A poupança é o investimento mais comum no Brasil. No entanto, o que muitos não sabem é que a rentabilidade da caderneta de poupança em 2021 depende do cenário econômico brasileiro que influencia a taxa de juros SELIC.

Por essa razão, analisando o cenário atual, ter dinheiro aplicado na poupança pode não ser tão benéfico. Assim sendo, é fundamental estar a par de outras alternativas de investimentos que irão trazer melhores rendimentos para o seu bolso.

Qual é o rendimento da poupança em 2021?

De modo geral, é essencial estar acompanhando sempre as taxas de juros do Brasil para compreender o quanto rende a poupança e se vale a pena ou não investir nela. Desde o ano de 2012, a rentabilidade da caderneta de poupança está ligada à Taxa Selic. Logo, o rendimento da poupança acompanha a taxa básica de juros da economia do Brasil.

Então, o rendimento da poupança acontece da seguinte forma:

  • Taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano – a poupança rende 70% da Selic + TR (Taxa Referencial);
  • Selic acima de 8,5 ao ano – a poupança rende 0,50% ao mês + TR (Taxa Referencial).

Todavia, vale frisar um ponto aqui muito importante: há muito tempo a TR se encontrada zerada, logo hoje a caderneta de poupança rende 70% da taxa Selic.

E como a taxa Selic influência a poupança?

Como já dito, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e ela tem impacto direto em grande parte dos investimentos da renda fixa. Portanto, assim como a poupança acompanha esse índice, outras aplicações financeiras também dependem da performance da Selic.

De acordo com o Banco Central, a expectativa é que a taxa Selic em 2021 chegue a 2,75% ao ano. Então, considerando esse cenário, a poupança em 2021 teria um rendimento em torno de 2% ao ano.

Nesse cenário, investindo na poupança você teria uma rentabilidade de 70% da Selic, o que significa um ganho anual de 1,4% mais a Taxa Referencial, que, como já mencionado, está em zero.

Vale a pena ou não investir na poupança em 2021?

Diante de todas essas informações, fica claro e evidente que investir na poupança no ano de 2021 não é a melhor alternativa. Primeiro porque a taxa básica de juros da Selic está no seu menor índice, então é natural que a rentabilidade da poupança seja muito baixa quando comparada a outras aplicações financeiras.

Além disso, existe outro ponto importante sobre o rendimento da poupança: ele só acontece na “data aniversário”. Logo, se você faz a retirada do dinheiro antes do período de aniversário da poupança, não terá qualquer lucro.

E a situação fica ainda pior quando se pensa na inflação. Afinal de contas, ao descontar a inflação da rentabilidade, o lucro fica ainda menor, podendo ser até mesmo negativo. Portanto, aplicar hoje na poupança é semelhante a “colocar dinheiro no colchão”.

Em razão disso, não vale a pena investir na poupança em 2021, pois ela tem muitas desvantagens, sendo as principais:

  • É incompatível com a inflação;
  • A rentabilidade é muito baixa;
  • A rentabilidade só acontece no dia de aniversário do investimento.

Como resultado de tudo isso, não faz sentido algum aplicar na poupança quando se tem opções tão seguras quanto e com rendimentos bem superiores.

Investimentos para sair da poupança em 2021

Agora que você já sabe que não vale a pena investir na poupança, é o momento de ir em busca de outras aplicações financeiras que compensem. Então, para ajudar você, abaixo estão selecionadas algumas opções. Confira!

Tesouro Selic

De forma prática, ao investir no Tesouro Selic você empresta dinheiro ao governo e em troca recebe os rendimentos. Como o emissor do título é o Governo Federal, o risco de não pagamento é muito baixo.

Assim, o Tesouro Selic é um título público que está atrelado à Selic e se a mesma for de 2,75% ao ano com previsto, o Tesouro vai pagar esse valor aproximado. A grande vantagem dessa aplicação financeira é que você pode adquirir um título por cerca de R$ 100,00 e ainda tem uma rentabilidade superior a poupança.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) são títulos emitidos por instituições financeiras com o intuito de capturar recursos. Logo, esse é um investimento na renda fixa, onde você empresta dinheiro ao banco e em troca é remunerado.

O recomendado é aplicar em um CDB que tenha rentabilidade acima de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), uma vez que esse título é impactado pelo Imposto de Renda e IOF.

LCIs e LCAs

Por fim, você tem a opção de investir em LCIs e LCAs em vez da poupança em 2021. As letras de crédito – imobiliária (LCI) ou do agronegócio (LCA) consistem em títulos também da renda fixa que captam recursos financeiros para operações da área imobiliária e do agronegócio.

Assim como os anteriores, essa é uma aplicação financeira segura. Além disso, eles estão isentos do Imposto de Renda para pessoas físicas, se tornando assim uma excelente opção de investimento para sair da poupança.

Conclusão

Como visto, não vale a pena investir na poupança em 2021, pois a rentabilidade é muito baixa, mas existem várias outras alternativas de aplicações financeiras acessíveis e que garantem melhores rendimentos.