Ganhar dinheiro fácil e rápido é o canto da sereia que muitos golpistas aproveitam para engambelar muita gente mundo afora. Uma estratégia bastante utilizada pelos criminosos para esse fim é a infamada pirâmide financeira.
Por meio dela, muitas pessoas são recrutadas e, com isso, acabam sustentando a vida luxuosa e de ostentação dos líderes desse crime contra a economia popular. Além disso, quando toda a estrutura está prestes a ruir, os chefões estelionatários fogem com todo o dinheiro e deixam as vítimas no prejuízo.
A seguir, confira mais sobre esse esquema criminoso e saiba o que fazer para não ser enganado.
O que é uma pirâmide financeira?
A pirâmide financeira é um esquema criminoso e fraudulento onde quem está no topo se beneficia com os esforços de quem está na base, daí vem a analogia com a figura geométrica.
Em outras palavras, podemos dizer que o idealizador do esquema geralmente é quem obtém grandes partes do lucro. Geralmente, nesse tipo de golpe não é oferecido um produto bem definido e há um enfoque muito grande no recrutamento de novos membros — que são movidos pela promessa de dinheiro fácil e lucros incomuns.
Além disso, o esquema em pirâmide é insustentável, ou seja, mais cedo ou mais tarde toda a estrutura irá ruir. Isso porque é impossível manter um ritmo de recrutamento de novos membros — uma hora não terá mais pessoas para seduzir com as falsas promessas.
Como ela funciona?
Uma vez que o esquema é baseado na figura de uma pirâmide, torna-se bem fácil entender que quem está no topo — o criador e os líderes da fraude — são os poucos que se beneficiam financeiramente do esquema.
Isso não significa que os outros integrantes do esquema — quem está no meio da pirâmide — não tenham nenhum tipo de participação nos lucros do “negócio”. Muito pelo contrário! Essas pessoas, conscientes ou não do que fazem, são as responsáveis pelo aliciamento e recrutamento de novos membros, por isso é conveniente que elas se sintam em vantagem.
Por último, na base, estão aqueles que normalmente saem com grande prejuízo. Isso ocorre porque, ao entrar no esquema, os novos membros precisam pagar um valor — geralmente acessível para que não se crie uma barreira —, pelo qual os integrantes do topo da pirâmide serão os maiores beneficiados.
Como já foi dito, o esquema é insustentável e, uma vez que os líderes percebem que toda a estrutura está prestes a desmoronar, eles somem com o dinheiro, deixando muita gente no prejuízo.
Como posso identificar esse esquema fraudulento?
Identificar esse esquema não é uma tarefa tão difícil. Isso porque o esquema em si mesmo causa uma sensação de desconfiança em quem escuta as promessas de dinheiro fácil e sem esforço. Apesar disso, listamos, a seguir, os principais traços desse golpe:
- Grande foco no recrutamento de novos membros;
- Falta de clareza em relação aos produtos oferecidos pela “empresa”;
- Promessas de lucros fora do comum;
- Ostentação da parte dos líderes do esquema, a fim de mostrar os “cases” de sucesso.
Obviamente, esses não são os únicos elementos que compõem o esquema piramidal. Existem outras questões que, com certeza, te darão ainda mais certeza de que todo aquele marketing agressivo lançado pelos responsáveis dessa enganação não passa de um golpe descarado.
Marketing multinível também é um esquema em pirâmide?
Não. O marketing multinível é uma modelo de negócio totalmente válido, dentro da lei. Um exemplo clássico dessa forma de trabalho é representado pela empresa de cosméticos Avon. No caso dela, existe, sim, a venda de produtos e, além disso, há um sistema de pagamentos e comissões bem definidos para quem trabalha com os produtos da marca.
Em outras palavras, existem boas empresas, assim como no exemplo acima, que adotam o modelo de marketing multinível e que estão no mercado há décadas — o que é um atestado plausível de que não se trata de nenhum esquema em pirâmide.
Por outro lado, muitos esquemas fraudulentos buscam maneiras de esconder as suas atividades sob a alegação de que todo o negócio é baseado no marketing multinível. Nesse caso, por mais que as palavras sejam utilizadas para esconder a real natureza da fraude, fique atento aos sinais já mencionados, para que você não seja induzido ao erro.
Sendo assim, podemos afirmar que o marketing multinível, que é totalmente legal, pode ser utilizado por estelionatários e criminosos como justificativa falsa para manter o esquema em pirâmide em funcionamento. Fique atento às sutilezas!
Como denunciar esse tipo de golpe?
Caso você se encontre em um esquema desses e queira denunciar os estelionatários responsáveis pelo crime, entre em contato com o Ministério Público (estadual ou federal) e apresente as provas que comprovem esse crime. Não é necessário se identificar para fazer as denúncias — o que garante maior segurança ao denunciante.