Uma gamer que tem o seu nome na internet semelhante ao último sucesso da Netflix, Round 6 (Squid Game), afirma que está perdendo trabalho por causa da associação de seu nickname com a série.

Lydia Ellery, 32 anos, disse que as empresas estão pensando duas vezes antes de oferecê-la trabalho por causa de sua marca pessoal na internet e da associação de seu nickname com a nova série da Netflix. Isso acontece mesmo que ela seja conhecida como Squid Game há mais de uma década.

Ela disse que também foi sujeita a abusos on-line por parte dos fãs da série.

Como resultado, a streamer da Twitch está considerando a possibilidade de mudar seu nome.

“Recebi muito ódio dos fãs e me recusaram trabalho por causa disso”, ela comentou.

Lydia, que é de Londres, está há 11 anos nas mídias sociais, como a plataforma de streaming de jogos Twitch e Instagram, usando o nome de “Squid Game”, e como “SquidGaming” no Twitter.

Ela tem 42.300 seguidores no Twitch e também faz parte do Yogscast, com mais de sete milhões de inscritos no YouTube.

“Para mim foi apenas um nome bobo que eu pensei na hora”, disse ela. “Meus amigos me chamavam de “squid” porque rima com “lid”, e meu nome é Lydia”.

Mas agora o nome tem um significado diferente.

A série de TV coreana — que conta a história de um grupo de pessoas forçadas a jogar jogos infantis mortais por dinheiro — tornou-se uma sensação viral recentemente.

A série da Netflix foi assistida por 142 milhões de usuários em todo o mundo em suas primeiras quatro semanas, e isso fez com que Lydia fosse notada.

“Como o programa não tem uma conta oficial no Instagram, fui bombardeada de pessoas me marcando ou me mandando mensagens pensando que eu era a série”, disse ela.

Para promover a série Round 6, a Netflix usa sua própria conta.

Lydia disse que algumas das mensagens contém discurso de ódio — o que faz com que ela fique estressada.

“Comecei a receber mensagens abusivas das pessoas. Elas estavam ficando furiosas comigo porque eram mega fãs… e pensaram que eu tinha levado em conta o nome da série.”

“Tive que desligar as notificações do meu Instagram porque as mensagens eram constantes. Meu telefone ficou cheio de mensagens”.

Ataques hackers

As contas de Lydia ficaram tão populares que ela foi removida delas várias vezes e pediram que ela redefinisse as senhas diversas vezes.

“As pessoas estavam reportando a minha conta e também tentaram invadi-lá. Também continuo recebendo e-mails de pessoas que tentam logar nela. Está sendo muito frustrante”, disse ela.

Lydia disse que, juntamente com a perda de renda e a associação com a série da Netflix, ela está considerando mudar seu nome na plataforma — e a marca que ela construiu por mais de uma década.

“Meu SEO está completamente bagunçado agora”, disse ela.

“Se você procurar por mim e pela marca que eu tenho há mais de 10 anos… tudo o que você encontrará será a série. Recentemente, recusaram trabalho por causa do meu nome na plataforma.”

“Acho que isso tem a ver com os significados atribuídos à série — ela é muito violenta, talvez seja isso”.

Além de suas lives, Lydia faz alguns trabalhos de apresentação e publicidade — que também foram afetados.

“As empresas que estavam oferecendo essas oportunidades mais recentes me disseram especificamente que eu não consegui o trabalho por causa do meu nome na plataforma”, disse ela.

E embora não queira mudar seu nome, ela não tem certeza se tem escolha.

“Me sinto muito mal com toda a situação e extremamente cansada”, disse ela.