É natural que as pessoas queiram aprender como investir em dólar, em especial quando se tem oscilações na economia e política brasileira. Além disso, é sabido que essa moeda vem se valorizando cada vez mais em comparação ao real, logo fazer aplicações financeiras em dólar é vantajoso para o bolso do investidor.

No entanto, antes de começar a migrar para esse mercado, você precisa entender quais são as opções existentes de investimentos em dólar. Afinal de contas, há várias possibilidades e você deve optar por aquela que seja condizente com seus objetivos. Logo, confira abaixo as principais!

Mas afinal, por que investir em dólar?

O poder de compra de uma moeda faz total diferença quando se tem o intuito de preservar o patrimônio e até mesmo fazê-lo crescer. Isso porque, com a elevação da inflação, o dinheiro de um país pode acabar perdendo valor com o passar do tempo e isso dificulta a compra de produtos e serviços.

É óbvio que muitos fatores possuem influência no maior ou menor valor do dinheiro de um lugar, como a economia e a política. Quando se fala no Brasil, diversos problemas fazem com que o real se torne uma moeda muito fraca, principalmente quando comparado ao euro ou dólar.

Sendo assim, investir em uma moeda estrangeira faz com que você tenha uma reserva de valor. Caso a situação econômica fique muito ruim no Brasil, por exemplo, o investidor tem recursos fora, logo as suas aplicações não serão afetadas de modo integral. Nessa realidade, investir em dólar é uma forma de buscar mais segurança em uma moeda bem mais forte do que a brasileira, sem contar que é uma estratégia de diversificação também.

4 opções de investimentos em dólar

Depois de entender por que os investimentos em dólar são bons para você, é o momento de conhecer as opções existentes hoje no mercado que você pode aplicar seu capital. Confira!

1 – Fundos cambiais

Nos fundos cambiais o seu dinheiro, juntamente com o de outros investidores, é aplicado na moeda estrangeira, normalmente o dólar ou euro. O grande benefício desse tipo de aplicação financeira é que o seu capital fica sob responsabilidade de um gestor profissional, que é alguém que entende do mercado e que possui acesso a investimentos que as pessoas físicas não possuem.

Normalmente, os fundos cambiais possuem uma taxa de administração, que muda segundo as regras do fundo. Assim sendo, o mais recorrente e comum hoje no mercado é a taxa de 1% ao ano para fundos que acompanham o dólar.

2 – Minicontrato de dólar

Outra possibilidade para investir em dólar é através do minicontrato de dólar. Ora, ele se trata de um investimento da renda variável, que você adquire diretamente com uma corretora de valores. Este papel tende a ser negociado por um valor mais em conta, logo você não precisa de muito para investir em minicontrato, sem contar que algumas corretoras trabalham com a taxa zero para essa modalidade de aplicação.

Todavia, como se trata ainda de um ativo da renda variável, a sua cotação sofre oscilações. Logo, existe o risco de o investidor ficar no prejuízo no momento do resgate. Então, é interessante dedicar um tempo para monitorar as cotações e assim garantir a melhor rentabilidade possível. Por esse motivo, se você não tem tempo disponível para entender e acompanhar o mercado, esse investimento não é indicado para você.

3 – ETFs

Outro modo de investir em dólar no mercado são os ETFs (Exchange Traded Fund). Eles também se tratam de um tipo de fundo de investimento, cujo o objetivo é acompanhar e copiar um índice econômico.

No mais, há vários ETFs hoje no mercado, porém como o objetivo do investidor é se expor ao dólar para diversificar a carteira e aumentar a rentabilidade, a busca deve ser por um fundo que replique um índice da bolsa estrangeira, como o S&P 500.

4 – Ações

Além de todas as maneiras acima de realizar investimentos em dólar, você também pode ter ganhos com essa moeda através das ações. No entanto, isso só é possível a partir do momento em que esse ativo é exposto à moeda estrangeira. Inclusive, é possível conseguir fazer isso sem investir de modo direto no mercado estrangeiro, o que exige a abertura de uma conta em uma instituição internacional.

Um dos modos de você se expor ao dólar através das ações nacionais é realizando a compra de ativos de empresas que tenham receita ligada a essa moeda, um exemplo disso são companhias que trabalham com exportação ou até mesmo aquelas estrangeiras encontradas na bolsa brasileira.

Conclusão

Investir em dólar é uma alternativa interessante para você diversificar a sua carteira e melhorar a rentabilidade das suas aplicações financeiras. Entretanto, não se esqueça, esse é um investimento da renda variável e existem riscos. Logo, esteja bem alinhado ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros para não cometer erros.