Quem busca por uma recolocação no mercado ou por novas oportunidades de emprego precisa ter cuidado na hora de escrever um currículo. Portão de entrada do candidato para o mercado de trabalho, ele deve ser objetivo, incluir informações sobre as experiências do profissional e estar em consonância com o cargo a que se propõe.

Além disso, deve ser estruturado de forma limpa, bem organizada e passar por uma revisão meticulosa antes de ser enviado.

Você sabe o que não pode deixar de ser incluído em um bom currículo? E o que é desnecessário? Habilidades, pontos positivos, formação acadêmica… Confira algumas sugestões de como escrevê-lo de forma clara para aumentar as suas possibilidades de ser escolhido.

Entendendo o conceito do currículo

O Currículo deve ser compreendido como se fosse um resumo da sua trajetória profissional, apontando o quanto você se esforçou para chegar até o ponto em que está atualmente, qual caminho você trilhou e aonde você quer chegar.

Para se produzir um bom currículo, três ideias básicas devem ser levadas em conta: verdade, simplicidade e eficiência. Essas ideias são simples, mas certamente darão maior credibilidade e confiabilidade ao seu currículo, permitindo ao recrutador encontrar o funcionário ideal e não ter surpresas no momento da entrevista.

Verdade: ao redigir o seu currículo, o intuito deve ser buscar um ponto de equilíbrio. Você não deve incluir habilidades que não tem (dizer que o seu inglês é fluente mesmo que ele seja básico, por exemplo) e qualificações que você não possui, já que estes artifícios são facilmente percebidos. Por outro lado, deixar de falar das aptidões e talentos que o destacam das outras pessoas pode fazer você perder boas oportunidades.

Simplicidade: outro atributo importante que o seu currículo deve ter é simplicidade. Os recrutadores têm uma carga diária enorme de avaliação de currículos (dezenas e talvez centenas) e não podem (e não vão) perder tempo lendo um documento complexo ou obscuro de se ler.

Eficiência: outro atributo de um currículo de excelência é a eficiência. Ele deve expor de forma direta tudo o que o recrutador precisa saber sobre você e que tenha conexão com o cargo em questão.

Coerência com a descrição da vaga

Torne o trabalho do leitor menos difícil ao mostrar correlação entre as suas competências e os requisitos para a vaga. Atente-se às principais habilidades, experiências e atributos buscados pelo empregador, e destaque-os em seu currículo caso você os possua. Evidencie os seus pontos fortes mais relevantes e omita os detalhes não relacionados à função. Use palavras-chave equivalentes às utilizadas na descrição da vaga para criar uma ligação na mente do leitor.

Foque em suas conquistas

Enfatizar as suas principais responsabilidades é importante, mas não relate a sua carga de trabalho diária. Descreva as suas principais conquistas, aquelas que te tornam especial. Demonstre como você contribuiu para as empresas pelas quais passou; você diminuiu os custos ou poupou tempo? Superou metas, solucionou problemas, aperfeiçoou processos ou conseguiu novos clientes? Sempre que possível prove as suas conquistas com números, porcentagens ou valores em dólares.

Dados Pessoais: nome completo, idade e estado civil devem aparecer logo no começo do documento. É indispensável incluir também o número de telefone e e-mail para que a empresa possa entrar em contato facilmente.

Objetivo: seu objetivo profissional deve ser apresentado em apenas uma linha, informando somente o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área de interesse em um mesmo currículo.

Formação Acadêmica: inclua o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que concluiu, listando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser mencionados se tiverem ligação com a área pretendida ou se você não tiver concluído um curso de graduação.

Experiência Profissional: especifique o nome da empresa, cargo, tempo de atuação e suas atribuições de forma breve. Mas esteja atento para a descrição das atividades praticadas, pois é por meio deste item que o recrutador tomará conhecimento do seu potencial. Coloque-as, se possível, em forma de itens para simplificar a avaliação.

Idiomas: cite somente o idioma e o grau de conhecimento que possui. Se você estiver estudando algum, deixe isso evidente no currículo. Lembre-se que se for fundamental para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível afirmado.

Desse modo, se você quer melhorar o seu nível de conhecimento em algum idioma, procure por bolsas de estudo com descontos especiais para começar a estudar imediatamente.

Informática: coloque o nível verdadeiro de seu conhecimento técnico dos recursos de informática e internet. Seja sincero, pois quando as vagas necessitam de algum programa em particular, testes podem ser aplicados para atestar o conhecimento do candidato.

Cursos: faça menção apenas aos cursos relacionados à área de interesse. Escreva o tema e o nome das instituições onde foram feitos.

Importante lembrar na elaboração do currículo

  • O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com as informações fundamentais para o cargo;
  • Coloque foto somente se for requisito para a vaga pretendida. Neste caso, ela deve ser 3×4, ter boa qualidade e dar preferência à uma postura profissional;
  • Para quem está à procura do primeiro emprego, vale enfatizar no currículo as experiências na faculdade, cursos, estágios, habilidades, aptidões e trabalhos voluntários.