O saque com cartão de crédito vem se tornando cada vez mais comum, pois é um limite liberado facilmente pelo banco para os clientes, funcionando como uma espécie de empréstimo. E, como toda e qualquer modalidade de crédito, naturalmente existem juros que são cobrados em cima dessa quantia sacada.

Sendo assim, antes de optar por realizar saques com seu cartão de crédito, é interessante entender o que é, como funciona, bem como os valores que são cobrados por esse tipo de transação. Então, confira abaixo mais sobre!

O que é e como funciona o saque com cartão de crédito?

Caso você não tenha dinheiro na sua conta disponível e precisar realizar o pagamento de alguma conta ou produto em espécie, por exemplo, é possível recorrer ao saque usando o seu cartão de crédito. Portanto, se fala aqui em uma espécie de empréstimo pré-aprovado e que deve respeitar o seu limite de saque disponível.

Com relação ao funcionamento, é tudo muito simples: basta que você se dirija até um caixa eletrônico e escolha a opção de saque com o seu cartão de crédito. Contudo, diferente do cartão de débito, onde a transação é quitada de modo imediato, o crédito só será cobrado no dia do pagamento da fatura, que é escolhido pelo próprio consumidor.

Dessa maneira, no pagamento da fatura você verá, além do valor do saque realizado, acréscimos de tarifas relacionadas ao saque e também os juros incidentes nessa operação. Aliás, esse é o ponto que você deve se atentar, pois essa é uma transação que tem um custo alto.

Quanto custa?

O valor cobrado para o saque realizado com cartão de crédito depende da instituição financeira que libera o crédito. Logo, confira abaixo como esse valor pode mudar:

  • Cartão X – sem tarifas para a realização do saque, taxas de juros que podem ser de até 14% ao mês e IOF de 6,30%;
  • Cartão Y – tarifa no valor de R$ 10,00, taxas de juros para o saque de até 18% e rotativo de até 10%.

Assim sendo, os juros cobrados são bem semelhantes ao crédito rotativo, aquele que é cobrado quando você realiza o pagamento mínimo da sua fatura do cartão. Em todo caso, existem preços e modalidades de cobranças diferentes para esse tipo de operação. Desse modo, é importante que você faça a consulta no seu banco para entender mais sobre as tarifas que incidem nessa operação.

Vale a pena fazer saque com cartão de crédito?

Como toda e qualquer modalidade de empréstimo, há juros que são cobrados em cima dessa quantia liberada. No entanto, as tarifas do saque com cartão de crédito são consideradas muito altas, competindo de forma direta com o rotativo do cartão e o cheque especial. Afinal de contas, os juros dos saques são superiores a 10% ao mês, pelo menos.

Desse modo, são valores abusivos, o que se explica pela facilidade com que o crédito é concedido. Ora, é um valor pré-aprovado e pode ser realizado o saque de modo simples, dirigindo-se a um caixa eletrônico. E, para além dos juros, podem ser cobradas taxas de saque, que independem da quantia que você vai sacar.

Preciso de dinheiro rápido, quais são as outras opções?

Caso você esteja realmente no vermelho e precise, de fato, de um empréstimo, há outras modalidades que cobram taxas bem mais interessantes e acessíveis e que podem contribuir para que você quite as suas obrigações, sem causar mais débitos futuros. Confira algumas delas:

  • Crédito consignado – liberado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e profissionais de empresas privadas que tenham convênios com instituições financeiras. Como as parcelas são descontadas direto do salário ou benefício, as taxas são baixas;
  • Empréstimo pessoal com garantia – aqui você coloca um bem como garantia do pagamento do empréstimo, naturalmente por se ter uma garantia as taxas cobradas são muito baixas;
  • Antecipação do 13º salário – nesse caso, você usa o seu 13º salário para pagar o empréstimo, o que significa que os juros cobrados também são baixíssimos.

Quando vale a pena solicitar o saque com cartão de crédito?

Como visto, os juros cobrados no saque realizado com cartão de crédito são bastante altos. Logo, não vale a pena fazer esse tipo de operação. No entanto, se não for possível contratar nenhuma das modalidades de empréstimo existentes, pode ser interessante realizar esse saque, mas desde que você considere todos os custos envolvidos, como uma forma de garantir que terá dinheiro o suficiente para o pagamento.

Afinal de contas, não vale a pena solicitar crédito se você não for capaz de honrar com o compromisso. Inclusive, o ideal é que você não precise realizar esse saque, por isso é tão importante a educação financeira nos dias de hoje, pois evita o endividamento e a inadimplência.

Conclusão

Como visto, o saque com cartão de crédito é uma opção que pode pesar no seu bolso, principalmente se contratado sem análise. Isso porque, os juros cobrados são altos e existem opções bem mais interessantes de crédito hoje no mercado. Logo, considere bem e busque outras alternativas para ter dinheiro rápido.