A taxa de desemprego no Brasil chegou em fevereiro de 2022 em 11,2% ou aproximadamente 12 milhões de pessoas que não possuem uma ocupação em todo o território nacional. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando comparado com o trimestre anterior, houve uma redução de 0,4 pontos percentuais. O que mostra uma queda no número de pessoas que estão sem emprego no país, uma vez que este número chegou a estar em 14,5% em janeiro do ano passado.

O que também corresponde a falta de emprego para alguns, um dia teve a mínima registrada em 2014 com 6,5%, bem abaixo dos números atuais. Essa pesquisa contou com a consultoria de 29 instituições financeiras que foram ouvidas pelo Valor Data e tirou uma média entre 11,4% para fevereiro, o que mostrou no final queda de 0,2 pontos percentuais.

Renda do brasileiro recua

Além do desemprego, a renda do brasileiro comum teve um recuo de 8,8% conforme também avaliou o IBGE. Os números mostram queda na rentabilidade de R$ 2.752 para R$ 2.511. O mostra a alta da inflação no país que deve fechar até o final do ano em 6,86% conforme destacado no último Boletim Focus.

Brasileiro endividado

De acordo com o último levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,5% dos brasileiros possuem dívidas em atraso. Os dados foram levantados com base no primeiro trimestre de 2022 e quando comparado com o mesmo tempo em 2021, estava abaixo com 67,3%.

PIB do Brasil abaixo

No mesmo Boletim Focus que apontou aumento da inflação, também destacou que o Produto Interno Bruto (PIB) tem projeção de 0,42% para o final do ano. Muito abaixo devido que o país ainda se recupera das consequências da pandemia que ainda assola o mundo e incertezas devido ao ano eleitoral.