já possui, dentro da sua empresa ou dentro de você, no caso de uma MEI.

 

Oportunidades (Opportunities)

As oportunidades surgem a partir da observação das suas forças. Por isso deve estar no quadrante mais próximo do quadrante que você colocou as forças – ou do lado ou embaixo, nunca na diagonal.

Oportunidades pertencem ao ambiente externo da sua empresa ou teu. Pertencem ao local e ao mercado que você vai empreender. Aqui, é preciso entender como as tuas forças podem ajudar a melhorar aquele mercado ou aquela localidade – o que trazem de inovação.

Por exemplo, você acha que é um bom marceneiro e quer investir criando uma marcenaria. Mas tem muitos marceneiros e marcenarias na sua região. E você não tem possibilidade de exercer este serviço fora da tua região. 

A oportunidade está em descobrir onde cada marceneiro atua, e atuar em uma especialidade diferente dos outros – ou seja, tua força pode trazer para a região um serviço que estava carente.

 

Fraquezas (Weaknesses)

As fraquezas, assim como as forças, pertencem ao ambiente interno da sua empresa, seu, e dos seus sócios e funcionários.

Veja bem. Você deve fugir de achar que uma fraqueza é um fracasso. Não. Se você acreditar que uma fraqueza é sinal de um fracasso, a tendência é que você tente esconder suas fraquezas. Positividade tóxica é péssima nesse momento.

Descobrir suas fraquezas, refletir sobre habilidades que você não possui, é a melhor maneira de saber em que momentos você pode pecar dentro da sua atividade, cometer erros. Isso vai fazer com que você fique esperto para nem mesmo tentar exercer algo que é sua fraqueza.

Vamos voltar, então, ao exemplo do marceneiro. Observando as oportunidades, você, marceneiro, vê que não existem marceneiros de camas na região. Mas você não gosta e não tem a habilidade de produzir camas. Esta é uma fraqueza sua.

Existe algum fracasso em não saber produzir uma cama? A esmagadora maioria das pessoas não sabe nem mesmo cortar uma madeira com uma serra. Não saber fabricar uma cama não torna nem mesmo um marceneiro um fracasso.

Mas descobrir essa fraqueza faz com que o marceneiro não invista tempo e dinheiro em abrir uma fábrica de camas.

 

Ameaças (Threats)

As ameaças, assim como as oportunidades, pertencem ao ambiente externo da empresa ou da pessoa que quer empreender. Fatalmente, dentro dos quadrantes, estará na diagonal do quadrante das forças.

As ameaças estão ligadas com as fraquezas. São o reflexo do que suas fraquezas podem gerar de risco dentro do mercado.

São ameaças, por exemplo, a grande concorrência, a falta de matéria prima, a falta de uma cultura das pessoas de comprar ou pagar pelo serviço que você está desenvolvendo.

Atenção. Seja cético ao realizar este quadrante. O teu serviço ou produto pode ser de muito relevância para você, mas pode ser que o mercado externo não dê para ele tanto importância.

Diferentemente das fraquezas, que com certo grau de esforço próprio você pode contornar – por exemplo, realizar um curso de marcenaria de cama – os fatores externos são mais complicados de modificar. Você não vai conseguir mais fornecedores de matérias primas dentro da tua região, nem mesmo passar a produzir ou extrair da terra a tua matéria prima – pelo menos no início de um empreendimento. 

 

O que fazer com a FOFA

Bom, no desenvolvimento da análise SWOT você já vai descobrir algumas arestas que podem ter que ser modificadas dentro do teu planejamento estratégico.

Não tenha medo de voltar etapas e assumir as mudanças que precisa. Quanto antes fizer isso, menos energia e tempo desperdiçados.