As pessoas costumam ir em busca de crédito no mercado quando não possuem o valor necessário para tornar real um plano, quitar um débito ou resolver algum tipo de emergência. Em algumas situações, é possível solicitar o empréstimo com cartão de crédito e assim resolver as pendências financeiras sem comprometer seu limite.

Esse crédito é contratado de forma muito fácil, mas apesar dessa simplicidade toda, é necessário se atentar às taxas de juros que são praticadas nessa modalidade, pois são altas e podem acabar comprometendo a sua saúde financeira. Sabendo disso, confira abaixo tudo sobre este empréstimo!

O que é e como funciona o empréstimo com cartão de crédito?

Esse empréstimo é um serviço ofertado pelas instituições financeiras para aqueles possuem cartão de crédito. Em grande parte das vezes, a transação é realizada sem que o limite de crédito seja comprometido. Logo, você pode continuar a fazer as suas compras sem qualquer problema.

Então, o funcionamento em si é muito simples, pois basta que você solicite o valor desejado junto à operadora de cartão de crédito ou, caso esteja atrelado a uma conta corrente, através da agência bancária. Contudo, é preciso, antes de qualquer coisa, saber se esse serviço se encontra disponível.

No geral, os bancos ofertam um limite já pré-aprovado ligado ao histórico de movimentação financeira, porém isso não quer dizer que o valor já se encontra liberado. Afinal de contas, a instituição financeira ainda fará uma análise do perfil do cliente para confirmar a liberação.

Com relação ao pagamento do valor obtido, assim como nos demais tipos de créditos existentes, é possível parcelar. O número de vezes muda segundo a instituição financeira. Em alguns você consegue parcelar até em 36 vezes e, como já dito, em várias situações o empréstimo nem compromete seu limite de compras.

Quais cuidados tomar?

Todo tipo de empréstimo acarreta em perda de dinheiro por parte do consumidor, em razão dos juros cobrados nesse tipo de transação. Então este não é um dinheiro ganho, mas sim gasto. Por esse motivo, jamais deve ser visto como um investimento, mas sim como um débito que deve ser quitado. Ainda que seja um débito mais barato, usado para pagamento de dívidas anteriores, que teria, no final de tudo, uma perda maior de valores.

Segundo os dados divulgados pelo Banco Central em 2019, as taxas de juros ao mês no crédito mudam de acordo com cada instituição financeira, sendo que nessa época da pesquisa era de:

  • Nubank – 4,27% ao mês;
  • Santander – 4,35% ao mês;
  • Itaú – 4,4% ao mês;
  • Bradesco – 5,47% ao mês.

Logo, de forma ampla, o empréstimo com cartão de crédito não é uma das opções mais baratas no quesito taxas de juros, pois a modalidade consignada e com garantia tende a ser mais vantajosa, pois representa um nível menor de inadimplência. Logo, alguns cuidados devem ser tomados antes do pedido desse crédito. Veja!

Planeje-se

Existem duas situações bastante comuns em que as pessoas solicitam empréstimo, são elas:

  1. Realização de planos;
  2. Resolver alguma emergência.

Em ambas as situações, é necessário planejar os gastos para evitar possíveis dores de cabeça no futuro com um débito muito alto e quase impossível de ser pago. Logo, antes de pedir o empréstimo no cartão de crédito, questione-se sobre alguns pontos:

  • Que valor da minha renda posso comprometer por mês com as parcelas?
  • Quais são as taxas desse empréstimo?

Pesquise bastante antes de fechar a transação

Se você já possui um cartão de crédito, verifique antes de qualquer coisa se a operadora oferta a opção de empréstimo e se ela vale a pena. Tenha atenção aos juros, data de vencimento, quantidade das parcelas e a possibilidade de fazer a antecipação do pagamento.

Ainda de que contratar com o cartão que você já tem seja mais fácil, o ideal é não fechar a operação antes de pesquisar outras possibilidades. Portanto, analise outras instituições financeiras e operadoras de cartão e feche o contrato com aquela que ofertar a melhor opção de juros, pois isso fará diferença para o seu bolso.

Entenda os detalhes e condições do empréstimo com cartão de crédito

Se atente às informações do contrato e certifique-se das condições que estão atreladas ao crédito, como:

  • Taxas de juros;
  • Possibilidade de antecipar as parcelas e como fazer;
  • Como fazer o gerenciamento das parcelas;
  • O que acontece em caso de atraso de pagamento.

Vale mencionar que por lei, toda instituição financeira é obrigada a deixar o cliente adiantar as parcelas e ofertar desconto proporcional dos juros. Em caso de atraso de pagamento do empréstimo, o consumidor de forma automática passa a pagar juros em cima de uma parcela que já tem juros.

Conclusão

O empréstimo com cartão de crédito é uma modalidade que deve ser analisada com bastante atenção, pois as taxas de juros são altas e isso pode levar ao endividamento. Logo, avalie bem a necessidade do crédito antes de solicitá-lo junto à operadora e instituição financeira.