A taxa da conta corrente é um assunto que gera bastante debate. Afinal, é interessante pagar ou não? Bom, como você deve saber, existem diversas opções de conta corrente no mercado, logo, no momento de escolher qual é a mais ideal para você, o recomendado é pensar nas suas necessidades, e não apenas no custo, visto que ela precisa atender aos seus objetivos e metas financeiras.

Ora, muitos consumidores acabam escolhendo uma conta corrente apenas por ela ser totalmente gratuita, mas será mesmo que essa é a melhor alternativa? Pensando exatamente sobre esse assunto, abaixo você vai entender se deve ou não pagar a taxa da sua conta. Confira!

Mas afinal, o que é conta corrente?

A conta corrente se trata de uma modalidade de conta bancária que conta com diversas facilidades para o dia a dia do consumidor. Por meio dela é possível realizar a retirada e depósitos ilimitados, fazer transferência, pagar contas através do código de barras ou pelo débito bancário. Além disso, ela normalmente vem com um cartão vinculado para compras e muitas outras possibilidades.

Todavia, a depender da conta e do banco emissor, cada serviço pode ter uma cobrança de taxa ou até mesmo um custo fixo mensal, segundo o pacote contratado. As taxas que as instituições financeiras podem cobrar pela utilização da conta corrente são:

  • Abertura de conta;
  • Depósitos;
  • Saques em caixas eletrônicos;
  • Transferências (TED e DOC);
  • Extratos impressos;
  • Impressão de cheques.

Todo brasileiro tem direito a uma conta corrente gratuita

Apesar de grande parte dos bancos cobrarem taxas para esse tipo de conta, todo brasileiro possui o direito de abrir uma conta corrente totalmente livre de tarifas em qualquer instituição financeira. Inclusive, esse é um direito que tem garantia na Resolução nº 3.919/2010, determinada pelo Banco Central em 2008.

Segundo a norma, todos os bancos nacionais precisam disponibilizar uma conta corrente para Pessoa Física com pacotes de serviços grátis. No entanto, esse pacote tem a sua limitação a um número de transações a serem realizadas no mês e, caso você ultrapasse o determinado, terá que pagar à parte. Confira abaixo quais serviços gratuitos são obrigatórios:

  • 4 saques por mês;
  • 2 transferências (TED ou DOC) entre contas do mesmo banco;
  • 2 extratos referentes ao mês anterior;
  • 1 extrato anual;
  • 10 folhas de cheques;
  • Acesso ilimitado ao Internet Banking;
  • Cartão de débito para movimentação da conta corrente.

Pagar ou não a taxa da conta corrente?

Agora é o momento em que você deve estar se questionando: mas se existe conta gratuita, por que fazer o pagamento de taxas? É sabido que a conta corrente gratuita é uma excelente opção para quem não deseja pagar pelos serviços. Entretanto, como já mencionado anteriormente, ela tem as suas limitações. Dessa maneira, ela só é recomendada para aqueles clientes que não fazem muitas movimentações no mês.

Então, se você emite muitos cheques, realiza vários saques e transferências com número acima do determinado pela conta gratuita, o ideal é escolher realmente uma conta corrente tradicional. Normalmente, nessa modalidade os serviços costumam ser ilimitados, além de ofertar opções para a sua rotina, como:

  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Seguros;
  • Câmbio;
  • Cashback;
  • Descontos e programas de fidelidade.

Entretanto, para ter acesso a todos esses serviços, não significa que você precisa fazer o pagamento das tarifas. Hoje, com a expansão dos bancos digitais, há diversas opções de contas completas, com serviços ilimitados e, o melhor, 100% gratuitas. Assim sendo, elas são excelentes para quem busca a praticidade de realizar tudo pelo celular, de modo seguro, rápido e simples.

Além disso, mesmo que você possua uma conta em uma instituição financeira que realiza a cobrança de tarifas, através do PIX, sistema de pagamento do Banco Central, se torna possível fazer transferências e pagamentos de modo ilimitado, logo é uma alternativa para amenizar os custos com a sua conta corrente.

Caso você esteja pagando uma taxa da conta corrente, porém mantenha um excelente relacionamento com seu banco, outra opção é buscar negociar o valor diretamente com o seu gerente.

Caso for pagar taxa da conta corrente, esteja atento!

No momento de escolher a sua conta corrente, faça uma pesquisa em vários bancos, separe e analise todas as alternativas, optando por aquela que melhor atende às suas necessidades. Inclusive, para evitar o pagamento de taxas abusivas, leia todo o contrato. Desse modo, se torna bem mais simples e fácil evitar o pagamento de multas desnecessárias que podem vir camufladas.

Conclusão

Como visto, quando o assunto é pagar ou não a taxa da conta corrente, você deve analisar as suas necessidades, pois a conta bancária gratuita, no geral, tem as suas limitações e as operações excedentes custam caro. Por sua vez, a conta com mensalidade, normalmente, vem com transações ilimitadas, o que é interessante para quem realiza muitas movimentações no mês.