Quando o assunto é a vida financeira, todo mundo tem alguma dica ou recomendação sobre a melhor forma de economizar e investir o dinheiro, não é mesmo? Entretanto, será que essas opiniões acerca desse tema não se tratam de mitos sobre riqueza que fazem com que você continue pobre?

Então, é isso mesmo, existe uma série de ideias erradas quando o assunto é dinheiro e que fazem com que você fique acomodado, cada vez mais distante de uma realidade financeira estável e bem-sucedida.

Portanto, conhecer sobre cada uma delas é fundamental, uma vez que assim você passa a evitá-las, adotando práticas mais saudáveis e que são essenciais para o crescimento do seu patrimônio e o alcance da estabilidade financeira. Sabendo disso, confira abaixo os principais mitos sobre riqueza que fazem com que você continue pobre.

Economize apenas o que sobra no final do mês

Deixar para guardar somente aquele dinheiro que sobrou no final do mês é um hábito bastante recorrente nas famílias brasileiras. Entretanto, quando você não tem um planejamento para os gastos com o seu salário, esse valor que deveria ser destinado para a criação de uma reserva de emergência ou para planos futuros, tende a não ser enxergado como prioridade.

Dessa maneira, a meta de economizar acaba sendo adiada para o mês seguinte e assim nunca sai do papel. Nesse cenário, o recomendado é tratar o valor reservado como uma prioridade, vendo-o como uma obrigação que você deve cumprir todos os meses.

Então, antes de receber o seu pagamento no começo do mês, pegue caneta e papel, ou até mesmo um aplicativo de finanças, e anote todas as suas despesas essenciais. Portanto, fala-se aqui daqueles gastos que são cruciais para a sua sobrevivência, como as contas de água, luz, aluguel, gastos com supermercado, etc.

Em seguida, anote todas as despesas que não são essenciais, porém que são importantes e relevantes para você, como aquele lanche na padaria, por exemplo. Para finalizar, reserve um valor que será destinado para as atividades de lazer e determine uma quantia que precisa ser poupada mensalmente.

Investir na poupança é o melhor

Um dos principais mitos sobre riqueza que fazem com que você continue pobre é acreditar que investir na poupança é a melhor escolha. Todavia, essa opção de investimento não tem uma rentabilidade interessante. Ora, existem opções bem mais lucrativas, como o Tesouro Direto, por exemplo, que traz resultados bem mais satisfatórios.

Inclusive, investir nele é muito simples:

  • Basta ter uma conta em uma corretora de valores;
  • Fazer o envio do valor que você deseja investir;
  • Em seguida aplique no papel escolhido e agora é só deixar o valor rendendo.

Para ficar rico é preciso trabalhar muito

Outro mito sobre riqueza que é bastante disseminado por aí é a necessidade de trabalhar muito para ter um bom patrimônio, dedicando-se horas e horas em prol de uma atividade para ter um alto faturamento, o que é uma mentira.

Isso porque, existem opções muito mais inteligentes e até mesmo eficazes para aumentar seu patrimônio. E, o melhor, sem precisar sacrificar os momentos de lazer e descanso. Afinal, é só fazer o seu dinheiro trabalhar para você e não o contrário.

É isso mesmo! Com um bom plano de investimento é possível fazer com que aquele valor aplicado seja capaz de render juros sem que você precise se esforçar demais para isso. Nesse cenário, a recomendação é buscar por investimentos que sejam mais atraentes para você e assim divida o valor que você deseja aplicar em várias opções diferentes.

Dentro dessa realidade, é importante mencionar sobre a necessidade de se ter um certo domínio sobre o mundo dos investimentos, em especial a aplicação financeira que você deseja fazer. Com isso, você não correrá o risco de fazer um mau negócio e perder dinheiro com investimentos que não valem a pena.

Cartões de crédito são proibidos

Com certeza um dos mitos sobre riqueza que fazem com que você continue pobre é acreditar que os cartões de crédito são proibidos. É claro que o cartão ainda é considerado um dos maiores vilões das finanças pessoais. Contudo, se usados de modo correto, eles podem ser um verdadeiro aliado. Afinal, o segredo é saber administrar bem as suas contas.

No caso das milhas, por exemplo, você usa o cartão de crédito e recebe pontos em milhas, que posteriormente podem ser trocados por passagens aéreas ou até mesmo vendidos, o que significa uma economia para o seu bolso muito grande.

Conclusão

Estes são alguns dos principais mitos sobre riqueza que fazem com que você continue pobre. Portanto, abra mão de cada um deles e comece a ampliar o seu conhecimento sobre dinheiro e saúde financeira, o que vai fazer com seja possível aumentar seu patrimônio e ter uma vida estável.