O Saque-calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será pago somente nesta semana aos moradores de três municípios do Nordeste, do Sul e do Sudeste afetados por enchentes e tempestades no primeiro semestre. Os valores disponibilizados pelo Governo Federal são de R$ 6.220.

Para os moradores das cidades de Cordilheira Alta (SC) e Pilar (AL), ambas afetadas por granizos e inundações, o prazo encerrou no último domingo (16). Já para os moradores de Petrópolis (RJ), o prazo para retirar o dinheiro é na próxima quinta-feira (20). Nos meses de fevereiro e março, a cidade carioca sofreu com a pior enchente dos últimos 10 anos que matou cerca de 240 pessoas.

No próximo domingo (23) os moradores da cidade de Curitibanos (SC) poderão fazer o saque. Já os habitantes do município de Joinville (SC) vão poder receber até 11 de dezembro deste ano. Vale reforçar que em ambos os casos nessas cidades, só receberão os valores aqueles moradores que tiveram danos em seus patrimônios comprovados pela Defesa Civil daqueles estados.

Para retirar os valores, é preciso utilizar o aplicativo FGTS. Basta que o usuário abra o app e escolha a opção “Meus Saques”, sem a necessidade de comparecer a uma agência. No mesmo aplicativo pode ser enviado fotos de RG (identidade) e comprovante de endereço. Documentos com 120 dias antes das tragédias poderão ser aceitos – sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Também no Saque-calamidade, pessoas que estejam casadas, será necessário também enviar certidão de casamento ou escritura pública de união estável. O documento também pode ser incluído no aplicativo. Os valores do crédito serão depositados nas agências Caixa ou em outro banco que o titular da conta indicar. As aprovações de valor podem levar até cinco dias úteis. Mais informações podem ser obtidas no site ou entrar em contato com a Caixa no telefone 0800-726-0207.